Artigo

O que os aprovados têm em comum?

Olá, querido amigo concurseiro!

Maira Blanes aqui. Muito feliz por estar de volta ao Estratégia Concursos! :D

E voltei para ajudar você a alcançar o seu sonhado cargo público – um projeto que, em regra, demanda esforço e desgaste, tanto físico quanto emocional. Acredite, eu sei pelo que você está passando, pois eu também senti isso na pele.

Aliás, se você ainda não me conhece, deixe-me contar um pouquinho sobre a minha trajetória. Comecei meus estudos em 2003, quando, recém-saída das fraldas, oops, da faculdade, decidi ouvir os conselhos do meu pai e estudar para a Receita Federal (depois descobri que aquela área não tinha nada a ver comigo, o que impactava bastante na minha motivação, mas isso é assunto para outro post). Quando conheci o TCU e sua carreira, me encantei e mudei definitivamente o meu foco – ainda bem, pois precisei ser aprovada no cargo de Auditor Federal de Controle Externo duas vezes! Nesse meio-tempo tive diversas outras aprovações, e exerci os cargos de técnica e analista previdenciária no INSS e analista judiciária no STF antes de assumir o meu cargo dos sonhos no TCU.

Minha jornada concurseira tinha terminado, mas minha história com o fascinante mundo dos concursos estava só começando. Depois da minha segunda aprovação no TCU, fiz minhas formações em Coaching para auxiliar outras pessoas a conquistarem o seu objetivo na carreira pública, assim como eu havia conquistado. Pude então somar as técnicas de estudo que dão resultado, todo o aprendizado da minha bagagem de concurseira (com seus obstáculos e superações) e as ferramentas dessa maravilhosa metodologia de desenvolvimento e resultados que é o Coaching, de modo que criei um método único.

E percebi que a diferença entre os aprovados e reprovados, e ainda entre os aprovados que precisam de árduos anos de estudo e os pontos fora da curva (aqueles raros aprovados em questão de meses), vão além da simples inteligência; um grande ponto que as pessoas de mais sucesso têm em comum é o seu autodomínio emocional, aliado a uma mentalidade vencedora. Essa é a receita que leva a um altíssimo IDI (índice de domínio interior).

Eu imagino que você já tenha ouvido a história de alguém que estava super bem preparado para uma determinada prova, e, chegando na hora, o nervosismo tomou conta, a pessoa ‘travou’, e não conseguiu a aprovação. Talvez você mesmo tenha vivido uma história dessas. Se ainda não conhecia ninguém que tenha passado por essa situação, muito prazer: meu nome é Maira (pois é, eu contei minha história resumidinha lá em cima, mas a verdade é que não fui aprovada ‘de primeira’).

Mas pensa que é só na hora da prova que a falta de controle emocional pode atrapalhar sua vida? Antes fosse! Se você já sentiu ansiedade ou angústia pelo tanto de matéria a estudar, incerteza sobre a sua real capacidade de um dia ser aprovado, insegurança sobre estar no caminho certo, falta de ânimo para retomar os estudos depois de uma reprovação – você já sofreu os efeitos do baixo IDI. Isso sem contar os casos de pessoas que nem começam a estudar ou que não conseguem levar adiante o seu projeto de estudos por medo da reprovação. Tudo isso só acontece porque o controle das emoções e padrões de pensamento não está em dia.

Como eu dizia quando tratava do ponto em comum entre os concurseiros de sucesso, alguns abençoados já vêm com essa configuração ‘de fábrica’ – ou seja, já têm naturalmente um bom domínio do seu estado emocional e uma mentalidade positiva.

A boa notícia é que quem não tem essas características pode, sim, desenvolvê-las. E o resultado, tanto na eficiência e consistência nos estudos quanto na tranquilidade na hora da prova, vai virar completamente o jogo da aprovação a seu favor – além de trazer mais bem-estar e qualidade de vida durante a sua fase de preparação. Parece bom demais para ser verdade? Pode acreditar: essa tem sido minha experiência nos meus atendimentos de Coaching, individuais e em grupo.

E é sobre isso que eu vou falar – e muito! – com vocês aqui no Estratégia a partir de hoje. Fique ligado nos próximos posts, que vem aí uma novidade incrível! :D

Um grande abraço e até breve!

Maira

Siga-me nas redes para ver sempre as melhores dicas para sua aprovação: Instagram, Facebook e Youtube

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.