Aprovada em 1º lugar no concurso IBGE nos cargo de Agente Censitário Municipal, Supervisor e Administração e Informática
Concursos Públicos“O concurso público é uma grande oportunidade principalmente pra quem como eu está desempregado. É um projeto a longo prazo, mas vale a pena, não desista.”
Confira nossa entrevista com Priscila Vargas, aprovada em 1º lugar no concurso IBGE nos cargo de Agente Censitário Municipal, Supervisor e Administração e Informática:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Priscila Vargas: Minha formação é o ensino médio completo, sou de Itaperuna, interior do Rio de Janeiro e tenho 38 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Priscila: Fiquei desempregada e o concurso público era uma oportunidade de ter estabilidade e um salário melhor.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Priscila: Eu não trabalhava, me dedicava integralmente aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Priscila: Fui aprovada em 5º lugar (ampla concorrência) região 07 Técnico médio da DPE-RJ, 8º lugar (hipossuficiente) Técnico administrativo MPRJ, 2º lugar (hipossuficiente) / 32º lugar (ampla concorrência) Técnico atividade judiciária do TJ-RJ, 1º lugar Agente censitário administração e informática – ACAI IBGE, 1º lugar ACM/ACS IBGE. E pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Priscila: Durante a preparação estudava todos os dias, no entanto, com menos intensidade nos fins de semana, pois separava esses momentos para dar atenção à minha família e também ter um pouco de lazer. Tudo de forma equilibrada.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Priscila: Sou divorciada e tenho 2 filhos. Minha família e meus amigos me incentivaram muito a estudar. Mas foram meus pais, meus filhos, meu irmão e meu namorado que me apoiaram a estudar. Me ajudando, me dando o suporte necessário e me animando quando pensava em desistir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Priscila: Para o último concurso eu estudei por 4 meses. A vontade de ficar em 1º lugar era o meu maior incentivo a continuar disciplinada.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Priscila: Assisti às videoaulas, li os PDFs, fiz todos os simulados e as rodadas avançadas. Acredito que os simulados e as rodadas avançadas foram uma grande vantagem na minha preparação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Priscila: Por meio de uma aula no YouTube do Estratégia. Antes de vocês lançarem o Corujinha Social, eu estudava pelas aulas ao vivo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Priscila: A grande diferença que senti foi no PDF, ele era detalhado e explicava muito bem a matéria com muitos exemplos e questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Priscila: No início, estudava 3 matérias por dia. Hoje, estudo em média 8 matérias por dia, acho que umas 7 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Priscila: Faço revisões a cada 3 aulas do curso, foi a única forma de revisão que consegui me adaptar. Se a matéria for nova, leio meus resumos ou os grifos do PDF, caso eu conheça melhor a matéria prefiro revisar as questões que errei.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Priscila: Acho muito importante fazer questões. Sempre fiz todas as do PDF e também as do site estratégia questões, principalmente perto do dia da prova. Não lembro quantas fiz, mas sei que foram muitas
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Priscila: Minha maior dificuldade foi na matéria de administração. Fazer muitos exercícios me ajudou a entender a matéria melhor e perceber como ela é cobrada nas provas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Priscila: Na semana que antecedeu a prova fiz os simulados e as rodadas avançadas, assisti a hora da verdade e as maratonas como forma de revisão. Na véspera da prova eu assisti o aulão de véspera e revisei minhas anotações do caderno de erros.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Priscila: Meu erro era que no início fazia resumos muito grandes, queria entender tudo já na primeira aula e não fazia revisões. Meu acerto foi começar a fazer revisões e ter um caderno de erros.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Priscila: Pensei várias vezes em desistir. Minha família foi o principal motivo para eu não desistir, pensar no que poderia fazer por eles foi meu maior incentivo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Priscila: O concurso público é uma grande oportunidade principalmente pra quem como eu está desempregado. É um projeto a longo prazo, mas vale a pena, não desista.