Aprovada em 1º lugar no concurso da ELETROBRAS para Engenheiro Ambiental
Concursos Públicos
“Acho que o principal erro foi desacreditar da minha capacidade ao comparar a minha disponibilidade de tempo com a de outros concurseiros que se dedicam exclusivamente a estudos. E diria que o principal acerto foi a persistência e a identificação e enfrentamento das minhas fragilidades.”
Confira a nossa entrevista com Morganna Werneck Capodeferro, aprovada em 1º lugar no concurso da ELETROBRAS para Engenheiro Ambiental:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Morganna Werneck Capodeferro: Sou Morganna, engenheira ambiental, tenho 30 anos e sou nascida e criada no Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Morganna: Tomei essa decisão há cerca de dois anos após terminar meu mestrado e passar por uma experiência profissional em ambiente privado. Com essa experiência conclui que meu perfil de trabalho não era condizente com o ambiente corporativo privado.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Morganna: Sim, costumava estudar após o expediente de trabalho e pelo menos um dos dias dos finais de semana. Confesso que não é uma rotina fácil.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Morganna: Fui aprovada no concurso do Imbel, em formação de cadastro reserva para engenheiro de meio ambiente; para o cargo de analista ambiental do Ibama, em terceiro lugar, e recentemente no concurso da Eletrobrás, para engenheiro ambiental. Pretendo continuar estudando para concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Morganna: Mantive uma vida social razoavelmente ativa durante a preparação para os concursos. Acho importante ter momentos de descontração, já que a vida de concurseiro, especialmente de quem concilia com trabalho, é muito estressante. Como não sabemos quando seremos aprovados e por quanto tempo estaremos nesse processo de preparação fica complicado se privar totalmente da vida social.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Morganna: Fui casada durante grande parte do meu processo de preparação, mas sem filhos. Meus familiares e amigos entenderam minha decisão; não sofri julgamentos, mas também não tive muita ajuda, foi uma trajetória mais solitária mesmo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Morganna: Estudei por cerca de 3 meses para o último concurso em que fui aprovada, que foi o período que tive entre a última prova que havia realizado. A vontade da aprovação deve ser o maior aliado para manter a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Morganna: Usei materiais do Estratégia que havia adquirido para o concurso da Petrobrás (para as matérias em comum, é claro) e materiais disponibilizados gratuitamente no Youtube. Gosto de assistir primeiro às videoaulas para ter uma primeira ideia da matéria e depois seguir para os PDFs ou qualquer que seja o material impresso.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Morganna: Conheci o Estratégia Concursos logo que comecei a estudar para concursos, por meio das videoaulas disponibilizadas no Youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Morganna: Como desde o início me baseei nos materiais disponibilizados pelo Estratégia gratuitamente, não sei julgar a melhora que obtive com o uso do material. Certamente o que me ajudou muito na mais recente aprovação foram as aulas de “Reta Final” de Português específicas para a banca (no caso, Cesgranrio).
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Morganna: Não estudava muitas horas por dia por falta de tempo. Sempre estudei cerca de três horas por dia. Confesso que sempre tentei fazer um plano de estudos, mas nunca consegui segui-lo, então acabava estudando o conteúdo que conseguia, a depender da minha disponibilidade e disposição no dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Morganna: Revisava os conteúdos por meio de esquemas e questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Morganna: Considero a resolução de questões fundamental, não só para relembrar e fixar as matérias, mas para entender como a banca cobra o conteúdo. Não sei precisar quantas questões fiz durante minha preparação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Morganna: Sempre tive mais dificuldade nas matérias de Direito e Administração por não ser minha área de formação. Algo que me ajudou muito foi assistir a videoaulas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Morganna: Na semana anterior à prova foquei em revisar os assuntos que sabitamente eu tinha mais dificuldade de fixação e na véspera da prova assisti a vídeos de “Reta Final” específicos para a banca.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Morganna: Acho que o principal erro foi desacreditar da minha capacidade ao comparar a minha disponibilidade de tempo com a de outros concurseiros que se dedicam exclusivamente a estudos. E diria que o principal acerto foi a persistência e a identificação e enfrentamento das minhas fragilidades.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Morganna: Certamente, após o resultado do meu primeiro concurso. A principal motivação para seguir foi a certeza do que queria para a minha carreira profissional.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Morganna: Aconselharia a começar a estudar da forma que entenderem como correta, sem buscar “receitas prontas”; acredito que cada um tem sua própria forma de aprender e de fixar o conhecimento. A primeira prova é sempre um bom termômetro para medir se esse método de estudo está funcionando. Se o resultado for muito aquém do esperado, reavalie sua estratégia. Isto aconteceu comigo! Além disso, não desista! Concurso é treino, cada prova é um exercício não só de conhecimento, como de resistência, de estratégia de elaboração de prova e de gerenciamento de tempo.