Notícia

Concurso TJ CE Juiz: órgão divulga resultado das provas escritas

Cebraspe/Cespe, responsável pela organização do concurso TJ CE Juiz 2018, informou, em comunicado oficial, o resultado definitivo da prova discursiva e o resultado provisório da prova prática de sentença

Os aprovados ainda devem aguardar a divulgação do resultado definitivo da prova prática de sentença. Em discussão no CNJ, a lista de notas deve passar por ajustes.

O edital, publicado em fevereiro de 2018, oferece 50 vagas imediatas com remuneração inicial de R$ 24 mil. As demais informações sobre este certame, segue informações ao longo desta página.

Requisitos do cargo de Juiz

Para se candidatar ao cargo, é preciso ser bacharel em Direito, com no mínimo três anos de formação.

Além disso, é necessário que o candidato tenha três anos de atividade jurídica até a data da inscrição definitiva.

O edital exige ainda que o candidato tenha idade mínima de 21 anos e de no máximo 65 anos de idade na data da posse.

Etapas do concurso

A avaliação dos candidatos será feita a partir da aplicação de uma Prova Objetiva composta de 100 questões distribuídas em três blocos de disciplinas com peso 1 cada. Esta etapa é de caráter eliminatório e classificatório.

As questões versarão sobre conhecimentos das disciplinas abaixo listadas:

BLOCO I
Direito Civil
Direito Processual Civil
Direito do Consumidor
Direito da Criança e do Adolescente

BLOCO II
Direito Penal
Direito Processual Pena
Direito Constitucional
Direito Eleitoral

BLOCO III
Direito Empresarial
Direito Tributário
Direito Ambiental
Direito Administrativo
Organização Judiciária do Ceará

A prova objetiva seletiva terá a duração de 5 horas. Sua data ainda será definida.

Para ser considerado aprovado, o candidato deverá alcançar, no mínimo, 30% das questões de cada bloco e o mínimo de 60% do total da prova.

Serão classificados para a próxima etapa os 200 melhores classificados, caso o certame tenha até 1.500 inscritos, ou os 300 de melhor posição caso o número de inscritos supere esse limite.

Prova Discursiva

A segunda etapa do concurso é constituída de duas provas discursivas. A primeira prova discursiva será composta de 4 questões, que devem ser respondidas em até 30 linhas cada.

Duas são relativas a Noções Gerais de Direito e Formação Humanística e outras duas questões sobre pontos específicos do programa para juiz substituto estadual.

Na parte de Noções Gerais e Formação Humanística serão cobrados conhecimentos nas áreas de Sociologia do Direito, Psicologia Judiciária, Ética e Estatuto Jurídico da Magistratura Nacional, Filosofia do Direito, Teoria Geral do Direito e da Política.

Já a segunda prova será Prática de Sentença que exigirá conhecimento em quaisquer das áreas de conhecimento. Serão duas sentenças: uma sentença cível e outra criminal.

Ambas as provas são de caráter eliminatório e classificatório e as questões possuem peso 3.

Será permitido, para esta prova, a consulta à legislação não comentada ou anotada. A elaboração das sentenças deverá ser feita no limite máximo de 120 linhas cada.

A prova discursiva e as provas de sentença serão avaliadas numa escala de 0 a 10 pontos. Para não ser eliminado, o candidato deverá alcançar o mínimo de 6 pontos em cada uma das provas.

Etapas seguintes

concurso tj ce

Prova Oral

A prova oral terá duração máxima de 20 minutos. Os candidatos serão arguidos pela banca examinadora, a respeito de ponto extraído do conteúdo programático.

O ponto tema da prova oral deverá ser sorteado com a antecedência mínima de 24 horas da realização do exame. Nesta fase não será permitida a consulta a nenhum tipo de material.

Cada examinador atribuirá ao candidato uma nota entre 0 e 10 pontos, sendo necessária a nota final mínima de 6 pontos para a aprovação nesta fase.

Cursos Concurso TJ CE Juiz

Gostou desta oportunidade e quer começar a se preparar agora mesmo para este concurso? Clique na imagem abaixo e confira os cursos específicos para este concurso e reforce seus estudos.

CURSOS PARA CONCURSO TJ CE JUIZ

♦Informações do Concurso TJ CE
►Data: 1º de julho de 2018
►Vagas: 50 vagas
►Remuneração inicial: R$ 26.125,17
►Banca: Cespe/Cebraspe
►Escolaridade: Ensino Superior
►Cursos Estratégia Concursos: CURSOS TJ CE JUIZ
►Edital : Edital do Concurso TJ CE JUIZ 2018//Retificação de edital TJ-CE 

Fernando Brito
Ascom Estratégia
[email protected]


Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no ícone abaixo

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.