Aprovado em 01º lugar para Técnico do Seguro Social - TERESINA (PI) no concurso INSS

“Não desista dos seus objetivos, pois quanto mais você persistir mais conhecimento você vai adquirindo e mais próximo da meta você estará. E com o apoio, material e mentoria certos esse percurso ficará cada vez mais fácil”.
Confira a nossa entrevista com Orestes de Oliveira Lira, aprovado em 01º lugar para Técnico do Seguro Social – TERESINA (PI) no concurso INSS:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo.
Orestes de Oliveira Lira: Tenho 31 anos, nasci em Esperantina (PI), tenho nível médio completo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Orestes: Comecei a estudar para concursos por influência de um amigo, que me explicou como era, meu primeiro concurso para para a prefeitura de Piripiri, onde consegui passar. Após esse fiz outros, como do MAPA e de prefeituras, mas não consegui passar, depois fiz da Eletrobrás, onde consegui passar e no mesmo período. Em 2015 fiz também pela primeira vez o concurso do INSS, do qual consegui uma boa colocação, mas não fui chamado. Trabalhando na Eletrobras, hoje Equatorial Energia, fiquei vários anos parado. Tentei voltar a estudar, mas infelizmente não consegui seguir em frente, finalmente esse ano de 2022 comecei a estudar pra valer, procurei alguns cursinhos de concursos e decidi entre vários assinar o plano premium de um ano do Estratégia Concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Orestes: Eu comecei a trabalhar na Eletrobras em 2016 e estou nessa empresa desde então, trabalho de 8h00 até 17h30 para conciliar os estudos era sempre após o término do serviço. Chegando em casa começava a estudar a partir das 19h00 por cerca de duas horas e nos finais de semana e folgas estudava cerca de cinco horas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Orestes: Já fui aprovado em 3 concursos antes desse, primeiro para a prefeitura de Piripiri (PI), como digitador, passei em 7º, e depois para a Eletrobrás, como eletricista motorista, passei em 33º, fui aprovado no concurso do INSS de 2015 em 33º, mas não fui chamado. Agora para o do INSS de 2022 fiquei em 1º lugar para Teresina. Pretendo agora começar um curso superior para depois tentar um concurso de nível superior.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Orestes: Minha rotina de estudos não era tão pesada, eu conseguia sair com amigos e família, eu estudava cerca de 2 horas nos dias de serviço e cerca de 5 horas nos períodos de folga. Nas folgas eu conseguia sair como minha namorada e com amigos, o estudo focado me permitia conciliar vida pessoal com vida de concurseiro.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro(a)? De que forma?
Orestes: Moro junto com minha namorada, mas ainda não somos casados e ainda não temos filhos. Minha namorada sempre me apoiou nos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Orestes: Para esse concurso foram 5 meses de estudos, comecei a estudar nas minhas férias, em julho.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Orestes: Os materiais que usei na preparação foram os cursos pré e pós edital do Estratégia, as vídeo aulas online no YouTube, as apostilas, os resumos, as resoluções de questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Orestes: Conheci através de amigos e pelo Youtube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Orestes: Estudei por outros cursos, mas o Estratégia tem um diferencial que faz o aluno imergir mais nas aulas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Orestes: Muita diferença, os professores são ótimos, direcionam o aluno para o caminho menos tortuoso, a didática é incrível, torna as aulas muito produtivas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Orestes: Estudava duas matérias por dia, meu calendário consistia em uma matéria mais complicada e uma mais simples, e as matérias que eram muito fáceis eu somente estudei na reta final, e previdenciário tinham dois dias dedicados somente a ela. Estudava cerca de 2 horas em dias de serviço e 5 horas em dias de folga. Na reta final passei a estudar apenas por questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Orestes: Resumos eu não fiz, minhas revisões consistiram em resolução de muitas questões, onde revisava os pontos onde eu estava mais errando.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Orestes: Foi muito importante para entender os pontos que eu estava com mais dificuldades, onde eu precisava revisar, o total de questões eu não cheguei a contar, pois mais eram por vídeos de resoluções de questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Orestes: As disciplinas mais complicadas foram Previdenciário, por causa do conteúdo enorme, e Português, que sempre tive dificuldade, para superar foi resolvendo questões e estudando bastante as aulas apresentadas pelos professores do Estratégia.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Orestes: Na semana que antecedeu a prova minha preparação foram com as séries que eram lançadas no Youtube pelo Estratégia, e na véspera foi somente com a revisão de véspera de prova do Estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Orestes: Principais acertos foi começar a estudar antes de sair o edital, ver todo o conteúdo ajuda bastante, resolução de questões, simulados, e PDFs. Os meus principais erros foi não preparar um resumo para a reta final, e ficar muito tempo estudando por vídeos aulas, que atrasam um pouco por serem longas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Orestes: Tiveram poucos momentos que pensei, mas o que me motivou era conseguir um emprego onde pudesse receber melhor e ter mais tempo para passar com as pessoas que amo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Orestes: Não desista dos seus objetivos, pois quanto mais você persistir mais conhecimento você vai adquirindo e mais próximo da meta você estará. E com o apoio, material e mentoria certos esse percurso ficará cada vez mais fácil.