Aprovada em 2º lugar no concurso Companhia Docas da Paraíba, para o cargo de Assistente administrativo
Concursos Públicos
“Eu gosto muito do material em PDF do Estratégia, acho que é um diferencial. Completo, atualizado, organizado e esquematizado. “
Confira nossa entrevista com Renata Kelly Pereira da Silva, aprovada em 2º lugar no concurso Companhia Docas da Paraíba, para o cargo de Assistente administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Renata Kelly Pereira da Silva: Sou natural de João Pessoa – PB, formada em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tenho 29 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Renata: A não identificação com a carreira acadêmica e industrial da minha área. Meu namorado já estudava para concursos e vi que essa também seria a minha escolha. Quando comecei estava finalizando o mestrado, etapa entre qualificação e defesa da dissertação, quando foi escolhida a banca para o concurso da UFPB/2018, na minha cidade natal, meu primeiro concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Renata: Quando comecei eu estava finalizando o mestrado, estava na etapa de correção da dissertação, então tinha bastante tempo livre, mas após o mestrado eu estava 100% para os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Renata: Fui aprovada na Companhia Docas da Paraíba, Assistente administrativo, 2º lugar e classificada dentro do Cadastro Reserva na Câmara de Mamanguape para o cargo de Agente administrativo em 20º lugar. Pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Renata: Sou muito caseira, mas não era muito de perder as saídas com os amigos e família, já que eram pontuais e esporádicas.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Renata: Não sou casada e não tenho filhos. Sim, tenho muito apoio dos que me cercam, principalmente namorado, amigos e família. Eles são indispensáveis nessa caminhada. Desde o apoio para esquecer o mundo dos concursos, ao apoio para não desistir da prova que ainda não foi feita, ou até um puxão de orelha por procrastinar demais…
Tenho amigos e namorado concurseiros e a nossa troca é muito válida, conversar sobre os concursos que estão abertos, sobre métodos de estudos, bons materiais, sobre a ótima promoção para renovar a assinatura, sobre cansaço, medo de nunca conseguir, comemorar as aprovações e juntar os cacos após as reprovações… Apesar do estudo ser bem solitário, a jornada não precisa.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Renata: Comecei a estudar para o último concurso da UFPB para o cargo de Assistente Administrativo, estudei por cerca de 5 meses e não consegui êxito por 1 questão, doeu, machucou, mas segui. Naquele ano ainda fiz mais 2 concursos com assuntos semelhantes e também não obtive êxito.
No ano seguinte eu resolvi estudar para minha área do concurso fim, área fiscal, e só me inscreveria para outra área se aparecesse algum que não me desviasse das já inúmeras disciplinas que estava estudando. Assim fiz mais 3 concursos, já cheguei a errar 3/60 e ainda não tinha obtido o êxito da aprovação dentro das vagas, até que surgiu o concurso da Companhia Docas da Paraíba, que só havia uma lei específica que não tinha tido prévio contato.
Então para esse concurso foi uma bagagem de 3 anos e mais algumas questões e simulados da banca específica desse concurso. Eu mantenho a disciplina focando no que eu quero, nos meus sonhos. Tem que acreditar no processo, e quando cansar saber a hora de desacelerar, mas nunca desistir.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Renata: Nunca fiz uso de aulas presenciais. Fiz a aquisição de alguns livros para disciplinas mais pontuais, que tenho mais dificuldade e preciso me aprofundar, como português.
Sempre começo por PDF, e vou vendo se evolui, se consigo ter um bom rendimento, para mim é a melhor opção benefício/tempo, é mais completo e mais rápido de avançar nos assuntos. Na parte de legislação e contabilidade, sinto que tenho mais facilidade de pegar o assunto com videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Renata: Por indicação do meu namorado, que já assinava e sempre me falou bem do material.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Renata: Eu gosto muito do material em PDF do Estratégia, acho que é um diferencial. Completo, atualizado, organizado e esquematizado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Renata: Tive muitas etapas durante meu estudo. Em geral, me organizo aos domingos e esse planejamento prévio sempre faz diferença na minha semana. Estudo entre 3 e 5 h/dia, faço atividade física no mínimo 3x na semana, além de alguns outros compromissos.
Costumo ver teoria e exercícios na mesma sessão de estudos. Rendo melhor quando intercalo áreas diferentes, prefiro ciclo de estudos a algo mais engessado. Faço sessão de estudos de 1 hora, em média. E, sempre que possível, gosto de começar revisando para já entrar no clima. Mas quando bate a preguiça, gosto de começar respondendo questões, é ótimo para acordar.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Renata: Diferentes disciplinas, diferentes modos de revisar, mas os slides se destacam nessa hora. Em um primeiro contato eu gosto sempre de escrever, escrever me prende a atenção e eu consigo pegar mais fácil, depois eu destaco as partes mais importantes e é um meio de eu revisar depois. Gosto de fazer assim com as legislações.
Já em exatas e português eu uso mapas prontos e só acrescento algumas informações pertinentes que vejo quando resolvo questões. Quando aproxima a data do concurso gosto de preparar simulados, acho que é legal preparar-se para o tempo da prova, até cartão resposta imprimo para ficar mais real.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Renata: No final o que devemos é acertar questão. Então eu adiciono exercícios desde o primeiro contato, mesmo errando eu tenho contato com os assuntos e fica mais fácil fazer o resgate enquanto estou vendo a teoria. Ao longo dos meus anos de estudo eu fiz mais de 30 mil questões, sem contar as do pdf, simulados impressos…
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Renata: Português e contabilidade. Muito treino, muitas questões e paciência.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Renata: Revisei os assuntos que caiam na prova, fiz simulado dia sim, dia não. E fiz um cartão decoreba com minhas apostas para a prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Renata: Acho que medo de nunca conseguir passar em coisa alguma. O fato de ter batido na trave me deu uma esperança que sumiu nos concursos seguintes. Acho que devo confiar mais em mim.
Acho que o melhor acerto é confiar na rotina, o rendimento nas questões diz muito sobre o estudo, é tijolinho por tijolinho. No concurso que fui aprovada muito do resultado foi de bagagem. Mais do que estudar para a banca x, y, o mais importante é saber o assunto, depois direciona para a banca para entender o perfil de cobrança.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Renata: Pensei muito em desistir, mas não quero perder tudo que estudei até hoje. Continuarei estudando para o cargo que eu almejo. Minha principal motivação é ter mais estrutura para formar minha família, casar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
“Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!” do Mario Sergio Cortella ♥
É aquela 1 hora de estudo em um dia que você faria 0h que pode fazer diferença, é construir aos poucos.