Artigo

Texto Motivacional – Por que concurso público? Para refletir.

Por que concurso público?

 

Em meados de 2011, quando iniciei o estudo para concurso público, após o primeiro fracasso, fiz a seguinte reflexão mental, por que optei por concurso público se estava, até poucos meses antes, empregado em um grande escritório de advocacia com uma excelente projeção futura?

 

Durante alguns dias, aquele questionamento ficou na minha cabeça, sem qualquer resposta para tanto. Mas, afinal, por que tantas pessoas escolhem a carreira pública?

 

Remuneração? Estabilidade?  Sonhos? Prestígio? Mudança? Fracasso em outros setores?

 

Você leitor já fez essa reflexão nesse domingo?

 

Para muitos, chegar até o auge das carreiras públicas a nível federal, estadual ou municipal se mostra uma tarefa quase impossível, enquanto para outros trata-se apenas de um objetivo a ser alcançado ainda que a longo prazo, mas sem qualquer certeza de aprovação.

 

Não precisamos ir tão longe, ser aprovado num concurso, para qualquer cargo que seja, se mostra um objetivo impossível para inúmeras pessoas que sequer tentaram.

 

Poderia ser objetivo e simplesmente responder porque optei pela carreira pública, mas não há resposta para os inúmeros questionamentos feitos acima, depende de cada leitor/aluno, mas uma expressão que serve como sugestão é:

 

PERMITA-SE!

 

Como assim?

 

Permita-se tentar quantas vezes forem necessárias.

 

Permita-se chorar quando o resultado não vem como o esperado.

 

Permita-se estudar quantas horas entender necessárias para realizar o seu sonho.

 

Permita-se acreditar que determinado cargo mudará a sua vida e de seus familiares.

 

Permita-se mudar seus hábitos para lograr êxito em determinado concurso.

 

Permita-se, ao menos, tentar estudar.

 

Permita-se ser feliz.

 

Nunca desista!

 

Somente você leitor, poderá responder as reflexões feitas acima, somente você saberá porque está optando pela carreira pública, que no meu caso foi a melhor opção que fiz.

 

Por fim e para aproveitar este domingo, fica a sugestão: Permita-se sonhar que um dia sua hora chegará, só depende de você e lembre-se que não está sozinho nessa grande maratona chamada concurso público.

 

Boa sorte!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Artigo maravilhoso :))))
    Lana Felizardo em 03/02/19 às 11:55
  • Sem dúvida! Muito foco nessa caminhada de concurso.
    Nick Simonek Maluf Cavalcante em 15/10/18 às 09:12
  • Foco que é a reta final para o MPU.
    Nick Simonek Maluf Cavalcante em 15/10/18 às 09:12
  • Obrigado pelos elogios. Estamos juntos nessa caminhada.
    Nick Simonek Maluf Cavalcante em 15/10/18 às 09:11
  • Calma! Tudo é possível, bastando estudar, ter foco e planejamento.
    Nick Simonek Maluf Cavalcante em 15/10/18 às 09:11
  • Que bom que gostou! Boa semana de estudos.
    Nick Simonek Maluf Cavalcante em 15/10/18 às 09:10
  • Adorei! Era o que eu estava precisando ouvir/ler. Às vezes bate uma insegurança, um desespero por abrir mão de outras coisas e ainda não ter chegado onde sonho estar um dia
    Camile em 14/10/18 às 14:51
  • As vezes são necessárias só algumas palavras , que podem vir de alguém que nem conhecemos , mas que entende exatamente o que sentimos , pra que possamos prosseguir nesta dura jornada.Gratidão .
    Elizabeth pinto em 14/10/18 às 13:30
  • Lindo texto professor! Também precisava dessa motivação. Mal dormi essa noite e chorei de nervosa em razão da prova de domingo que vem. Faz muitos meses que me preparo para esse dia :)
    Andressa em 14/10/18 às 12:49
  • É isso.Feliz é pouco para dizer como estou ao ler EXATAMENTE o que devemos fazer em todas as situações da vida.Se você deseja nem que seja pequenino esse desejo PERMITA-SE pelo menos tentar,sonhar.Você foi abençoado em suas palavras e mais abençoada foi eu em lê-la hoje,exatamente a poucos dias da minha prova.Pode não ser desta vez,a tão sonhada aprovação,mas tentei,me permiti sonhar.A luta não é fácil devido as inúmeras adversidades.,mas a vida é melhor para aqueles que fazem o impossível para terem o melhor.AVANTE,porque a máxima é SONHAR,ESTUDAR E CONQUISTAR leve o tempo que for.Obrigada NICK
    FLÁVIA em 14/10/18 às 12:26
  • Exatamente tudo o que eu precisava ler depois de realizar 4º e o último simulado para o MPU antes da prova "derradeira" da próxima semana. Não pude me conter em lágrimas aqui ao final do texto. GRATIDÃO IMENSA!!
    Jorge Luiz em 14/10/18 às 11:07