Aprovado em 13º lugar no concurso SEFAZ PE para o cargo de Assistente de Apoio Administrativo ás Atividades Fazendárias
Concursos Públicos
“Acredito que o diferencial do Estratégia está na qualidade e organização da plataforma online, com grande quantidade de matérias, ótimos professores e material sucinto. Gostei também do suporte a eventuais problemas. Quando precisei, foram resolvidos de forma rápida.”
Confira nossa entrevista com Caio Ferreira, aprovado em 13º lugar no concurso SEFAZ PE para o cargo de Assistente de Apoio Administrativo ás Atividades Fazendárias:
Estratégia: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Caio Ferreira: Nasci em Petrolândia, PE, mas moro em Recife, tenho 35 anos e sou formado em Engenharia Eletrônica, com mestrado em Engenharia da Computação.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Caio: Trabalhei sim na minha carreira, principalmente como pesquisador, mas também na área de perfuração offshore, embarcando em navios de exploração de petróleo. Ainda, empreendi em área não correlata por 7 anos e durante a pandemia decidi dar essa guinada profissional em busca de maior estabilidade financeira.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Caio: Maior atrativo foram os salários e a possibilidade de ter maior flexibilidade de horário em alguns cargos e funções da área fiscal, assim como maior afinidade por apresentar matérias da área de exatas.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Caio: Decidi estudar para valer após decidir sair da empresa da qual era sócio, no meio de 2021. O dinheiro que obtive da venda e o fato de ter retornado à casa dos meus pais me deu maior tranquilidade para somente estudar e apesar de estar cursando faculdade de Direito em paralelo, tenho conseguido dedicar cerca de 6 horas diárias às matérias dos editais, em média.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Caio: No momento, somente para os cargos de nível superior, na posição 74, e médio, na posição 13, para área administrativa do concurso da Sefaz-PE e recentemente consegui livrar o ponto de corte para o concurso da Sefaz-BA, após algumas tentativas para cargos de auditoria.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Caio: Tenho estudado por enquanto sem edital ou concurso específico em mente, somente tentando cobrir as matérias básicas com as quais nunca tinha tido contato, principalmente a parte de Direito. Realmente há períodos de muita dificuldade para manter o foco e a disciplina, mas tento equilibrar o estudo com atividades físicas e de lazer, e tendo paciência com o processo de aprendizado, sem me cobrar resultados rápidos de forma excessiva.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Caio: Tenho alguns familiares e amigos que já tentam ou tentaram estudar para concursos e sempre foi o curso a que todos se referiam.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Caio: Acredito que a qualidade e organização da plataforma online, com grande quantidade de matérias, ótimos professores e material sucinto. Gostei também do suporte a eventuais problemas. Quando precisei, foram resolvidos de forma rápida.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Caio: Recomendaria sim.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você? Videoaulas, PDFs, livros?
Caio: Prefiro material escrito de maneira geral, mas principalmente para contabilidade tenho recorrido às videoaulas do Prof. Silvio Sande.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Caio: Tento estudar pelo menos 6 horas diárias.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Caio: Sim, estudo várias matérias ao mesmo tempo, de maneira cíclica. O que tem me ajudado bastante é ter um acompanhamento profissional para direcionamento dos estudos, fazer resumos em documentos no computador, separados por matéria, resolver as questões ao final dos pdfs, fazer revisões periódicas, a cada 3 aulas, em média, usando os resumos. A cada revisão tentar resolver mais questões, rever aquelas que errei e melhorar o resumo. Ainda, cronometrar o tempo para cada atividade, tentando não ultrapassar muito o previsto e não me deter no assunto, mesmo que não esteja entendendo inicialmente. O importante é avançar e fazer as revisões para tirar dúvidas mais adiante. Mais adiante acredito que o foco será maior em resolver mais questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Caio: Por enquanto, maior dificuldade tenho tido em Direito Civil pela grande quantidade de detalhes. Ainda não encontrei um modo de aumentar a porcentagem de acertos na resolução de questões, mas também não cheguei a terminar todo o conteúdo.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Caio: Namoro e não tenho filhos. Todos ao meu redor têm me apoiado bastante e dado todo o suporte possível, seja me dando tranquilidade, paz, tempo livre para me dedicar, seja me incentivando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Caio: Tenho diminuído a vida social, mas não abdicado totalmente. Por enquanto, não senti a necessidade de me dedicar totalmente ao estudo, e caso faça isso agora, acho que mais me prejudica. Talvez quando me sentir mais competitivo passe algum período com foco total, principalmente em pós-edital.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Caio: Por enquanto, meu foco total é na área fiscal, eventualmente de controle. O concurso da Sefaz-PE não considero como aquele que almejo, mas acredito ser um ótimo cargo para conciliar com os estudos, principalmente pela carga horária de 30 horas semanais. Não tenho por enquanto um concurso específico dos sonhos, mas agora diria que o mais próximo disso seria o da Receita Federal ou para auditoria da própria Sefaz-PE.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Caio: Sendo sincero, não mudei o foco da programação de estudos que estava seguindo para fazer a prova da Sefaz-PE. Somente no dia anterior à prova que fiz uma maratona de videoaulas de Administração Geral disponíveis no Youtube, já que havia muitas questões dessa matéria e não havia tido contato com ela anteriormente.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Caio: Sensacional. Muito positivo saber que o aprendizado tem dado certo e está dando frutos. Dá ainda mais motivação de seguir adiante.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Caio: Na semana anterior, continuei os estudos normalmente e passei a véspera assistindo videoaulas de revisão, tantas quanto pude.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Caio: Como acerto, fazer resumos no computador, pois dá maior liberdade e facilidade de edição e pesquisa, fazer revisões periódicas e não permanecer muito tempo na mesma matéria, mesmo que avançando sem entender o assunto de início.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Caio: Por enquanto, desistir não é uma opção. Acredito que como comecei a estudar com maior disciplina muito recentemente, estou tentando manter a paciência e ter compreensão com o processo de aprendizado para ter bons resultados nessa área tão concorrida como é a fiscal.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Caio: Acredito que os salários muito atrativos, a valorização da carreira e programação de estudo que sinto estar dando resultados.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Caio: Aconselharia a tentar alinhar expectativas, manter um cronograma de estudos compatível com suas possibilidades, sem radicalizar por longos períodos, fazer investimento em bons materiais e, se possível, em algum serviço de acompanhamento de estudos e não focar somente em um concurso específico, mas estar aberto a outras possibilidades.