Aprovado em 1º lugar no concurso da SANESUL para o cargo de Químico

“O mais importante é o estudo consistente e direcionado. De uma a duas horas todos os dias por vários meses irão trazer o resultado desejado.”
Confira nossa entrevista com Raul Francischini Boian, aprovado em 1º lugar no concurso da SANESUL para o cargo de Químico.
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Raul Francischini Boian: Sou engenheiro químico pela UEM, com mestrado na área ambiental pela UFMS. nascido em Maringá-PR.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Raul: A vontade de continuar no serviço público na minha área de formação.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Raul: Sim. Eu estudava no intervalo do almoço, nas madrugadas e nas manhãs dos finais de semana. Minha maior limitação de tempo era devido a minha filha. Por ela ter apenas 2 anos quando comecei a estudar, exigia muito tempo da minha atenção, restando pouco tempo para estudo, quando eu estava em casa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Raul: Já fui classificado em 2ª lugar na vaga de engenheiro químico no eaoear (aeronáutica). Fiquei em 3º lugar na vaga de engenheiro químico no concurso do iat (órgão ambiental do paraná). E 8º lugar na vaga de engenheiro químico na empresa de saneamento de Guaratinguetá/SP.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Raul: Não abri mão de nenhuma das minhas atividades sociais durante esses anos de estudo. O que fiz, em algumas ocasiões, foi dedicar alguns períodos de férias do trabalho para intensificar os estudos perto das provas dos concursos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Raul: Sou casado e tenho uma filha. Eles confiavam na minha capacidade de, algum dia, ser aprovado em algum bom concurso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Raul: Por incrível que pareça, o concurso que fiquei em 1º lugar foi o que menos estudei de forma direcionada. Acredito que a base que adquiri estudando para os demais, foi determinante para esse resultado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Raul: Percebi que precisava entender a matéria a partir dos livros referência em cada assunto. A partir disso, fazia revisões com diferentes materiais em pdf. Recorri às videoaulas somente quando eu sabia quase nada da matéria. Também, o que me ajudou muito, foi responder muitas questões por um aplicativo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Raul: Pesquisas na Internet.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Raul: Estudava de uma a duas horas por dia. apenas uma matéria por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?).
Raul: Fazia revisões cíclicas lendo os resumos que produzia e exercitando.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Raul: Lembro que pelo aplicativo de questões, no período de 3 anos cheguei a resolver próximo a 8 mil questões. Sem contar as que resolvi dos materiais em pdf. Somando essas duas formas, passou de 10 mil o número total.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Raul: Controle de processos. Resolvi muitas questões, lendo os comentários dos alunos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Raul: Tentei revisar tudo durante a semana. No dia pré-prova, dei uma lida nos assuntos que eu sabia serem “decoreba”.
Estratégia: (Se não houve prova discursiva, pularemos esta pergunta) No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Raul: Na aeronáutica, foi cobrada redação dissertativa argumentativa. Preparei-me para isso e não fui mal. Mas, por incrível que pareça perdi o 1º lugar por descontos na caligrafia (minha letra não é bonita e não dei atenção à isso na minha preparação)
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Raul: Meu principal erro foi negligenciar a caligrafia, conforme resposta anterior. Meu principal acerto foi saber elaborar bons planos de estudos e saber cumpri-los.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Raul: Sim, quando perdi a vaga na aeronáutica questionei o que deus havia preparado pra mim. Pensei em não mais fazer concursos por alguns meses. Mas, depois de várias reflexões, percebi que não poderia desperdiçar todo o esforço que eu já havia feito até ali.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Raul: O mais importante é o estudo consistente e direcionado. De uma a duas horas todos os dias por vários meses irão trazer o resultado desejado. Também, planejar e focar o que precisa estudar de forma a ser eficiente, aproveitando o tempo disponível.