Artigo

Oficial Temporário da Marinha: Tudo sobre o Processo Seletivo.

Oficial Temporário da Marinha: Tudo sobre o Processo Seletivo

A sua oportunidade de ingressar na Força

Olá, concurseiros!! Semana passada, eu e o Capitão-Tenente Alan Hirt mostramos a vocês as vantagens de ser um Oficial Temporário da Marinha do Brasil.
Pois bem, dando continuidade ao nosso trabalho, hoje falaremos sobre o último processo seletivo, o qual ainda encontra-se em andamento (inscrições encerradas), com provas no dia 04 de março: Trata-se do Aviso de Convocação nº 5 de 2017, disponível em https://www.marinha.mil.br/com1dn/servico-militar.

Como você já sabe tudo sobre remuneração e vantagens (caso não saiba, dê uma olhada no nosso último artigo), vamos falar agora dos locais de trabalho.
As Organizações Militares (OM) da Marinha do Brasil (MB) estão espalhadas pelo nosso país, porém, a maior concentração é aqui no Rio de Janeiro. Cada região (não é a geográfica) do país possui um Distrito Naval (DN) responsável, totalizando 9 DN. Observem no mapa como é feita essa divisão:

Assim, caso esteja interessado em prestar esse concurso, você deverá acompanhar a página do DN da sua região, se quiser servir nesta. Nada impede que um concurseiro do RS preste prova pelo 1ºDN, mas deverá saber que servirá nas OM do 1º DN (localizadas no RJ e ES, basicamente).

Dessa forma, é só você acompanhar por ali as chamadas para os Processos Seletivos (PS). A boa notícia é que nós acompanharemos para você e o avisaremos sempre que forem lançados novos PS.

 

Sobre o Processo Seletivo (PS)

Antes de 2016, o processo seletivo contava basicamente com uma prova de títulos e uma entrevista. Ocorre que no ano de 2016 ele passou a contemplar uma prova objetiva (PO) com 50 questões, valendo 2 pontos cada, contemplando as disciplinas de Português e Conhecimentos Navais (ou profissionais – para área de medicina), com 25 questões de cada uma das duas disciplinas. O tempo para a realização da prova é de 3 horas.

Antes de falarmos sobre as disciplinas em si, precisaremos esclarecer uma coisa: os PS são divididos em dois. Existe um PS somente para nível superior da área de medicina (o último foi o PS 06/2017, com inscrições também encerradas) e outro para nível superior das áreas de saúde, apoio à saúde, técnica, magistério e engenharia.

Dessa forma, a parte de conhecimentos profissionais/navais varia da seguinte forma:

Medicina: De acordo cada especialidade de medicina;

Saúde, apoio à saúde, técnica, magistério e engenharia: A prova de conhecimentos navais é composta das seguintes disciplinas: Organização Básica da Marinha; Estratégia Nacional de Defesa; Estatuto dos Militares; Tradições Navais; História Naval; Emprego permanente do Poder Naval;

Inspetor Naval: Assuntos Marítimos (Normas da Autoridade Marítima Brasileira).

 

Como já mencionamos, o PS de 2017 para Oficiais está em andamento, com inscrições encerradas em meados de Dezembro. As provas serão realizadas, em todo o território nacional, na data de 04MAR2018. No momento há um processo seletivo aberto para Praças, com  inscrições abertas até 12FEV18. Falaremos sobre o PS para Praças Temporários em um próximo artigo.

De acordo com o último edital (NOV/17) para Oficiais:

“O processo seletivo será constituído das seguintes Etapas:

1ª Etapa: Prova Objetiva (PO) – eliminatória e classificatória;

2ª Etapa: Verificação de Dados Biográficos (VDB) e Verificação Documental (VD) – eliminatória;

3ª Etapa: Inspeção de Saúde (IS) – eliminatória;

4ª Etapa: Prova de Títulos (PT) – classificatória;

5ª Etapa: Designação à incorporação; e

6ª Etapa: Incorporação.”

Serão considerados eliminados na PO os voluntários que:

  1. a) obtiverem nota inferior a 50 (cinquenta), em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem); e
  2. b) não se classificarem entre as maiores notas, até o limite correspondente a 03 (três) vezes o número de vagas estabelecidas, considerando-se os empates na última posição.

Na prova de títulos, os candidatos poderão obter a seguinte pontuação:

                                                                                                                                                                                                                                                                  

Ou seja, temos um total de 100 pontos para a prova escrita e mais 100 para a prova de títulos, totalizando 200 pontos no concurso.

 

Vagas

 

Cada DN demandará as especialidades separadamente, ou seja, nem todos os DN ofertarão vagas para todas as áreas. Vamos tomar como exemplo o 1ºDN, que geralmente oferta mais vagas. As vagas demandadas foram:

  1. a) Para a área de Medicina:

  1. b) Para a área de saúde, apoio à saúde, técnica, magistério e engenharia:                                                                             

Perceberam quantas oportunidades para diferentes áreas a Marinha costuma abrir? Essas vagas são somente as do 1ºDN, ainda temos para mais 8 DN. É claro que a maioria das vagas são para o 1º DN, mas existem excelentes oportunidades espalhadas pelo nosso país.

Abaixo temos um quadro resumo sobre a quantidade de vagas ofertadas por todos os DN, para os diversos cargos acima (2017) – Exceto os de medicina:

E aí, acharam interessante? Para os concurseiros é uma oportunidade única, pois alia uma excelente remuneração ao apoio dado pela Instituição (Veja nosso último artigo).

Caso já tenha feito sua inscrição, não deixe de adquirir os Pacotes do Estratégia que nós, juntamente com o Professor Décio Terror, preparamos para essa prova. Eles congregam a nossa experiência como Oficiais com o conhecimento técnico, além de muitos esquemas, mapas mentais e muitos exercícios resolvidos para você treinar!

Segue o link do curso: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/marinha-do-brasil/

Em breve traremos um artigo sobre o processo seletivo para Praças RM2, o qual encontra-se com inscrições abertas até 12FEV18. Trata-se de uma excelente oportunidade para os concurseiros que estão na luta por um emprego mas querem continuar a estudar. Também elaboramos um curso para esse Processo Seletivo, a fim de facilitar os seus estudos.

Segue o Link do curso: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/marinha-do-brasil/

Não perca essa oportunidade de se tornar um Oficial/Praça da Marinha do Brasil!

Sustentai o fogo que a vitória é nossa! Grande abraço!

Luiz Felipe da Rocha / Alan Hirt

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa Tarde! Eu gostaria de dar uma sugestão também... Eu prestei a prova ano passado e sou formado pela EFFOM( Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante), no caso, meu quadro é pouquinho diferente pois cai a parte de NORMAM (norma da autoridade marítima) esse conteúdo é praticamente impossível de encontrar em apostilas ou cursos... Nenhum cursinho oferece isso. O conteúdo é bem mais extenso quando somado (Formação militar naval + Português) por conta disso eu gostaria de pedir a vocês que tivessem também aulas e professores dessa parte. Outra coisa que a partir do momento que tiver aulas sobre isso o Estratégia Concurso também terá aulas a respeito de outro concurso da Marinha que é o Quadro Técnico - Segurança do Trafico aquaviário que também não há cursinho no Brasil que ofereça esse tipo de conhecimento e o material disso está gratuitamente na internet porém extremamente extenso. Cada norman tem em média 450 páginas o que torna o estudo infernal. Desde já agradeço a compreensão.
    BRUNO CARVALHO em 03/08/18 às 13:24
  • Valeu, Alexandre! Já atualizamos!
    Luiz Felipe Da Rocha em 28/01/18 às 04:58
  • Oi! Faltou no texto divulgar vaga de Comunicação social.
    Alexandre em 27/01/18 às 20:20