
“[…] independente do tempo, a vitória vai chegar. É tão bom esse gosto que eu estou sentindo dessa primeira aprovação!”
Confira nossa entrevista com João Pedro Pereira de Oliveira Carvalho, aprovado em 30º lugar no concurso SEE-PE para Analista em Gestão Educacional – Geral:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
João Pedro Pereira de Oliveira Carvalho: Sou o João Pedro Pereira de Oliveira Carvalho, tenho 30 anos, sou de Goiânia/GO mas moro em Recife/PE há 12 anos e sou formado em Administração.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
João: Durante alguns anos, cantei em bares e boates e, pelas dificuldades de obter uma vida estável pela música, comecei a ver que precisaria ter um plano B, que hoje se tornou o plano A: estudar pra concurso.
O fato de estar desempregado desde que me formei, onde não consegui oportunidades no mercado de trabalho e por buscar uma vida estável de qualidade com a oportunidade de ter bons salários, mas com certeza a necessidade de trabalhar me fez adentrar nesse mundo dos concursos.
Sempre fui incentivado por ter uma mãe que é concursada, mas sempre relutei por nunca ter dado conta literalmente de estudar, tenho muita dificuldade de concentração, o clichê do “não dou conta de estudar, não aprendo nada”. Com a pandemia, estava sem tocar, desempregado, e aí meu veio a coragem de lutar pelos estudos, foi quando comecei a trilhar esse caminho.
Quem diria, o garoto do fundão na escola e na faculdade dando entrevista pro Estratégia Concursos, rs.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
João: Não, estou somente estudando.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
João: Esta é a minha primeira aprovação e com certeza continuarei estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
João: Praticamente não existe vida social, só datas especiais ou algum aniversário de alguém próximo que eu vou. Também uso a estratégia de me afastar de rede social total, pois me tira muito o foco.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
João: Sou solteiro, moro com minha mãe e ela é quem me encorajou e me fez entrar neste mundo do concurso público.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
João: Venho estudando direcionado para área administrativa e fiscal há 2 anos e como sempre vem tendo concursos dessas áreas, não preciso o tempo de um para o outro e mantenho a disciplina com muitas questões direcionadas para cada temática.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
João: Videoaulas, livros, principalmente a constituição para o direito constitucional. A vantagem de ler a lei é o ganho de tempo e o fato de cair a literalidade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
João: Minha mãe já consumia há anos os produtos de vocês.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
João: Com certeza os professores extremamente direcionados, entre tantos que me ajudaram a performar eu citarei a Adriana de português, pois sempre tive extrema dificuldade com a gramática e, depois de estudar com ela, meu rendimento supera os 80% com tranquilidade. Ponto crucial pra obter bom resultados é o banco de questões do Estratégia, simplesmente vivo nele.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
João: Simulados sempre. De fato, meu estudo é resumido em revisar pelos cadernos que eu montei no decorrer dos cursos das disciplinas e bastante questão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
João: Inclusive estava vendo isso esses dias, não consigo precisar ao certo mas só para esse concurso do SEE/PE eu fiz mais de 2 mil questões somando as disciplinas, por ser CEBRASPE as questões são pequenas, então rende muito.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
João: Várias com dificuldade, venho superando com os cursos do Estratégia e muita videoaula. Vou construindo meus cadernos e no dia a dia sigo bastante focado.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
João: Debruçado nas questões de todas as disciplinas e revisando as leis específicas que foram cobradas nele, exemplo as direcionadas a áreas que eu não domino, como o código da Criança e do Adolescente.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
João: No caso da discursiva eu estudo com um professor a parte, fora do estratégia com a metodologia de enviar as redações e etc.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
João: Acredito que erros acontecem, principalmente em relação ao desgaste emocional e o cansaço que o estudo de alta performance gera, ocasionando quebra de rotina, onde mais eu sofro é nessa luta da rotina, de conseguir padronizar horários.
Principal acerto é não desistir, não parar, ninguém é máquina, as pessoas tem dias bons e dias ruins.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
João: Várias vezes, principalmente depois de resultados ruins onde já havia uma expectativa. No dia do resultado você se acha a pessoa mais incapacitada do mundo, a tristeza toma conta.
No dia seguinte você acorda, vê que tá desempregado e que já caminhou tanto, e aí bate de novo a coragem, a força da fé em saber que Deus dará força. Hoje estou muito feliz por viver essa primeira aprovação, pois nestes 2 anos vivenciei muito essa agonia da frustração e a preguiça do recomeço, mas perseverei.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
João: Ter coragem e saber que você é capaz sim. Acordar sabendo que o processo é longo, dolorido e vai abdicar de muita coisa. Eu mesmo, larguei rede social, não saio com frequência, vivo uma vida regrada com tudo, pois eu sei que se eu não me isolar do mundo, não consigo focar 100% nos estudos e o intuito é saber que, é um esforço temporário e que independente do tempo, a vitória vai chegar. É tão bom esse gosto que eu estou sentindo dessa primeira aprovação! E sim, investir em bons cursos, sem o Estratégia eu estaria muito distante do resultado que obtive, pois estudar direcionado é o caminho.