Artigo

CPCs: pronunciamentos contábeis esquematizados, resumidos e anotados

PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS (CPCs) ESQUEMATIZADOS, RESUMIDOS E ANOTADOS

[Artigo atualizado em 18/10/2018]

Prezados,

é com enorme satisfação que elaboramos um resumão dos principais Pronunciamentos Contábeis (CPCs) que são explorados em provas de concursos.

No início da minha jornada de concurseiro estudar os aspectos mais complexos da Contabilidade não foi fácil, apesar da formação na área. Aí eu imagino para a grande maioria que não possui formação e que precisa estudar Contabilidade em alto nível para enfrentar as questões de prova.

Na época não existia todo o volume de informação a que temos acesso hoje… estudar para concursos era diferente e envolvia um desgaste maior, pois não havia uma produção mais “mastigada”, dicas em redes sociais (aliás, não existia Facebook e Instagram rsrsrs)… o que tínhamos eram os fóruns, verdadeiros pontos de encontro dos concurseiros na internet, onde rolava comentários de questões, debates e depoimentos da jornada rumo à aprovação.

Ao longo da minha jornada a situação foi evoluindo, surgiram os famosos “pdfs” que revolucionaram o estudo para concursos, além da expansão das informações relacionadas a concursos.

Porém, paralelamente a essa evolução, com o surgimento dos famigerados Pronunciamentos Contábeis (CPCs) e a consequente exigência em provas cada vez mais complexas e detalhadas, houve um momento em que não tínhamos livros, pdfs, enfim… materiais que auxiliassem no estudo específico dos CPCs… era angustiante (e ainda é) estudar os CPCs pela leitura seca, pois em muitos casos temos detalhes técnicos de difícil visualização prática no contexto das entidades… são infinitos tópicos aplicáveis a um número reduzido de entidades e situações concretas em nosso país, fruto da tradução livre das normas internacionais.

Foi nesse período que comecei a elaborar meus próprios resumos, mapas mentais, “anotações de bancas” (questões interessantes que colava em um documento word e virava uma espécie de resumo). Essa produção como método de estudo foi utilizada no contexto de diversas disciplinas, mas as que mais me motivavam eram AFO, Contabilidade Pública e os instigantes CPCs. Nessa época de concurseiro tinha uma vontade de produzir algo mais robusto nessas disciplinas que pudesse impactar mais pessoas… via no material que produzia qualidade suficiente para agregar valor na preparação das pessoas… enfim, deixei arquivado esses materiais e pensei que se surgisse alguma oportunidade poderia tocar a frente esse projeto.

Bem… após o êxito na jornada com a aprovação em alguns concursos de alto nível era o momento de mostrar trabalho no setor público, afinal tinha estudado para isso! Em 2012 assumi na Controladoria-Geral da União (CGU) e estava vibrando (fui o primeiro da fila a assinar “a papelada do RH” rsrsrs)… sentia que estava no meio de pessoas qualificadas e que as oportunidades em Brasília era questão de tempo, bastaria trabalhar em alto nível. E foi o que fiz… todos os dias!

Eis que em 2014 surgiu a oportunidade de poder contribuir na preparação de centenas de alunos ao ser convidado a compor a equipe de professores do Estratégia Concursos, inicialmente na disciplina de Contabilidade Geral… algo inesperado, na época, mas, que fez reascender a chama da elaboração de materiais, agora de uso coletivo… lembro que a produção de conteúdos foi insana no início (e ainda é até hoje rsrs) e ao final de alguns meses tinha escrito todo um curso de Contabilidade Geral, com alguns tópicos específicos de alguns CPCs. Mas, foi no início de 2016… lembro como se fosse hoje (afinal não faz muito tempo rsrsrs)… era 4 de janeiro de 2016 e com a energia renovada após uma virada de ano e alguns dias de descanso rascunhei um projeto, o qual denominei de “Detonando os CPCs”… leia o artigo original logo abaixo.

A ideia do Projeto (que está em elaboração até hoje!) era disponibilizar material gratuito de qualidade no blog e paralelamente escrever um curso do absoluto zero utilizando a metodologia citada no artigo.

Bem… hoje quase três anos após o início do projeto, venho escrever mais uma página nessa história ao disponibilizar gratuitamente para você um pouco do que foi produzido nesse período, algumas páginas das centenas escritas nesse projeto… o resumo de todas as aulas até hoje produzidas!

Me sinto realizado em poder compartilhar com você um pouco do nosso trabalho e espero que seja muito útil na sua jornada de estudos!

Caso queira se aprofundar no estudo dos Pronunciamentos Contábeis, participar do seleto “clube de detonadores de CPCs”, você é meu convidado a conhecer o nosso curso DETONANDO OS CPCs 2.0, no qual abordamos com os devidos detalhes todos os Pronunciamentos previstos neste resumo e mais alguns que ainda serão elaborados. Neste curso você terá disponível toda a teoria necessária abordada em livros digitais (pdfs), centenas de questões comentadas, acesso a fórum de dúvidas e videoaulas, enfim acesso à metodologia vencedora do Estratégia Concursos.  Possivelmente seja o curso mais completo do mercado sobre os Pronunciamentos Contábeis. Confira!

Quero detonar! http://bit.ly/detonando-CPCs

Cadastre-se aqui para ter acesso ao resumão e receber notificações sobre aulas gratuitas sobre os Pronunciamentos Contábeis: QUERO O RESUMO CPCs!

Bons estudos!

Possati

[email protected]

Curta a nossa página: www.facebook.com.br/profgilmarpossati

 Inscreva-se no nosso canal no YouTube: Contabilizando

Siga-me no Instagram: @profgilmarpossati

[Publicação Original em 04/01/2016]

Olá meus amigos e amigas, no artigo de hoje iniciarei a primeira parte de um projeto ousado que a muito tempo, ainda como concurseiro, tive a ideia e agora, com a virada do ano e com as energias revigoradas, conseguimos pôr em prática. Trata-se de uma série de artigos em que vamos estudar de maneira esquematizada, resumida e anotada pelas bancas os principais Pronunciamentos Técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPCs) exigidos em provas de concursos. Batizei o projeto de “Detonando os CPCs”, pois resume a nossa missão: detonar as questões de Contabilidade que exijam conhecimentos dos Pronunciamentos Técnicos, os famigerados Pronunciamentos Contábeis (CPCs).

Você que vem se preparando a mais tempo para concursos, ou você que está iniciando a sua jornada rumo à aprovação, terá um arsenal de materiais gratuitos e de qualidade. Trata-se do pontapé inicial para desmitificar de uma vez por todas os Pronunciamentos Contábeis (CPCs).

Nesse primeiro artigo vamos detonar o CPC 00 – Estrutura Conceitual. Trata-se de um dos Pronunciamentos Contábeis mais exigidos em concursos. Logo, não podemos jamais ir para uma prova de Contabilidade Geral sem saber alguns detalhes desse importante Pronunciamento.

Infográfico CPC 01 >> INFOGRÁFICO – CPC 01

Curso Completo: Curso DETONANDO OS CPCs

Em breve mais Pronunciamentos Contábeis (CPCs) esquematizados, resumidos e anotados!

Bons estudos!

Gilmar Possati

Curta a nossa página e fique ligado(a) em todas as nossas atividades:  www.facebook.com.br/profgilmarpossati

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: Contabilizando

Siga-me no Instagram: @profgilmarpossati

Acesse nossos cursos disponíveis aqui.

Grupo de Estudos no facebook: DETONANDO CONTABILIDADE

Veja os comentários
  • Lila, caso ainda não tenha conseguido, me encaminhe um e-mail que te passo. Bons estudos!
    Possati em 28/01/16 às 08:51
  • Dawisons, editei o artigo e inseri um link de fácil download (acima do arquivo). Bons estudos!
    Possati em 20/01/16 às 22:51
  • Lila, editei o artigo e inseri um link de fácil download (acima do arquivo). Bons estudos!
    Possati em 20/01/16 às 22:51
  • professor não estou conseguindo baixar o material =(
    LILA em 20/01/16 às 21:01
  • Professor nao estou conseguindo baixar o material disponivel =(
    LILA em 20/01/16 às 21:00
  • Boa tarde professor! Excelente material! Tb não consegui baixar o primeiro artigo! Tem como me enviar? Obrigada
    Renata em 20/01/16 às 17:01
  • tbm não consigo baixar o primeiro artigo.. manda por e-mail, por favor.
    Dawisons em 20/01/16 às 15:55
  • Valeu, Washington! Já te encaminhei o primeiro artigo. Bons estudos!
    Possati em 20/01/16 às 14:46
  • Professor não consegui baixar a parte I via slideshare será que seria possível o envio da mesma em pdf? Meu e-mail: [email protected]. O material da parte II realmente ta muito bom. Parabéns pela iniciativa!!
    Washington Neto em 20/01/16 às 13:53
  • Olá, Salmo! Ótimo saber que você está gostando. A parte I pode ser baixada via Slideshare (tem um link abaixo do arquivo). Se não conseguir baixar me envia um e-mail. Bons estudos! At.te, Possati
    Possati em 20/01/16 às 11:19
  • Bom dia Professor. Parabéns pela iniciativa. Está sendo de grande importância nos estudos dos CPC's. Assim como você fez na parte II, poderia disponibilizar essa parte I em PDF? Obrigado.
    Salmo Caetano em 20/01/16 às 10:47
  • Beleza professor, quero muito estar acompanhado esse roteiro.
    Valdemir Borges em 17/01/16 às 09:44
  • Excelente iniciativa! Parabéns professor, vai ajudar muito na preparação e na aprovação nos concursos que exigem CPC.
    Brendo em 15/01/16 às 11:32
  • Excelente ideia Professor. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco.
    Ana Clarysse em 15/01/16 às 10:18
  • Ótimo material! Não há como baixar por pdf?
    Wagner em 14/01/16 às 19:07
  • Professor Possati, O material está fantástico!! Parabéns!! Não vejo a hora de estudar os demais CPCs esquematizados com a sua excelente didática. Abs, Murilo.
    Murilo Arakaki em 13/01/16 às 06:27
  • Sensacional professor! Boa sorte nesse empreendimento :)
    Veridiane em 09/01/16 às 10:34
  • Valeu, Thalita. Vamos sim detonar! Que venha os CPCs!
    Possati em 06/01/16 às 18:10
  • Valeu, Rafael. Serão disponibilizados periodicamente, mas sem data certa, pois preciso de flexibilidade para elaborar materiais de qualidade. Mas, não deve demorar muito... Bons estudos!
    Possati em 06/01/16 às 17:59
  • Professor, Parabéns pela iniciativa. Excelente material. Quando os demais serão disponibilizados? Abs,
    Rafael em 06/01/16 às 16:26
  • Nossa professor que iniciativa boa!!! vai me ajudar muitoooo ja baixei o arquivo e vou detonar!Muito obrigada, vou divulgar para os colegas e aguardo os próximos!!!
    Thalita em 06/01/16 às 12:57
  • Prezado Roger, o curso é bem mais completo... abaixo segue objetivamente as principais diferenças (não vou listar tudo aqui, até porque o curso está sendo construído ainda): 1ª) O curso possui todos os detalhes que acreditamos ser importante você saber; 2ª) Videoaulas (vou começar a gravar ainda esse mês); 3ª) Fórum de dúvidas, importante ferramenta para esclarecimento e contato com o professor; 4ª) Centenas de questões comentadas; Nos artigos veremos o básico, aquilo que você não pode deixar de estudar... Por isso que comento ser a 1ª parte do projeto... nos dará as bases para entrar nos detalhes mais "cabulosos", os quais serão estudados no curso. Assim, o curso além de fixar melhor aquilo que está no artigo (por meio de questões comentadas) irá trazer mais esquemas, resumos e anotações dos demais pontos dos Pronunciamentos que vêm sendo alvo de exigência pelas principais bancas examinadoras. Cabe destacar que essas bancas estão cada vez mais entrando nos detalhes... veja, por exemplo, as últimas provas da FGV... Qualquer dúvida, mande e-mail que esclarecemos melhor, ok? Bons estudos! Possati
    Possati em 06/01/16 às 09:43
  • Prezado Professor, Vi que você lançou um curso sobre os CPCs, porém eu gostaria de saber qual vai ser a diferença entre o material gratuito e o curso recém lançado. Att Roger.
    Roger em 06/01/16 às 06:52
  • Agradeço seu feedback! Bons estudos!
    Possati em 05/01/16 às 22:47
  • Obrigada pela iniciativa, Professor Possati! Excelente trabalho.
    Joeliny em 05/01/16 às 19:17
  • Valeu, Li! Bons estudos!
    Possati em 05/01/16 às 18:31
  • Valeu, Gê! Realmente era uma deficiência que tínhamos... espero acabar com essa lacuna por meio do nosso projeto!
    Possati em 05/01/16 às 18:31
  • Valeu, Bruna! É um prazer dar boas notícias aqui! Bons estudos!
    Possati em 05/01/16 às 18:27
  • Valeu, Fabio! Bons estudos!
    Possati em 05/01/16 às 18:27
  • Obrigado, Michelle! Ótimo saber que você gostou do curso para a CGM-SP. Sempre estamos buscando melhorar nossa didática de maneira que o estudo da Contabilidade seja o mais leve possível. Qualquer coisa, "prende o grito"! Bons estudos!
    Possati em 05/01/16 às 18:26
  • Valeu, "El Pantaneiro" rsrs Bons estudos!
    Possati em 05/01/16 às 18:24
  • Valeu, Elcio! Vamos detonar esses famigerados CPCs!
    Possati em 05/01/16 às 18:23
  • Valeu, Rodrigo! A ideia é manter o padrão... Bons estudos!
    Possati em 05/01/16 às 18:22
  • Valeu, Felipe! Bons Estudos!
    Possati em 05/01/16 às 18:20
  • Show! Se mantiver esse nível, tb estarei firme na segunda fase. Parabéns!
    Rodrigo Fujita em 05/01/16 às 14:00
  • Parabéns professor, muito massa!
    FELIPE MONTEIRO em 05/01/16 às 13:13
  • QUE DEMAIS! Obrigada, professor!
    Li em 05/01/16 às 11:54
  • que incrível iniciativa, professor! sempre sonhei em encontrar CPC's esquematizados para estudar! muito obrigada!
    gê em 05/01/16 às 10:25
  • Excelente formato de material. Explanação primorosa.Parabéns.
    Elcio Morais Lima em 05/01/16 às 10:13
  • Show!!!!
    pantaneiro em 05/01/16 às 09:26
  • Parabéns Gilmar, tive a oportunidade de estudar seu material para concurso da CGM-SP, foi a primeira vez que estudei contabilidade de forma leve. Muito bom!!!
    Michelle em 05/01/16 às 09:24
  • muito bom!!
    fabio contreiras em 05/01/16 às 07:04
  • muito boa a iniciativa!!
    fabio contreiras em 05/01/16 às 07:04
  • Muito bacana, professor! Que boa notícia!!!
    Bruna em 04/01/16 às 18:57
  • Valeu, André! Bons estudos!
    Possati em 04/01/16 às 18:36
  • Professor Possati, muito obrigado pelo fornecimento desse material! Ótima iniciativa!
    André Almeida em 04/01/16 às 18:24
  • Valeu, Pedro! Aqui no Estratégia primamos pela excelência... Sempre procuro impor a qualidade nos materiais produzidos, de maneira que realmente nossas aulas contribuam nessa jornada rumo à aprovação. Atualmente, no atual contexto da "indústria dos concursos" não há espaço para amadorismo. Temos que nos preparar em alto nível senão somos atropelados pela concorrência. Bons estudos! Possati
    Possati em 04/01/16 às 18:13
  • Valeu, Cristiano! Bons estudos!
    Possati em 04/01/16 às 18:03
  • Valeu, Damaniel! Bons estudos!
    Possati em 04/01/16 às 18:03
  • Excelente professor. Mandou muito bem.
    Cristiano em 04/01/16 às 17:00