
“Tenha foco e busque ter disciplina, mas quando sentir necessidade dê-se folgas e recompensas, relaxe a mente, divirta-se: o psicológico faz muita diferença.”
Confira nossa entrevista com Yasmin Rodio Mesquita, aprovada em 14º lugar no concurso PC-RR para Agente de Polícia Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Yasmin Rodio Mesquita: Fiz o ensino médio integrado ao curso técnico em secretariado pelo IFRR, formei-me em Direito no ano de 2018 e atualmente estou concluindo Pós-graduação em Residência Judicial pelo Tribunal de Justiça do Estado de Roraima.
Tenho 27 anos, sou natural de Boa Vista-RR.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Yasmin: Por influência da família e de amigos, tanto em ser servidor público quanto em ser da área policial.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Yasmin: Sempre trabalhei e estudei, mas nunca com foco e disciplina necessária, fiquei um ano em casa somente estudando, porém sem o direcionamento correto. Nesse ano, cursando a pós-graduação eu decidi focar nesse concurso da PCRR. A pós-graduação tem parte prática (início em maio desse ano/término no final de dezembro), com carga horária de 6h diárias. Assim, eu trabalho das 8h às 14h (quando estava folgado, estudava no horário de expediente também – revisando e fazendo questões), treino a parte física das 15h às 16h, o restante do dia e a noite era toda voltada para o estudo. Dois meses antes da prova eu acordava às 04:30h para estudar em casa antes de ir para o estágio. Aos finais de semana eu fazia simulados com correção dos professores.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Yasmin: Para o cargo de Agente Penitenciário – feminino (SEJUC), em 2020, 98º. Porém fui reprovada no teste de aptidão física. Agora para o cargo de Agente da Polícia Civil do Estado de Roraima, 14º e aguardando os resultados dos outros cargos do mesmo concurso e do concurso do Ministério Público do Estado Estado de Roraima para o cargo de Apoio Técnico Administrativo – em fase de correção da discursiva.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Yasmin: Muito raramente eu saía para jantar com amigos próximos, em dias de final de semana, pois não acordava tão cedo (8h) e procurava não ficar até tarde (no máximo até às 22h).
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Yasmin: Sou casada. Não tenho filhos. Meu marido e eu havíamos acordado: ele iniciou a jornada até ser aprovado no concurso que escolheu, depois eu iniciei a minha, então sempre apoiamos um ao outro, não deixando sobrecarregar aquele que estava estudando.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Yasmin: Realmente direcionado, uns 10 meses. Tinha horários determinados, mas também tentava ser flexível sempre que necessário. Quando estava muito cansada e exausta mentalmente, permitia-me descansos e recompensas com o que gostava. No outro dia estava na rotina novamente. Meus poucos amigos próximos, concurseiros/concursados sempre me motivavam a seguir nessa caminhada também.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Yasmin: Adquiri a assinatura básica do Estratégia por 1 ano e me matriculei no curso da Polícia Civil de Roraima. Sempre priorizei o estudo por pdf e nas matérias/assuntos que encontrava dificuldade, assistia videoaula. Utilizava a plataforma de questões, respondendo em torno de 50 questões diárias (sem contar os simulados aos finais de semana).
O direcionamento e o foco no edital do curso que me matriculei foram primordiais para meu estudo. O conteúdo não fugia do previsto para a prova.
Única desvantagem que observo é que as videoaulas são muito fracionadas e extensas, tornando-as cansativas, sempre assistia em velocidade acelerada.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Yasmin: Por meio do meu marido que conheceu quando estudava para concurso. Quando eu fui realizar minha assinatura considerei os professores que estavam na plataforma: Thallius, Adriane Fauth, Rani Passos, pois já os conhecia e gostava da metodologia de ensino deles.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Yasmin: Estudei de maneira esporádica pelo Alfacon, não me identificava com a metodologia de alguns professores.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Yasmin: Sim, alguns estaduais, mas nunca obtive êxito.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Yasmin: Gosto bastante do passo estratégico, os mapas mentais me ajudavam nas revisões rápidas que fazia no expediente e nos horários entre uma e outra atividade, assim como a versão simplificada dos pfds.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Yasmin: Fiz o edital verticalizado. Dei prioridade para as matérias com peso 2, uma média de 4 matérias diárias por 1h cada. Nunca contabilizei efetivamente as horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Yasmin: Confeccionava poucos resumos, somente de conceitos que precisava decorar. Fiz muitos simulados, principalmente na reta final. Utilizei os mapas mentais da plataforma.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Yasmin: De suma importância, essencial para meu aprendizado. Não sei ao certo quantas no total, pois era uma média de 50 por dia a depender da matéria, sem contabilizar os simulados.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Yasmin: A principal matéria, com certeza, estatística, pois as exatas são meu ponto fraco. Eu estudei só o básico delas (conceito e questões simples), não me aprofundei, coloquei-as dentro da minha “margem de erro” da prova e cai de cabeça nas matérias que eram meu forte.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Yasmin: Questões, muitas questões. Só voltava ao pdf quando encontrava muita dificuldade na questão. No dia pré-prova eu fiz simulado com resolução.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Yasmin: Tinha redação. Eu fiz aulas particulares no ano anterior (1º semestre de 2021) com uma professora local. Conhecer a estrutura e ter noção de um esqueleto de redação.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Yasmin: A natação é meu hobby. Sempre fiz musculação 5 dias da semana e corria esporadicamente. Há uns 6 meses, iniciei treino funcional e corrida 3 vezes na semana. Quando necessário, faço acompanhamento com fisioterapeuta para prevenir lesões e diminuir as dores musculares.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Yasmin: Erros: Desanimar e pensar em desistir, pois achava que não era capaz. Assim, ficava sempre recomeçando meu estudo, retardamento minha evolução.
Acertos: Priorizar a mim e ao meu estudo, deixando de lado tudo o que não estava relacionado a isso, reduzindo minhas responsabilidades domésticas. Escolher um bom material, direcionado e focado no concurso que escolhi e por fim, responder muuitas questões e simulados.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Yasmin: Sim, com certeza. Melhorar minha vida e do meu esposo por meio da estabilidade de ser concursada, para podermos desfrutar e realizar os sonhos que fazemos juntos. Ajudar as pessoas sempre que eu puder e, principalmente, satisfazer meu maior sonho: alcançar a tão almejada realização profissional.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Yasmin: Nunca desista. Acredite realmente em você. Seu maior concorrente é você mesmo. Priorize-se, saiba primar pelas tarefas efetivamente necessárias. Tenha sempre em mente o porquê de estar estudando e abdicando de algumas coisas. Tenha foco e busque ter disciplina, mas quando sentir necessidade dê-se folgas e recompensas, relaxe a mente, divirta-se: o psicológico faz muita diferença.