Aprovada em 01° para Especialista em Recursos Minerais no concurso ANM - Cuiabá
Concursos Públicos
“Não desista, mesmo nos dias difíceis busque fazer uma atividade para te animar e depois continue estudando. Isso te dará mais gás para estudar e chegar ao seu objetivo.”
Confira a nossa entrevista com Angélica Luciana Barros de Campos, aprovada em 01° para Especialista em Recursos Minerais no concurso ANM – Cuiabá
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Angélica Luciana Barros de Campos: Sou Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho 30 anos, sou formada pela Universidade Federal de Mato Grosso e possuo mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (UnB). Minha cidade natal é Cuiabá (MT).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Angélica Luciana: Comecei a estudar para concurso público porque percebi que era uma alternativa para encontrar empregos com melhores condições de trabalho, remuneração, além da estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Angélica Luciana: Durante o meu estudo para o concurso, eu trabalhava normalmente todos os dias, chegava em casa cerca de 17 horas, tomava café da tarde e começava a estudar. Fazia uma pausa para jantar e continuava estudando até a hora de dormir (aproximadamente 22h).
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Angélica Luciana: Antes desse concurso, eu fui aprovada no processo seletivo temporário da própria ANM para o cargo de Técnico em Segurança de Barragens em primeiro lugar.
Pretendo continuar estudando para concursos na área de engenharia com melhores remunerações.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Angélica Luciana: Sempre fui uma pessoa que gosta de sair e viajar, no entanto, durante a preparação para o concurso eu dei uma pausa em todas essas atividades. Saia apenas uma vez ou outra. Foquei no concurso durante alguns meses e valeu a pena.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Angélica Luciana: Não sou casada e não tenho filhos.
A minha família sempre me apoia em tudo que eu me proponho a fazer. Durante a minha preparação eles faziam as minhas tarefas básicas de casa, como lavar louça e limpar a casa para me ajudar a ter mais tempo dedicado aos estudos.
Um dos meus irmãos comprou uma cadeira de estudo melhor para mim e o outro fazia churrasco na minha casa, a fim de me animar.
Tanto a minha família como amigos me ofereciam palavras positivas e de otimismo nos momentos de insegurança, isso foi primordial para não desistir e me manter focada. Sou muito grata a todos por terem me apoiado nessa caminhada que não é fácil, mas que vale o esforço.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Angélica Luciana: Eu estudei pouco mais de 4 meses para esse concurso.
Para conseguir me manter disciplinada e focada nos estudos, primeiramente fiz um cronograma de estudos com as horas que eu tinha disponíveis no meu dia. Todo dia eu procurava seguir a programação. Imprevistos são acontecem, porém eu me esforçava para estudar durante as poucas horas que eu tinha, considerando a quantidade de conteúdo do edital e o pouco tempo até o dia da prova.
Mesmo chegando cansada do trabalho, eu sabia que para estudar o edital inteiro e passar no concurso, eu não podia perder essas valiosas horas. Então, quando eventualmente não seguia a minha programação, compensava nos outros dias.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Angélica Luciana: Como eu tinha pouco tempo até a prova e muito conteúdo para estudar, acabei me adaptando melhor ao estudo através das videoaulas e resolução de questões. Também usei livros para estudar as matérias específicas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Angélica Luciana: Eu conheci o Estratégia Concursos pesquisando aulas de português e direito no Youtube. Encontrei as aulas da Professora Adriana, Felipe Luccas, Daud, entre outros, todos maravilhosos e incríveis.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Angélica Luciana: O Estratégia me fez ”virar a chave” na preparação para concursos. Material e professores incríveis, com muita didática. Através do Estratégia comecei a entender conteúdos que eu nunca pensei que entenderia matérias como português, direito administrativo, direito constitucional e ética.
Para mim o diferencial do Estratégia é ir direto ao ponto, passar todo o conteúdo do edital de forma didática, e sinalizar os conteúdos mais recorrentes nas provas.
Eu comecei o meu estudo para esse edital assistindo as aulas do Estratégica, que me ensinam a planejar o meu estudo. Em seguida comecei a assistir as vídeoaulas de cada conteúdo do edital e fazer as questões do app do Estratégia. Também estudava pelos PDFs para ver os conteúdos mais recorrentes e importantes de cada assunto do edital.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Angélica Luciana: Eu montei meu plano de estudos a partir das videoaulas dos professores do Estratégia. Li o edital do concurso e vi todo o conteúdo que deveria estudar. No primeiro mês estudei as matérias básicas que eram 5 (cinco). No segundo mês fui alternando com as matérias específicas, que totalizavam 10 (dez), no terceiro mês estudei as matérias remanescentes. No quarto mês revisei todo o conteúdo estudado e resolvia muitas questões, além disso, treinei alguns temas que eu considerei importante para a redação.
Importante ressaltar que durante esses meses, eu também revisava os conteúdos estudados e fazia questões após estudar cada item do edital, a fim de promover melhor fixação do assunto estudado.
Estudava 4 horas líquidas por dia, de segunda a sexta. No sábado e domingo estudava cerca de 8 horas/dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Angélica Luciana: Eu fazia resumos e mapas mentais, os deixava pregados na parede do meu quarto para relembrá-los sempre que precisava.
Fiz simulados no último mês antes da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Angélica Luciana: Resolver questões foi uma forma que eu me adaptei para revisar e fixar os assuntos, além de ter noção de como a banca “cobrava” cada conteúdo do edital, então foi extremamente importante para a minha preparação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Angélica Luciana: Por ser engenheira, acredito que a minha maior dificuldade com as disciplinas básicas como português, direito constitucional, direito administrativo e ética, pois estes eram assuntos fora da minha zona de conforto. Por isso o Estratégia foi primordial para mim, as videoaulas dos professores me ensinaram de uma forma fácil e eficaz, assuntos que eu nunca tinha tido contato na vida. Todos os assuntos pareciam fáceis com o auxílio dos professores. Sou muito grata a todos pela forma como ensinam e transmitem seus conhecimentos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Angélica Luciana: Na semana que antecedeu a prova eu resolvi questões e fiz simulados, já no dia anterior à prova eu não estudei nada, apenas dormi, comi bem e fiz uma caminhada leve no parque com a minha mãe.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Angélica Luciana: Minha preparação para a prova discursiva foi estudar a matéria de português por vídeosaulas do Estratégia, com objetivo de melhorar a minha escrita e assistir aulas (live) da professora Adriana no Youtube, em que ela explicava como cada banca examinadora cobrava a redação. Isso com certeza fez muita diferença para alcançar uma nota alta na prova discursiva.
Depois de assistir as aulas, comecei a treinar temas que eu considerava importante para a discursiva e dentro do padrão de texto cobrado pela banca, seguindo todas as informações descritas no edital do concurso, como tipo de texto e número de linhas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Angélica Luciana: Acredito que os meus principais acertos foram: seguir o cronograma de estudo; estudar todos os dias, inclusive feriados e finais de semana; estudar o edital inteiro; focar em um edital por vez; fazer questões após cada assunto estudado; fazer mapa mental sobre cada conteúdo; treinar temas para a prova discursiva; cuidar da minha saúde física e mental durante a preparação, e por fim tirar algumas horas na semana para atividades de lazer.
E meus erros foram:
– Ficar muito nervosa no início da prova e ter começado a resolver as questões de português. Acabei perdendo pontos em questões fáceis por puro nervosismo;
– Ter demorado muito fazendo esqueleto da redação e para começar a passar as respostas para o gabarito, por esse motivo, terminei a prova nos minutos finais e marquei uma questão errada no gabarito.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Angélica Luciana: Nunca pensei em desistir desse concurso, pois eu havia traçado o meu objetivo final, que era a aprovação, e estava determinada em alcançá-lo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Angélica Luciana: Não desista, mesmo nos dias difíceis busque fazer uma atividade para te animar e depois continue estudando. Isso te dará mais gás para estudar e chegar ao seu objetivo.
Não se esqueça de comer e dormir bem. Isso te deixará mais saudável fisicamente para estudar e absorver os conhecimentos que precisa.
Te recompense pelo menos por algumas horas durante a semana com uma atividade que te faça bem. Isso te dará forças para continuar.
Não se esqueça que se ficar doente, não conseguirá estudar, então manter a saúde física e mental é extremamente importante para um resultado positivo.
Foco no plano de estudo, e se ocorrer algum imprevisto e você não conseguir seguir o cronograma do dia, não se preocupe, sempre há um dia após o outro para recuperar, importante é não desistir.
Se a matéria for difícil, respire e tente de novo. Você também pode tentar outras formas de estudo. Tente identificar a que você se adapta melhor.
Sei que essa vida de estudos é solitária, por isso tente sempre conversar com pessoas que te colocam para cima e que te apoiam. Se apoie em quem te apoia. No fim você olhará para trás e verá que fez as escolhas certas e que todo o sacrifício valeu a pena.