Aprovado em 1° lugar no concurso SEFAZ-RR para Implementador de Software
Concursos Públicos
“Para mim existem três fatores que são essenciais para aprovação em concurso: simplicidade, organização e persistência […]”
Confira nossa entrevista com Hudson da Silveira Santos, aprovado em 1° lugar no concurso SEFAZ-RR para Implementador de Software:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo.
Hudson da Silveira Santos: Sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sou natural de Itaituba-PA, mas moro em Boa Vista-RR desde 2001.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Hudson: A busca pela melhoria da vida financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Hudson: Trabalho e estudo para concursos. Tento aproveitar qualquer tempo disponível para estudar, acordo mais cedo, também estudo no horário de almoço e depois do trabalho (o mais difícil). Sempre aproveito também para escutar os áudios do Estratégica Cast quando estou dirigindo ou fazendo coisas que não precisam de uma atenção muito grande, como limpar o quintal, lavar louças ou limpar a casa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Hudson: Em 2013 passei nos concursos do IFRR, Iteraima e UFRR (trabalho atual), todos para nível médio. Voltei a estudar mais ou menos em março de 2022, desde então fiz 3 provas: Analista de TI do MPRR, uma vaga disponível, fiquei em 8° lugar; Técnico de TI do MPRR, cinco vagas disponíveis, fiquei em 7° lugar; e este da Sefaz-RR.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Hudson: Acho que aqui deve estar um dos meus pontos fortes: não tenho vida social. Não costumo sair, então isso não é um problema.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Hudson: Apoio total, minha esposa também é concurseira.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Hudson: Especificamente para esse concurso estudei pelo período de 3 meses. Na minha opinião, a parte mais difícil da vida do concurseiro é manter um estudo constante por muito tempo. Decidi que estudaria todos os dias, mesmo que não fosse atingir a meta diária de horas, não deixaria passar em “branco”.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Hudson: Estudo por PDF, vídeos e questões. Prefiro estudar por PDF, por tornar o estudo mais rápido e mais completo. Uma das principais vantagens do estudo por PDF é a evolução da leitura, tanto na velocidade quanto na interpretação de texto, isso ajuda muito na hora da prova, pois quem lê mais rápido já está em vantagem.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Hudson: Pesquisando na internet. Todo bom concurseiro “já deu um google”: “qual o melhor preparatório para concursos?”
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Hudson: Já estudei com outros cursos, e o que mais incomodava é que eles são mais direcionados para vídeos. Desconheço outro material que tenha conteúdo escrito (que é o que mais me adaptei) melhor que o Estratégia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Hudson: Em 2013 fui aprovado nos concursos do Iteraima, IFRR e UFRR. Na época ainda não conhecia o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Hudson: O estratégia Cast é muito legal, quase não vejo ninguém falando sobre ele, mas faz muita diferença quando estamos com pouco tempo para sentar e estudar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Hudson: Divido meu tempo para estudar teoria e revisão por questões. Não gosto de estudar muitas disciplinas ao mesmo tempo, pois para mim mais atrapalha do que ajuda. Faço um ciclo com seis disciplinas (três por dia), tentando ter uma média de 3 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Hudson: Faço revisão majoritariamente por questões, quando erro volto pro pdf ou pesquiso na internet.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Hudson: Resolução de questões é fundamental para fixação do conteúdo. Fazia em média 50 questões por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Hudson: Para essa prova, as disciplinas que mais tive dificuldades foram português e banco de dados. Quando tenho dificuldade em alguma disciplina, além de estudar pelo material do curso, busco aulas “extras” no YouTube.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Hudson: Foquei em resolução de questões de português, pois sabia que não estava indo bem na disciplina para essa banca.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Hudson: Apesar de ter conseguido atingir o objetivo, acredito que poderia ter estudado mais, acho que esse foi meu principal erro. O maior acerto foi não desistir.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Hudson: Sim, com certeza, tem dias que realmente são difíceis. A minha maior motivação para não desistir é a minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Hudson: Para mim existem três fatores que são essenciais para aprovação em concurso: simplicidade, organização e persistência. Simplicidade e organização vamos adquirindo com o tempo, conforme ficamos mais experientes, mas a persistência é algo que devemos ter desde o início, pois é a qualidade mais difícil e mais importante na vida do concurseiro.