Artigo

10 temas possíveis redação ENEM 2017 e Semana de Revisão

Olá, pessoal! Tudo bem??

Bom! Quero convidar vocês a participarem das aulas de Revisão para o Enem 2017 que nós vamos realizar durante as duas semanas que antecedem as datas de aplicação das provas. Lembrando que serão dois domingos!

Abaixo você confere a programação das aulas, QUE SÃO GRATUITAS, e logo a seguir vou disponibilizar para vocês o fomulário de inscrição. É rápido, fácil e não custa nada!

Além disso, nesta página eu vou comentar sobre os 10 temas possíveis redação ENEM 2017!

Revisão Enem Grátis – confira a programação

30 de outubro a 3 de novembro

– Espanhol e Inglês
– Literatura e Português
– História e Geografia
– Redação

6 de novembro a 10 de novembro

– Química
– Física
– Biologia
– Matemática

Os 10 possíveis temas para a Redação do Enem 2017

A redação do ENEM é um texto técnico, porque, além de você se posicionar a respeito do tema, você deve passar por alguns critérios de organização textual, critérios estes que não são cobrados em outros gêneros.

Agora, falaremos dos temas para a redação do Enem.

No ano de 2014, houve mais de 500.000 candidatos do ENEM com nota zero na redação. Sabe por quê?

Porque alguns candidatos não leram os textos motivadores! Simplesmente isso!

O tema foi Publicidade infantil em questão no Brasil e muita gente ficou na dúvida se se tratava da publicidade com crianças ou para crianças.

Quem rumou para a primeira opção se deu mal e tomou nota zero!!!!

Isso mesmo! Nota zero!!!!!

10 temas possíveis redação ENEM 2016

À época, o Ministro da Educação concedeu entrevista porque a população e a mídia começaram a cobrar explicações de como tanta gente ficou com zero numa prova de redação!

Assim, ele deu as explicações que lhe cabiam:

O tema de 2013 foi Lei Seca. Essa questão foi muito debatida, muito discutida. A mídia focou muito o tema. O tema agora, publicidade infantil, não é um tema que teve um grande processo de discussão como teve o de 2013″, avaliou o ministro.

“Não diria [que o tema foi] mais difícil, mas sem dúvida, foi um tema que não teve um grau de discussão nacional como o tema de 2013”. O tema de 2013 foi “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, disse ele.

Veja os motivos do zero na redação do ENEM 2014:

  • 217.339 fugiram ao tema “Publicidade infantil em questão no Brasil”;
  • 13.039 copiaram textos motivadores da prova;
  • 7.824 escreveram menos de sete linhas;
  • 4.444 não atenderam ao tipo textual solicitado;
  • 3.362 zeraram por parte desconectada ;
  • 955 por ferirem os direitos humanos;
  • 1.508 tiveram suas redações anuladas por outros motivos.

Fonte: INEP

Assim, saiba que o tema escolhido para a prova deve ser de grande relevância na sociedade brasileira, altamente debatido na mídia e naturalmente tem que ser algum drama vivido pela população em geral.

Lembre-se das palavras do então Ministro da Educação: “O tema agora, publicidade infantil, não é um tema que teve um grande processo de discussão como teve o de 2013″.

A filosofia mudou no ano seguinte e o tema foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Isso foi amplamente debatido, concorda????!!!!

Foram vários os casos de violência contra a mulher amplamente divulgados na mídia, inclusive com personalidades, e isso causou muita comoção na sociedade em geral.

No ano de 2016, o tema foi também altamente debatido pela sociedade. A primeira aplicação versou sobre  “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

A segunda aplicação versou sobre “Caminhos para combater o racismo no Brasil”.

Então, no ano de 2016, a banca explorou o aspecto da intolerância social, tema muito debatido na sociedade e nós sentimos isso de forma clara em nosso convívio social. A mídia relata a todo momento.

Vários são os casos de morte fútil por casos de intolerância. Este tema ainda é importante para a prova deste ano, pois a intolerância está em muitas searas, como no trânsito, na fila do supermercado, na escola, no trabalho.

Porém, para este ano, você poderá lançar mão das intolerâncias vividas na sociedade e muito divulgadas nas mídias para fortalecer argumentos que defendam sua opinião sobre outro tema. Logicamente, tudo dependerá do tema deste ano de 2017.

Então, meus amigos, o tema de 2017 tratará de algum drama social, pois você terá a obrigação de realizar a intervenção: Ora, como intervir em algo que não seja um problema? Assim, a redação trabalhará a sua ação social, o seu ponto de vista crítico.

Então pare com essa ideia de buscar temas longínquos! Os temas possíveis estão muito perto de você! Acredite!

Agora, voltando ao tema de 2014 “Publicidade infantil em questão no Brasil“, só se deu mal quem não leu os textos motivadores, pois são eles que guiam nossa linha argumentativa.

Não precisa ir longe, logo no primeiro texto motivador, o primeiro parágrafo afirmava o seguinte:

A aprovação, em abril de 2014, de uma resolução que considera abusiva a publicidade infantil, emitida pelo Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), deu início a um verdadeiro cabo de guerra envolvendo ONGs de defesa dos direitos das crianças e setores interessados na continuidade das propagandas dirigidas a esse público.”

Assim, logo no primeiro parágrafo, já se deveria saber que o tema tratava de publicidade infantil direcionada às crianças, não simplesmente com a presença delas.

Na boa, o cara que escolheu falar de publicidade com crianças mereceu tomar um zero, fale a verdade?!!

Além disso, o próprio INEP, no guia do estudante, frisa o seguinte:

O candidato deve:

ler os textos motivadores, observando as palavras ou os fragmentos que indicam o posicionamento dos autores“;

identificar, em cada texto motivador, a tese e os argumentos apresentados pelos autores em defesa de ponto de vista“;

Isso significa que, mesmo que o tema seja polêmico, são os textos motivadores que vão induzir o candidato à linha argumentativa, ao que ele realmente deve desenvolver no seu texto.

Mas eu já consigo ouvir a sua voz falando o seguinte: “Terror, pare de embromação e fale logo sobre os temas que podem cair na prova!!!!!!”

Tudo bem, como você pediu, seguem 10 temas possíveis redação ENEM 2017 amplamente debatidos e “sofridos” na sociedade brasileira que podem cair como tema do ENEM 2017:

10 temas possíveis para a Redação Enem 2017

1. A crise hídrica no Brasil

Se este tema não cair na prova, é só porque ele está muito evidente, pois é algo sobre o qual todos falam (e muito). Muita gente ainda sofre tal problema e isso não está nem perto de acabar!

Então, aconselho você a ler mais sobre a falta d’água, as perspectivas para os próximos anos, os problemas causados e, principalmente, o que o Estado e o cidadão podem fazer para minimizar os problemas.

2. A mobilidade urbana: desafios e soluções!

A mobilidade urbana é um desafio para o Estado Brasileiro. São várias as tentativas, mas nada ainda foi efetivamente concretizado para melhorar o deslocamento do trabalhador brasileiro. Isso compromete o desenvolvimento do país! Pesquise mais sobre isso!

3. Envelhecimento da população: sinal de desenvolvimento e desafio para vários campos.

O envelhecimento populacional é reflexo da queda da taxa de fertilidade e do aumento da expectativa de vida do brasileiro, mas também é um desafio para a previdência, para a medicina e para várias outras áreas. Pesquise mais sobre as áreas que podem crescer ainda mais, como a fisioterapia, enfermagem, cuidadores, a relação de trabalho do idoso que quer voltar à atividade, etc.

4. Inclusão social: o direito e o dever na sociedade.

A inclusão social é um direito de cada membro da sociedade e é dever do Estado promovê-la. São várias as políticas de inserção e é relevante você pesquisar sobre isso. Deve-se levantar quais programas do governo estão ativos. Lembre-se dos programas de cotas, o motivo delas e como ocorrem para não errar na argumentação! Lembre-se das Paralimpíadas, das vias de acesso que ainda devem ser melhoradas, a política inclusiva nas escolas.

5. Doenças infecciosas: como a população pode se proteger?

Lembre-se da Dengue, Zica e Chikungunya! Deve-se pensar nos novos casos das doenças, nas campanhas de combate e como conscientizar a população. Além disso, pense nos crescentes casos de microcefalia mesmo que ainda não se tenha certeza sobre sua ligação comprovada com a transmissão do mosquito “aedes aegypti”.

6. O consumismo no Brasil!

Este tema é relevante, porque sempre o estamos vivenciando. É o celular que fica obsoleto quando um mais novo foi lançado, a TV de plasma que já perdeu seu valor por novas de led e assim por diante.

7. Estética e saúde: uso de anabolizantes cresceu nos últimos anos 

Não é errado pensar em se cuidar, em cuidar da beleza e do corpo! Mas se deve ter cuidado quando se usam meios não controlados ou não supervisionados pela ANVISA. São vários os casos de jovens que perderam membros do corpo por uso errado ou excessivo de remédios. Isso leva a um problema de saúde pública e deve ser amplamente supervisionado para evitar mal maior.

8. A sustentabilidade: economia verde e produtividade

Deve-se pensar em como as empresas podem dinamizar sua produtividade poluindo menos. Várias indústrias no país já aderiram à economia verde e há incentivo fiscal para isso. Pesquise bastante para ajudar na sua argumentação!

9. Preconceito: um mal que atinge a todos

São vários os nichos de preconceito no Brasil. Deve-se pensar nas causas e como combater esse problema social. Pesquise as políticas públicas, as legislações que se referem a isso. Mesmo que o tema não seja este, muito provavelmente você terá subsídios para argumentar temas que o tangenciam.

 10. Discurso de ódio na internet: a máscara virtual

A intolerância da qual tratou o tema de 2016 reflete-se muito nos discursos da internet, em que a pessoa se coloca uma “máscara social”, a fim de proteger sua identidade e ter a liberdade de falar de forma ofensiva, agressiva, mesmo sem respaldo argumentativo. A ideia é “botar para fora” todo o preconceito internalizado, o qual “de cara limpa” não teria como se expressar. Pesquise mais sobre isso! Veja mais sobre as notícias falsas colocadas na internet, as quais servem para iludir o público-alvo, debochar de alguém ou simplesmente trazer prejuízo social.

Nossa intenção seria inserir apenas 10 temas, mas não posso deixar de colocar mais um:

A necessidade de combate à homofobia no Brasil

A homossexualidade ainda é crime em mais de 70 países. O Brasil é a nação que mais mata travestis e transexuais no mundo. Estude mais sobre o assunto. Há potenciais chances de cair em prova.

Bom, meus amigos, também faremos uma aula final sobre tudo o que você precisa saber para arrebentar na redação do ENEM 2017. B

Grande abraço a todos!

Décio Terror

Revisão Enem Grátis

Lembrando que a partir de hoje, 30 de outubro, os professores do Estratégia Concursos realizarão uma série de Aulas Gratuitas focadas no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.

revisao enem gratis

Serão duas semanas de aulas de Revisão, com os temas mais importantes e o conteúdos das disciplinas que devem cair na prova do Enem. Além de muito conteúdo, os professores ainda resolverão questões levando em conta o perfil das últimas edições do Exame.

Vai ter aula de Português, Espanhol, Literatura, Filosofia, História e Geografia, Matemática, Química, Física, e muito mais! E o mais legal: é tudo gratuito! Não paga nada para reforçar a sua preparação para o ENEM.

Se você deseja prestar uma boa prova, ter um bom desempenho e ingressar no Ensino Superior, esta então é uma grande oportunidade. SERÃO DUAS SEMANAS DE AULAS GRATUITAS. Todos os dias!!

Para participar das Aulas de Revisões, basta preencher o formulário abaixo. Reforçamos: É GRATUITO!! Nós vamos te avisar sobre o início das aulas por e-mail: é só se cadastrar para ser notificado.

Revisão Enem Grátis – confira a programação

30 de outubro a 3 de novembro

– Espanhol e Inglês
– Literatura e Português
– História e Geografia
– Redação

6 de novembro a 10 de novembro

– Química
– Física
– Biologia
– Matemática

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ótimas dicas me deixou um pouco mais informado.
    Waldomiro Guimarães em 05/11/17 às 11:33
  • Muito boas as dicas para a redação Parabéns a toda equipe!!
    Iara Dos Santos em 05/11/17 às 08:39
  • Obrigada pelas dicas que colaboraram bastante com meus estudos
    Rosana Dutra em 04/11/17 às 18:53
  • Obrigada a todos do Estrategia pelas aulas e dicas excelentes!
    Elise em 31/10/17 às 12:58
  • Valeu!!!!
    Décio Terror em 31/10/17 às 10:58
  • Olá, Rachel! Podemos sim! Vou fazer um estudo em cima disso! Grande abraço! Décio Terror
    Décio Terror em 31/10/17 às 10:58
  • Olá, Flávia! Podemos sim! Vou pesquisar sobre isso e coloco aqui o artigo! Grande abraço! Décio Terror
    Décio Terror em 31/10/17 às 10:58
  • Olá, Rachel! Podemos sim! Vou fazer um estudo em cima disso! Grande abraço! Décio Terror
    Décio Terror em 31/10/17 às 10:57
  • Mande ver no estudo, Ubirajara! A dedicação é muito importante para o êxito. Grande abraço! Décio Terror
    Décio Terror em 31/10/17 às 10:54
  • Oi professor! Poderia muito fazer os possíveis temas de redação para as provas de AJAA e TJAA do TST que já está aí bem próximo! Obrigada!
    Raquel em 30/10/17 às 16:37
  • Professor Décio, tudo bem? Seria possível sugerir alguns possíveis temas para o TRF-1? Muito Obrigada. Rachel Silveira
    Rachel Silveira em 30/10/17 às 14:52
  • Professor Décio um bom dia, comprei o pacote do Enem e vou assistir estas duas semanas de revisão a partir de hoje, tem sido para mim um desafio, pois, estudar através de vídeo aula e PDF as vezes torna-se um pouco difícil pela quantidade de matérias, mas entendo que é necessário se quisermos obter a vitória. Tenho visto os seus vídeos sobre redação postados desde o ano passado e tem sido muito proveitoso para mim, obrigado pelo seu esforço e dos outros professores. Um grande abraço e que Deus muito o abençoe e a toda a sua família. Ubirajara Pereira.
    UBIRAJARA DOS SANTOS PEREIRA em 30/10/17 às 11:18
  • Olá prof. Faz um desse para o concurso de Analista Administrativo do TST, por favor?
    Flavia em 27/10/17 às 10:17