
“Meu conselho é que não desista, momentos de dúvida vão existir, o importante é perseverar.”
Confira nossa entrevista com Davi Cerqueira Clementino – Aprovado em 20º lugar para Analista em Gestão Educacional no concurso SEE-PE:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Davi Cerqueira Clementino: Sou natural de Maceió (AL), tenho 30 anos e sou formado em engenharia civil pela UFAL.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Davi: Não estava feliz com a rotina de trabalho que a engenharia estava me proporcionando, não conseguia mais me ver fazendo aquilo pelo resto da minha vida e por isso decidi mudar. Comecei a procurar outras áreas que poderiam me interessar, percebi que a administração pública é algo que me atrai, além da ideia de tentar mudar a imagem que uma parcela da população tem sobre serviço público ser algo que me motiva.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Davi: Quando decidi começar a estudar para concursos conversei com a minha família, meus pais entenderam meu ponto de vista e me apoiaram, com isso pedi demissão do meu antigo emprego, voltei para a casa dos meus pais e me dediquei apenas aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Davi: Além do concurso para Analista em Gestão Educacional Geral -GRE Metropolitana da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, já fui aprovado em 14º para o cargo de Técnico Ambiental do Ibama no estado de Alagoas e para os cargos de Analista de Apoio Administrativo às Atividades Fazendárias e Assistente de Apoio Administrativo às Atividades Fazendárias da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, mas esses últimos em colocações distantes do número de vagas. E sim, pretendo continuar estudando cada vez mais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Davi: Antes das publicações dos editais eu costumo separar um dia para sair na semana, acho importante para relaxar a mente. Contudo, após os editais serem publicados evito sair e tento me manter numa imersão, porém quando sinto que necessito de uma pausa, tiro um dia e saio para encontrar meus amigos e me distrair.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Davi: Ainda não tenho filhos, sou solteiro e a maioria entendeu a minha decisão: minha namorada, meus pais e meus amigos entenderam e me apoiaram, assim como a maior parte dos meus familiares que sempre me deram força e nos momentos que pensei em desistir me incentivaram a continuar. Porém, houve alguns familiares que não apoiaram a ideia de eu sair do meio privado e por diversas vezes tentaram me dissuadir dela, sempre tentando me fazer retornar ao meio privado da engenharia.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Davi: Cerca de 6 meses focados apenas no último concurso, mas antes disso já vinha estudando seguindo uma linha semelhante, focado na área administrativa. Acredito que manter uma rotina equilibrada auxilia para mantermos a disciplina. Acho importante ter um momento reservado para cuidar de si, fazendo alguma atividade física que goste, eu costumo sair para correr uma vez por dia e sinto que isso me ajuda nos estudos. Ter um momento de distração diária como se fosse uma premiação pela dedicação do dia nos estudos também ajuda, seja lendo um livro que goste ou assistindo algum seriado, mas tem que ter cuidado pra esse tempo não ser muito longo e atrapalhar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Davi: Eu gosto muito dos PDFs, praticamente só estudo por eles. Há momentos em determinadas matérias que pode vir a ficar cansativo a leitura e compreensão pelos PDFs e são nesses momentos que costumo assistir às videoaulas, mas acredito que o estudo pelos PDFs são mais completos e que consigo aproveitar melhor o tempo por eles.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Davi: Quando decidi estudar para concursos conversei com um primo / irmão que já era servidor público concursado e ele me aconselhou um cursinho presencial aqui da minha cidade. Porém não estava gostando da metodologia apresentada e do crescimento que vinha apresentando, foi aí que um amigo de infância me recomendou o Estratégia Concursos, comecei assistindo aos aulões disponibilizados no Youtube, gostei do que foi apresentado e me matriculei, não me arrependo.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Davi: Como já disse, estudei num cursinho presencial aqui da minha cidade (Maceió), senti falta de uma organização que me possibilitasse ver o todo e medir como estávamos avançando nas matérias. Além disso, os materiais só eram liberados no dia das aulas e isso limitava muito o estudo, até porque só tínhamos acesso às matérias que estavam sendo lecionadas e sempre eram apenas as matérias de conhecimentos gerais de direito, fazendo com que matérias como Administração Geral e Pública, Orçamento Público, Português e Raciocínio Lógico, por exemplo, ficassem apenas para os estudos de pós edital.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Davi: Sim, cheguei a realizar 4 concursos, mas não fui aprovado em nenhum.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Davi: Sim, acho o material do Estratégia mais completo, inclusive destaca as jurisprudências e súmulas mais cobradas. Além disso, as trilhas estratégicas ajudam bastante na organização do que estudar e de como estudar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Davi: Eu vinha estudando 9 matérias ao mesmo tempo e fazendo entre 5 e 6 horas líquidas por dia. No período pré edital eu costumo montar meu cronograma usando as trilhas individuais de cada matéria que se encaixam nos concursos da área administrativa que eu desejo concorrer, porém no pós edital eu costumo seguir a trilha pós edital do concurso.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Davi: Relia as minhas marcações nos PDFs e resolvia questões, acredito que a resolução das questões é o que mais ajuda nas revisões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Davi: Quanto mais questões resolvidas melhor, é assim que testamo-nos para ver se realmente aprendemos a matéria. Desde que comecei a estudar para concursos já respondi mais de 2200 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Davi: Português e Direito Administrativo costumam ser meu calcanhar de aquiles, mas mantendo uma rotina de estudo, revisão e muitas questões, venho melhorando e me sinto cada vez mais preparado.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Davi: Na semana anterior à prova me limitei a apenas revisar minhas marcações nos PDFs e reler questões que havia errado, observando sempre os comentários dos professores sobre elas. Evitei fazer questões novas para não ficar nervoso caso errasse. No dia anterior a prova só relaxei, fui passear no shopping com minha namorada e depois fui visitar uns tios meus, acho bom relaxar no dia anterior para combater a ansiedade.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Davi: Para a parte discursiva eu gosto de me preparar lendo livros, reportagens recentes de temas em destaque e, principalmente, redações que tiraram boas notas em outros concursos, sempre prestando atenção na forma como são escritos. Aconselho aos demais fazerem o mesmo, assim você garante um bom conhecimento sobre possíveis assuntos e entende como as bancas gostam que as discursivas sejam elaboradas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Davi: Meu principal erro foi tentar fazer todo concurso que surgia na esperança de ser aprovado o quanto antes para só depois começar a focar na área que desejava, isso me atrapalhou pois não seguir uma linha de estudo me levou a fazer concursos em diversas áreas, o que me deu uma noção geral das matérias de diversos concursos mas pouca profundidade dos assuntos. Quando parei e comecei a estudar uma área só a aprovação veio. Portanto, meu conselho é ter foco em uma área e seguir estudando para ela, mesmo que estejam surgindo concursos de outras áreas, permaneça focado na que escolheu. Faça as outras provas apenas por experiência, mas não deixe de estudar o que vinha estudando.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Davi: Sim, quando fiz um concurso no qual estava com uma expectativa pessoal muito alta, podemos dizer que já estava com quase certeza que seria aprovado, mas na realidade passei longe disso. Me bateu a dúvida se estava no caminho correto e se concursos eram realmente algo para mim, mas sempre que pensava em voltar para meu antigo seguimento de trabalho, ou seja, sempre que me imaginava trabalhando novamente na construção civil, a motivação para continuar estudando para atingir meu objetivo vinha. O apoio dos familiares, amigos e da minha namorada foram uma ajuda indispensável nesse momento.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Davi: Meu conselho é que não desista, momentos de dúvida vão existir, o importante é perseverar. Tente não criar muita expectativa em nenhum concurso específico, tenha foco em uma área e siga estudando para ela e não apenas para uma prova. Por fim, a organização é vital para o concurseiro. Tente planejar sua semana de estudos com antecedência e balanceie-a para ter tempo de cuidar de si também. Um abraço e bons estudos para todos!