Concurso SME Porto Alegre RS: banca organizadora é contratada
Coordenação

Concurso SME Porto Alegre RS: banca organizadora é contratada

A Prefeitura de Porto Alegre oficializou a contratação da organizadora do próximo concurso da Secretaria Municipal de Educação. A Fundação La Salle, tradicional banca de concursos gaúcha, irá coordenar a execução do novo certame para o magistério.

A ratificação da dispensa de licitação e o extrato do contrato com a organizadora foram divulgado no Diário Oficial do Município de Porto Alegre nesta quinta-feira (19). Com a divulgação do documento, a publicação do edital do concurso fica formalmente autorizada.

A seleção se destina a suprir o déficit de professores na rede municipal de ensino de Porto Alegre, com oportunidades para licenciados em Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências Físicas e Biológicas, Língua Inglesa, Educação Física e Artes.

porto alegre.PNG

Acompanhe nosso site e fique atento a todas as novidades sobre este e diversos outros concursos!

Cargos e atribuições do último concurso SME Porto Alegre RS

O último edital para Professor em Porto Alegre foi publicado em julho de 2018 e ofertou 01 vaga + CR para o cargo de Professor Educação Infantil e 01 vaga + CR para Professor Anos Iniciais. A remuneração inicial oferecida para os dois cargos foi de R$ 1.463,61, podendo chegar a R$ 2.658,48 a depender do grau de habilitação do docente.

O professor concursado, a critério da Administração, pode ser convocado para cumprir Regime Suplementar de Trabalho, com carga horária semanal de 30 horas, tendo um acréscimo de 50% em seus vencimentos, ou Regime Complementar de Trabalho de 40 horas semanais, tendo nos vencimentos o acréscimo de 100%.

Além disso, o exercício do cargo pode exigir a prestação de serviço à noite, sábados, domingos e feriados, conforme dispositivo estatutário.

Os requisitos para provimento no cargo de Professor Educação Infantil-Nível Fundamental são: Licenciatura Plena em Pedagogia ou Licenciatura em Pedagogia/ Pré- escolar ou Licenciatura em Pedagogia/ Educação Infantil ou Magistério ou Curso Normal de pós-médio normal ou Ensino Médio modalidade normal ou Curso Normal Superior.

Já para o cargo de Professor Anos Iniciais são os seguintes: Licenciatura Plena em Pedagogia ou Licenciatura em Pedagogia/ Séries Iniciais ou Magistério ou Curso Normal de pós-médio normal ou Ensino Médio modalidade normal ou Curso Normal Superior

Atribuições

De acordo com o descrito no edital, são atribuições detalhadas dos professores Anos Iniciais e de Educação Infantil – Ensino Fundamental:

  • Planejar e executar o trabalho docente;
  • Participar da elaboração do Plano Global da Escola, do Regimento Escolar e das Grades Curriculares;
  • Participar do planejamento de classes paralelas, de área ou disciplinas específicas e das atividades específicas ou extraclasse;
  • Coletar e interpretar dados e informações sobre a realidade da clientela; prestar aconselhamento à clientela em áreas específicas;
  • Realizar levantamentos diversos no sentido de subsidiar o trabalho docente; constatar necessidades e encaminhar a clientela aos setores específicos de atendimento;
  • Preparar, coordenar e avaliar o processo ensino-aprendizagem, participar de atividades cívicas e de promoções internas e externas;
  • Participar ou coordenar reuniões e conselhos de classe; manter-se atualizado sobre a legislação do ensino, atuar junto aos setores e serviços da escola com vistas ao aprimoramento do trabalho docente;
  • Manter atualizados os registros sobre o aproveitamento escolar das turmas sob sua responsabilidade; zelar pela disciplina e pelo material docente;
  • Encaminhar relatórios das unidades recreativas;
  • Contribuir para o aprimoramento da qualidade do tempo-livre da clientela; acompanhar o trabalho desenvolvido pelo estagiário;
  • Instrumentalizar o educando para que participe e se integre com os demais; exercer o cargo de diretor ou vice-diretor, quando eleito;
  • Executar tarefas afins.

Etapas do último concurso SME Porto Alegre RS

O último certame realizado para os cargos de Professor Anos Iniciais e Professor Educação Infantil contou com as seguintes fases:

  • Prova Objetiva: caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de Redação: caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de Títulos (Formação Acadêmica): caráter classificatório;
  • Provas de Títulos (Experiência Profissional) – caráter classificatório.

Prova Objetiva

A prova objetiva, realizada no dia 23 de setembro de 2018, foi composta de 100 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas, sendo apenas uma considerada correta, e contou com a seguinte divisão de disciplinas, todas com peso 1,0 e de caráter eliminatório:

Disciplina Número de questões Pontuação mínima
Conhecimentos Específicos 4024
Língua Portuguesa 156
Base Nacional Comum e Plano Nacional de Educação 104
Legislação 104
Raciocínio Lógico 104
Atualidades de História e Geografia do Brasil 156

Foi considerado habilitado após a prova objetiva o candidato que tivesse marcado ao menos 60 pontos cumprida a pontuação mínima por disciplina.

Prova de Redação

A Prova Objetiva e a Prova de Redação foram aplicadas juntas, de maneira que o tempo máximo de permanência do candidato nas salas de realização do certame foi de 5 horas e 30 minutos.

A Prova de Redação, também de caráter eliminatório e classificatório, consistiu na elaboração de texto dissertativo com nota máxima de 30 pontos, devendo ser baseada no padrão formal escrito da variante brasileira e ocupando, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas da folha de texto definitivo.

Para ser aprovado, o candidato deveria obter a nota mínima de 15 pontos, sendo corrigidas apenas as redações dos 2.500 candidatos aprovados com maior pontuação na prova objetiva para o cargo de Professor Anos Iniciais e dos 1.000 melhores aprovados para o cargo de Professor Educação Infantil, em ordem decrescente de notas, considerando-se os empatados na última posição, por cargo.

A avaliação da redação se deu quanto à apresentação, conteúdo, estrutura e expressão linguística e considerou a seguinte metodologia:

  1. Apresentação do texto (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) – 0,0 a 2,0 pontos
  2. Objetividade na abordagem do tema proposto – 0,0 a 5,0 pontos
  3. Seleção e articulação dos argumentos – 0,0 a 5,0 pontos
  4. Progressividade textual/ consistência da argumentação – 0,0 a 5,0 pontos
  5. Coesão e coerência 0,0 a 5,0 pontos
  6. Domínio da norma culta (pontuação, grafia, emprego de conectores, acentuação, construção do período, concordância, regência, propriedade vocabular) – 0,0 a 8,0 pontos

Prova de Títulos (Formação Acadêmica)

A Prova de Títulos de formação acadêmica teve caráter classificatório, com pontuação máxima de 5,0 pontos, podendo o candidato apresentar apenas um título, seguindo o critério abaixo:

Títulos Valor UnitárioValor máximo
Especialização / MBA 1,01,0
Mestrado 1,51,5
Doutorado 2,52,5
Pontuação Máxima 5,0

Prova de Títulos (Experiência Profissional)

A Prova de Títulos de Experiência profissional tem caráter classificatório, com pontuação máxima na avaliação do tempo de experiência profissional de 15 pontos.

O certame entende como tempo de experiência a comprovação do exercício das funções do emprego pleiteado, considerado o período de cada 12 meses completos em um mesmo contrato de trabalho, sem sobreposição de tempo.

O candidato poderia apresentar, no máximo, 5 títulos de experiência profissional de magistério em regência de classe (contados a partir de 2000), cada qual com valor de 3,0 pontos.

Quer se preparar para o concurso SME Porto Alegre RS?

CURSOS PARA CONCURSOS

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Ficha técnica concurso celesc

♦Informações do concurso SME Porto Alegre RS

►Vagas: a definir
►Cargos: Professor
►Escolaridade: Nível Superior
►Lotações: Porto Alegre – RS
►Banca: La Salle
►Edital: Edital Prefeitura Porto Alegre 2018

Ascom Estratégia
[email protected]

Compartilhe:

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados