Aprovada em 2° lugar para Técnico Fazendário no concurso ISS Caruaru
Concursos Públicos
“Primeiro, comece rápido, não pense na melhor oportunidade, se você quer seguir o concurso público comece com o tempo que tem e faça desse tempo o mais proveitoso […]”
Confira nossa entrevista com Layse Mylenne de Lira Oliveira, aprovada em 2° lugar no concurso ISS Caruaru para o cargo de Técnico Fazendário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Layse Mylenne de Lira Oliveira: Sou formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, tenho 27 anos e sou de Caruaru – PE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Layse: Eu estava muito desgostosa com minha profissão, um curso muito difícil e exaustivo e sem retorno financeiro correspondente com relação a carreira. Além disso, eu sempre tive um desejo na vida de ter estabilidade financeira e a única profissão que me garantiria isso era o concurso público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Layse: Eu dou aula particular de Matemática, Física e Química no período da tarde. Dessa forma, estudava pela manhã, a noite e nos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Layse: Essa foi minha primeira classificação dentro das vagas, além desse fiquei classificada no concurso para Auditor Fiscal de Pernambuco e Analista Tributário de Pernambuco.
Eu pretendo continuar estudando porque tenho como objetivo o cargo de auditor fiscal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Layse: Minha vida social sempre foi muito equilibrada, sempre tentando estudar em todos os momentos possíveis, mas também descansando quando é necessário e vendo família, amigos e namorado. Entretanto, é necessário dosar bem porque não tem como estar presente em todos os eventos que você é convidado ou que seus amigos estão, principalmente em pós-edital.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Layse: Minha família sempre me apoiou quando tomei a decisão que não ia seguir minha carreira de engenheira e iria estudar para concurso. Eles sempre me deram apoio emocional e muitas vezes financeiro (fazer prova não é barato). Além disso, fiz questão de deixar próximo a mim apenas os que contribuem para o percurso, visto que é um caminho muito árduo e cansativo e se torna muito pesado quando têm pessoas que não entendem suas renúncias e prioridades. Sendo assim, tenho amigos maravilhosos nessa trajetória.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Layse: Para o concurso de Caruaru estudei direcionada por 2 meses. Entretanto, venho me preparando para a área fiscal desde março de 2022.Para manter a disciplina trabalho muito minha mente. Para chegar no resultado almejado não tem outro segredo: é constância e disciplina. Então, todos os dias eu estudo (tem dias muito bons e dias que não são tão bons, mas o que vale é você ter insistido e ter feito algo).
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Layse: Os materiais que usei foram os do estratégia, principalmente os PDFs, leis secas e muitas questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Layse: Conheci o Estratégia por amigos que estudavam para mesma área que eu e gostavam muito dos serviços e materiais fornecidos por vocês.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Layse: Estudei por alguns meses por outro material. O que mais me incomodava eram os PDFs muito longos e não tão objetivos, bem diferente do Estratégia, em que até PDF com marcação dos aprovados tem.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Layse: Não cheguei a fazer concurso com esse outro material
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Layse: Sim, o Estratégia tem PDFs objetivos, e para vários momentos e profundidades (quando se tem mais tempo pode utilizar o pdf completo, caso não o mais resumido). Além disso, eles apresentam resumos e mapas mentais divinos, me ajudaram bastante nas matérias de exatas e de memorização. Outro diferencial é o cast do estratégia, sempre que não podia estar lendo por estar ocupada fazendo outras coisas ou viajando, eu utilizava o cast.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Layse: Sempre estudei por meio de ciclos, funciona muito para mim. Rodava umas 4 disciplinas por dia. Estudava diariamente entre 5/6h.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Layse: Costumo fazer revisões por meio de questões e resumos/anotações de pontos que vou anotando durante a preparação que estou com dificuldade.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Layse: Como falei anteriormente, as questões são ótimas para fixação da disciplina, revisão e entender o padrão de cobrança da banca que você irá enfrentar.
De março de 2022 até o dia da prova do ISS Caruaru eu fiz em torno de 25000 questões. Direcionado para o ISS Caruaru fiz em torno de 7000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Layse: Para o cargo de técnico, a disciplina que tive maior dificuldade e tenho até hoje é informática. Dessa forma, sempre busca fazer muitas questões e voltar pontualmente na teoria quando tinha muito dificuldade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Layse: A rotina de estudos antes da prova foi igual a todas as outras semanas, mas com relação a metodologia dos assuntos, foi muita revisão de todos os pontos mais abordados pela banca e, principalmente, o que tinha mais dificuldade.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Layse: Meu principal acerto: nunca ter desistido, sempre ter tido foco e escutada muito as pessoas que estudavam a mais tempo que eu e seguidos seus conselhos. Meu maior erro: não ter cuidado da minha saúde mental e física desde o começo. Muitas pessoas negligenciam o bem estar, mas isso é tão importante quanto o conhecimento adquirido, na verdade, potencializa o conhecimento adquirido.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Layse: Cheguei sim a pensar em desistir. A rotina de concurso é cansativa, você não consegue olhar para o fim concretamente como acontece na faculdade, pelo contrário, é conviver com a incerteza diariamente. Entretanto, todos os meus sonhos e desejos me dizem todos os dias o motivo de estar sentada estudando. Sendo assim, entenda quais são suas prioridades de vida para encarar melhor essa jornada e se manter firme.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Layse: Primeiro, comece rápido, não pense na melhor oportunidade, se você quer seguir o concurso público comece com o tempo que tem e faça desse tempo o mais proveitoso. Contrate um bom material que te poupe tempo e te entregue os melhores serviços, como o Estratégia. Além disso, escute aqueles que estão a mais tempo que você nessa jornada, eles já erraram muito e já acertaram muito, isso vai te poupar muitas coisas. E por fim, tenha constância e disciplina, não importa se você tem duas horas por dia para estudar, mas se você sentar todos os dias as duas horas e estudar, a sua hora vai chegar em algum momento. Não desista, rodeie-se de pessoas que torçam por você e siga firme!