Artigo

Top 5 temas mais cobrados em concursos de Educação

Confira neste artigo quais são os 5 temas mais cobrados em concursos da área da Educação.

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

área da educação está repleta de excelentes oportunidades com editais abertos, além daqueles que devem ser publicados em breve. Um exemplo disso é o concurso do Ministério da Educação (MEC), o qual está ofertando 220 vagas para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, com salário inicial de até R$ 6.255,90. Nada mal, não é mesmo?

Como a área educacional está em evidência no cenário atual, iremos trazer para vocês quais são os 5 temas mais cobrados em concursos da educação, de modo a auxiliá-los no direcionamento dos seus estudos para os seus próximos certames.

As dicas podem ser conferidas no vídeo abaixo, ou navegando pelo artigo. Aproveite!

Preparados? Então vamos lá!

20% de desconto com o cupom EDUCA20 para os cursos da Área Educacional

Os 5 temas mais cobrados em concursos de Educação

Pessoal, para encontrar os 5 temas mais cobrados em concursos da educação, fizemos uma análise em mais de 15 mil questões de concursos públicos, dos anos de 2021, 2022 e 2023, ou seja, apenas de certames bem recentes.

Por meio do nosso levantamento, chegamos aos seguintes tópicos mais exigidos em certames da área educacional:

5 temas mais cobrados em concursos da educação

Note que apenas dois assuntos dominam quase metade das questões da área da educação, sendo eles a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Contudo, vale destacar que todos os assuntos são importantes, pois a maioria desses temas estão interligados, os quais são exigidos de modo interdisciplinar.

Vamos analisar, a partir de agora, alguns dos principais temas mais cobrados na área da educação.

5. Didática

A didática, que pode ser considerada o principal ramo de estudos da Pedagogia, investiga fundamentos, condições e modos da realização da instrução e do ensino. Ela é tratada como a Teoria do Ensino.

Ela se desdobra em diversos aspectos, como o Processo de Ensino e Aprendizagem, o Planejamento e o Projeto Político-Pedagógico, a Metodologia e a Avaliação.

Você pode perceber o quanto este assunto é importante ao observar o seu percentual de incidência em questões: 14% de todas as questões analisadas são de Didática. Uma parcela e tanto.

O estilo de cobrança varia de banca para banca. Abaixo você pode conferir o exemplo de uma questão cobrada neste ano de 2023, pela banca FUNDATEC, sobre este assunto:

FUNDATEC 2023 – O modelo de sala de aula invertida é capaz de propor abordagens inovadoras, que tornam a aprendizagem muito mais envolvente, prática e significativa. Além disso, as características desse método alternativo também possibilitam maior tempo e espaço para desenvolver habilidades diversas. Com base nessa informação, analise as assertivas abaixo e assinale V ou F, referentes a essas características:

(   ) Capacidade na resolução de problemas.

(   ) Dependência na aprendizagem.

(   ) Colaboração e criatividade.

Assinale a sequência correta:

Resposta: V F V

4. Currículo

Com 6% de incidência, Currículo é outro tópico bastante cobrado na área da educação.

As teorias do currículo é um exemplo de cobrança deste tema, sendo que as principais são:

  • Tradicionais: ensino aprendizagem, avaliação, metodologia, planejamento.
  • Críticas: ideologia, poder, reprodução social, emancipação.
  • Pós-críticas: identidade, diferença, representação, multiculturalismo.

É comum as bancas organizadoras questionarem os candidatos sobre as diferenças entre cada uma das teorias do currículo, bem como entre as suas dimensões, tipos, entre outras características.

Vamos agora conhecer como este assunto é cobrado em provas.

QUADRIX 2021 – Julgue o item acerca do currículo e das práticas pedagógicas:

O currículo faz parte de múltiplos tipos de práticas que não se podem reduzir unicamente à prática pedagógica de ensino (ações que são de ordem política, administrativa, de supervisão, de produção de meios, de criação intelectual, de avaliação, etc.)

Resposta: Certa.

3. Tendências Pedagógicas

Este é um dos conteúdos que mais confunde os estudantes, pois há muitos elementos distintos dentro deste assunto, principalmente devido aos diferentes autores que abordam este tema.

Libâneo, Dermeval Saviani, Luckesi, Maria MIzukami e Moacir Gadotti são alguns dos vários autores da área que discorrem sobre as diversas Tendências Pedagógicas. Dessa maneira, quanto maior o seu conhecimento em diferentes autores, maiores são as suas chances de acertar a questão no seu concurso.

Estatisticamente falando, Libâneo é o autor mais cobrado entre esses citados, mas isso não quer dizer que apenas os seus ensinamentos são exigidos pelas bancas examinadoras. O ideal é iniciar o seu estudo por este autor, e depois migrar e conhecer as perspectivas dos demais.

Vamos a mais uma questão, para exemplificar a cobrança deste assunto:

FUNDATEC 2023 – As tendências pedagógicas são divididas em _________________. A pedagogia __________________ acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, com base nas aptidões individuais.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas acima, respectivamente:

Resposta: liberais e progressistas / liberal

2. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo, publicado em 2017, o qual deve ser utilizado como referência obrigatória na elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas das instituições de ensino do Brasil.

Este é o assunto mais procurado pelos concurseiros na internet, e não é para menos, já que 20% das questões dos concursos da área da educação são deste tópico.

Por ser um assunto relativamente extenso, é importante que você dedique uma boa parte do seu tempo de estudo neste tema, que é vital para a sua aprovação.

Contudo, o seu cargo é que vai ditar em qual assunto da BNCC você deverá se aprofundar. Por exemplo, caso o seu cargo seja específico, faça uma leitura das competências específicas da sua área e do seu componente curricular. Porém, não deixe os demais tópicos de lado, pois eles também são de grande importância.

1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)

O nosso primeiríssimo lugar em cobrança em concursos públicos, com 22% de incidência, é a nossa famosa Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a qual define e regulariza a organização da educação brasileira com base nos princípios constitucionais. 

Como a própria lei dispõe, ela disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias, devendo-se vincular ao mundo do trabalho e à prática social.

Assim como a maioria das normas brasileiras, a LDB está sempre em atualização, e as bancas adoram cobrar as alterações legislativas. Mas isso não é um problema para quem estuda com o Estratégia Concursos. Os nossos materiais são atualizados constantemente, para refletir as mudanças nesta e em outras leis.

Contudo, há alguns tópicos que são mais recorrentes em questões da LDB, como o artigo 3º, que dispõe sobre os princípios, o 4º, que traz as garantias, do 8º ao 19º, que nos ensina sobre a Organização da Educação Nacional, entre outros. A questão abaixo, deste ano de 2023, ilustra bem como é a cobrança deste último tema citado da LDB:

VUNESP 2023 – A Lei Federal nº 9.394/96 estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Conforme o artigo 11º desta Lei, oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, é uma incumbência:

Resposta: dos Municípios.

Finalizando

Bom, pessoal! Chegamos ao fim do nosso artigo sobre os temas mais cobrados nos concursos da Educação. Esperamos que tenham gostado.

Aproveite 20% de desconto usando o cupom #EDUCA20 e comece a estudar para Área Educacional. Prepare-se com o material que mais aprova no Brasil.

Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões. 

Bons estudos a todos e até a próxima!

Quer estudar para Concursos da Educação?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo para Concursos Professor? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para certames de educação:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.