
“Vá sempre se avaliando para saber onde está indo bem e onde precisa melhorar, procure corrigir sempre os erros, mesmo que isso acabe te atrasando de avançar no assunto […]”
Confira nossa entrevista com Joruel Correia Gomez, aprovado em 2° lugar (cotas) no concurso Politec-BA para Perito Técnico de Polícia Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Joruel Correia Gomez: Sou formado em Design Gráfico, tenho 33 anos e sou natural de Salvador (BA). Vivi aqui a minha vida toda.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Joruel: A busca por uma melhor condição financeira para poder proporcionar uma boa educação para a minha filha e melhor qualidade de vida para a minha família, além de algumas insatisfações com o curso em que me formei.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Joruel: Sim, na minha rotina eu estudava o máximo que podia no tempo que tinha disponível. Eu trabalho de segunda a sexta das 9h às 19h. Como levava a minha filha na escola eu estudava das 7:45 até as 9h a grande maioria das vezes por meio de questões e algumas vezes por PDFs quando precisava ver algum ponto específico ou quando fazia revisões. Das 9h até as 19h eu escutava as vídeo aulas durante o trabalho, pois trabalho em home office. E a noite eu estudava quando estava no pós-edital e o horário variava, mas geralmente era entre as 21:40 às 23:00. Durante o fim de semana estudava das 6h até às 9h e no pós-edital estudava também durante as tardes geralmente 3h líquidas por dia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Joruel: Fiquei no cadastro de reserva do TRT 5, mas essa é a minha primeira aprovação. Sigo firme nos estudos em busca de novas aprovações.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Joruel: Eu sou uma pessoa mais caseira e geralmente saio em família mesmo, os fins de semana ficavam reservados para ficar em família. No pós-edital as saídas eram muito raras, principalmente 1 mês antes da data prova.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Joruel: Todos entenderam e a maioria apoiava. Entendiam quando eu não podia sair para ficar estudando, minha esposa me incentivava, acreditava muito que eu iria conseguir uma aprovação. Algumas vezes saia com a minha filha pra que eu pudesse estudar mais tranquilamente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Joruel: Para o último foram cerca de 4 meses. Para manter a disciplina eu procurava pensar que quanto mais eu estudasse maiores seriam as minhas chances de conseguir uma aprovação e que cada vez que ficava sem estudar eu só estava atrasando e diminuindo a chance de ser aprovado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Joruel: As ferramentas que mais utilizei foram as vídeo aulas, eu absorvia os conteúdos através delas, utilizava os bizus estratégicos para fazer as revisões e fazia muitas questões, as questões eram o que me faziam mais fixar os conteúdos estudados. Fazia também os simulados pedagógicos e as rodadas avançadas de simulado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Joruel: Conheci através do youtube, eu comecei estudando pelas aulas gratuitas que encontrava no youtube e as aluas do estratégia eram as melhores e com os melhores professores na minha opinião.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Joruel: Depois de me tornar aluno do estratégia que finalmente descobri realmente o que era estudar para concurso, sabia que poderia competir em alto nível com os meus concorrentes. Os professores são muito bons e passam todo o conteúdo que cai nas provas. O que mais me ajudou foi ter inúmeras questões disponíveis sobre todos os assuntos cobrados nos editais, fiz milhares de questões e com isso além de fixar os conteúdos e podia ver como cada assunto é cobrado pelas bancas nas provas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Joruel: Eram cerca de 2 horas líquidas por dia, nas horas líquidas eu fazia questões a grande maioria das vezes, ia estudando as matérias sempre seguindo a mesma ordem sem ter um dia ou horário fixo para as matérias. As vídeo aulas eu ouvia durante o trabalho e eram 4 matérias por dia. Nas matérias que eram mais importantes ou as que o meu desempenho nas questões era menor eu dedicava mais tempo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Joruel: Não escrevia resumos. Fazia revisões mensalmente com os Bizus estratégicos e diariamente fazia questões sobre todo o conteúdo cobrado, por exemplo: Criava um caderno de questões com todos os assuntos cobrados no edital da matéria Direito Constitucional e fazia 20 questões, assim ia sempre tendo contato com vários assuntos da matéria, mantendo-a sempre fresca na cabeça.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Joruel: As questões foram essenciais para fixar o conteúdo e estar preparado para a forma que a banca iria abordar cada assunto. Chutando por baixo eu devo ter feito mais de 3600 questões para esse concurso.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Joruel: Tenho dificuldade em Língua portuguesa, dei uma atenção maior a essa disciplina dedicando mais tempo ao estudo dela e tinha no celular um resumo que lia sempre que tinha um tempo livre.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Joruel: Fiz uma revisão sobre os assuntos mais cobrados, fiz questões com os temas que tinham mais incidência em prova de cada disciplina e assisti vídeo aulas com as revisões das disciplinas. Na véspera da prova eu assisti a revisão de véspera do estratégia e revisei algumas matérias.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Joruel: Na discursiva foi solicitado de fazer um texto descritivo, nesse caso então era necessário ter em mente os conceitos das disciplinas específicas e eu fazia isso através das questões, mesmo quando eu acertava uma questão eu tentava explicar a mim mesmo o porquê de ela estar certa e o porque das outras estarem erradas. Além disso estudei alguns conectivos para dar coesão ao texto.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Joruel: Os erros foram fazer resumos à mão, além de demorarem muito tempo para ser feitos, muitas vezes eu nem lia esses resumos, pois não tem a mesma praticidade dos resumos digitais. Outro erro que já cometi foi não ter focado em disciplinas que eu não estava tendo um desempenho tão bom, pois achei que poderia compensar se eu fosse muito bem em outras disciplinas. Um grande acerto foi fazer a assinatura do estratégia, foi algo que me fez dar um salto enorme no meu desempenho. Outro acerto foi fazer muitas questões, porque é treinando que a gente pode conhecer como os assuntos são cobrados e medir o nosso desempenho.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Joruel: Nunca pensei em desistir, porque eu sabia que se desistisse todo o esforço, todo aquele tempo e os vários momentos que eu deixei de aproveitar teriam sido em vão. Eu sabia que se eu persistisse mais cedo ou mais tarde a minha hora iria chegar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Joruel: Que primeiro ele construa um conhecimento básico sobre as disciplinas e depois faça muitas questões para colocar o que estudou em prática, depois vá avançando no conteúdo aos poucos sempre fazendo muitas questões, também sempre faça revisões periódicas para manter os conteúdos frescos na mente. Vá sempre se avaliando para saber onde está indo bem e onde precisa melhorar, procure corrigir sempre os erros, mesmo que isso acabe te atrasando de avançar no assunto. Estudar com um cursinho de qualidade também é fundamental, pois é através do material que você irá obter os conteúdos que serão cobrados nas provas.