Aprovado em 1° lugar no concurso da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Concursos Públicos
“Fazendo UBER eu comprei um segundo celular, pois enquanto eu estava dirigindo, um celular estava ligado no aplicativo e o outro estava ligado na videoaula que eu escutava através de fone sem fio e nos intervalos entre uma viagem e outra, quando estava parado, estudava pelos PDFs que baixei no celular.”
Aglailson Junior, aprovado em 1º lugar no concurso da Universidade Federal Rural de Pernambuco:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Aglailson Junior: Me formei em técnico de contabilidade em 1999. Atualmente tenho 39 anos e sou natural de Vitória de Santo Antão – PE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Aglailson: Passei 20 anos de minha vida na informalidade trabalhando como vendedor de livros. Desde 2001 viajei pelos 9 estados da região nordeste e também no estado do Pará na região norte. Então chega uma hora que você cansa e eu já vinha querendo mudar de vida, estava querendo estabilidade e segurança financeira quando, em 2019, vi que havia sido publicado edital da UFPE para técnico administrativo. Foi aí que uma luz ascendeu pra mim. Me inscrevi para assistente administrativo e técnico em contabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Aglailson: Como já relatei, quando comecei a estudar para os primeiros concursos em 2019 eu viajava vendendo livros. Meu trabalho era nas escolas diretamente com os professores. Então quando me deslocava de minha cidade para outras cidades e estados, muitas vezes até 700 km de distância, aproveitava a viagem e colocava as vídeos aulas que havia baixado no celular para escutar no percurso que muitas vezes durava 5, 6 e até 8 horas. Então veio a pandemia e parei de viajar, pois não havia aula nas escolas, consequentemente não tinha como trabalhar. Depois disso, em novembro de 2020 passei a trabalhar como UBER, trabalho que exerço até hoje. Foram muitas dificuldades, fazendo UBER eu comprei um segundo celular, pois enquanto eu estava dirigindo com um celular estava ligado o aplicativo e o outro estava ligado na vídeo aula que eu escutava através de fone sem fio e nos intervalos entre uma viagem e outra quando estava parado estudava pelos PDFs que baixei no celular.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Aglailson: Desde que comecei a estudar em 2019 fiz cerca de 12 concursos, em todos fui aprovado, porém em posições muito distantes das vagas, consequentemente nunca chequei a ser homologado. Ano passado (2021) fiz o concurso da UFRN pra técnico em contabilidade, fiquei em 12°, homologaram até o 9°, fiquei de fora. Em dezembro também de 2021 fiz IFCE também pra técnico em contabilidade, fiquei em 6°, homologaram até o 5°, mais uma vez fiquei de fora. E graças ao Papai do céu e ao Estratégia Concursos esse ano consegui a tão sonhada aprovação, 1° lugar UFRPE – Técnico em Contabilidade. Se vou continuar estudando? Claro que sim, agora que consegui subir um degrau na minha vida profissional pretendo ir além.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Aglailson: Minha vida social era muito regrada, nunca fui muito de festas, então já aproveitava o ensejo e sempre dava a desculpa que não queria sair porque iria ficar estudando, o que era verdade.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Aglailson: Sou casado há 18 anos, tenho um casal de filhos e uma neta. Minha família sempre me apoiou nos estudos e me deu força, o que aumentava a minha responsabilidade em dar uma resposta positiva pra eles. Então a cada reprovação eu me sentia muito mal, mas nunca baixei a cabeça e seguia sempre em frente rumo ao meu objetivo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Aglailson: Como eu já vinha em uma crescente dentro da minha área, pois fiz IFRN em julho de 2021, IFCE em dezembro de 2021, então a prova para UFRPE foi em fevereiro de 2022 aí foi só manter o ritmo de estudos, já que os concursos anteriores tinham praticamente o mesmo conteúdo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Aglailson: Desde que iniciei os estudos para concursos sempre utilizei videoaulas e PDF, nunca presencial. Nunca tive dificuldades de me adaptar ao online.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Aglailson: No Facebook e no Youtube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente? (Caso tenha estudado direto conosco, pode pular esta pergunta e a próxima)
Aglailson: Quando iniciei meus estudos comprei 2 pacotes de cursos, um do Estratégia e outro do GRAN CURSOS e logo percebi que o material do GRAN deixava muito a desejar tanto nos PDFs como nas vídeo aulas. Os PDFs muitos resumidos e não havia exercícios, era uma ou outra questão perdida, totalmente o inverso do material do Estratégia, no qual havia uma centena de questões.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Aglailson: Fiz o concurso da UFPE, porém não obtive êxito.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Aglailson: Depois que passei a usar integralmente o material do Estratégia eu comecei uma crescente e a cada concurso eu ia me saindo melhor. Eu revirei os PDFs de frente para trás, utilizei as vídeo aulas e também o aplicativo de questões para celular.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Aglailson: No início eu estudava uma matéria por dia, depois que fui aprendendo fui aumentando meu ritmo ao ponto de na véspera dessa aprovação chegava a estudar em um dia cerca de 5 disciplinas. Como eu trabalhava como UBER, quando estava dirigindo escutava as vídeo aulas pelo fone de ouvido e quando estava sem corrida eu lia os PDFs, então eu passava quase o dia inteiro em contato com as matérias. Das 7 da manhã às 6 da tarde no trabalho e à noite das 19h às 22h ainda assistia vídeos aulas na TV.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Aglailson: Nunca fiz resumos, revisava relendo os PDFs e assistindo as aulas das disciplinas que eu tinha mais dificuldade. Os únicos resumos que eu fazia era aqueles lembretes que vem em blocos coloridos, minha porta do quarto e banheiro estão de cima a baixo com eles pregados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Aglailson: Resolver questões é primordial, pois através das questões você vai pegando a manha de como as bancas tentam te derrubar. Eu já perdi a conta de quantas questões fiz, só tenho uma certeza: foram milhares.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Aglailson: Minha maior dificuldade sempre foi português e redação. No entanto, nos últimos concursos tenho me saído melhor, pois a didática da professora Adriana Figueiredo é excelente e desde que passei a assistir as vídeo aulas dela melhorei bastante.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Aglailson: Na semana da prova da UFRPE eu intensifiquei bastante os estudos, só havia uma vaga direta, então era tudo ou nada, não havia chance para erro. Me dediquei bastante, parava de trabalhar sempre cedo essa semana e não trabalhei nem sexta nem sábado para me preparar melhor nesses últimos momentos.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Aglailson: Rapaz, nunca fui bom em redação, mas com as dicas do professor Carlos Roberto me dei bem. A prova valia 10 e minha nota na discursiva foi 9, nem eu sei como foi isso, mas graças a Deus e as dicas do professor, aconteceu.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Aglailson: Eu acho que o que tem me atrapalhado bastante é a minha ansiedade. Cheguei a perder questões facílimas porque não terminei de ler todo o enunciado e já ia marcando a alternativa, depois quando ia conferir o gabarito havia um pequeno detalhe no fim do enunciado que fazia toda diferença. Quando aprendi a controlar melhor essa ansiedade fui melhorando meus resultados.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Aglailson: Não, nunca pensei em desistir, na verdade desistir nunca foi uma opção pra mim. Como já citei antes, minha família era minha motivação e eu queria dar essa alegria pra eles e mostrar que quando a gente quer, a gente consegue.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Aglailson: O que eu posso dizer é: Nunca desista de seus sonhos, todo mundo é capaz, só basta querer e correr atrás.