0

TCU: Como gerenciar melhor o seu tempo de estudo

Olá, tudo bem? No artigo de hoje vamos falar sobre como gerenciar melhor o seu tempo de estudo, com foco no concurso do TCU. Vamos lá?

Como fazer para gerenciar melhor o tempo de estudo para concurso público?

TCU: Como gerenciar melhor o seu tempo de estudo

1. TCU: Como gerenciar melhor o seu tempo de estudo – Elabore um planejamento de estudo

Muitos estudantes não conseguem resultados satisfatórios nos certames porque não se planejam direito, essa falta de organização acaba sendo o maior empecilho para esses estudantes.

Para não cair nessa armadilha, você deve analisar sua rotina e entender quais tarefas você precisa cumprir e em que horário. Desse modo, você pode alocar seu tempo disponível ao que você precisa estudar para o concurso público que você quer.

No seu planejamento coloque intervalos de estudo, nosso cérebro precisa de intervalos de descanso entre os momentos de estudo. Tente não estudar mais de 3 horas direto sem intervalo, isso é necessário até para manter sua concentração nos estudos.

2. TCU: Como gerenciar melhor o seu tempo de estudo – Defina metas diárias

Após elaborar o plano de estudo que seja adaptável a sua rotina diária, você deve definir metas diárias, o que você deve cumprir cada dia, para isso você deve alocar cada matéria a um tempo estimado para estudo e elaborar um ciclo, para saber exatamente o que você deve estudar cada dia.

Não tem como diariamente você decidir o que vai estudar, sem um planejamento você vai acabar priorizando algumas matérias e negligenciando outras. Mas não exagere nas metas diárias, pois ao criar metas impossíveis de cumprir é mais fácil você procrastinar, visto que você vai se sentir desmotivado por não estar conseguindo cumprir o planejado.

Você pode estudar por ciclo de estudo, nele você estipula a sequência das matérias que você deve estudar em uma ordem determinada, independente do dia ou hora que você irá estudar. Desse modo, se não conseguir terminar uma disciplina por algum motivo, você pode voltar para onde parou no próximo momento de estudo.

Vou mostrar abaixo um exemplo de ciclo de estudo para o TCU:

Ciclo 1
Tempo Matéria
90 minPortuguês
90 minDireito Constitucional
90 minDireito Administrativo
120 minContabilidade Geral
90 minAdministração Financeira e Orçamentária
90 minAnálise de Informações
Ciclo 1 de estudo para o TCU

Ciclo 2
Tempo Matéria
90 minAuditoria Governamental
120 minContabilidade Pública
90 minControle Externo
120 minRaciocínio Analítico/ Estatística
90 minEconomia
90 minAdm. Geral e Pública
Ciclo 2 estudo para o TCU

Você pode ficar mesclando vários ciclos e adicionando novas matérias a medida que algumas forem sendo finalizadas.

3. TCU: Como gerenciar melhor o seu tempo de estudo – Verifique as prioridades

Verifique as matérias mais relevantes para o seu certame ou as que você tem mais dificuldade e foque nelas. Assim você vai potencializar seu tempo disponível para o estudo. Uma boa maneira é você começar o dia estudando essas matérias que possuem mais dificuldade ou que são mais relevantes para a prova, já que no começo do dia de estudo você está com a mente mais descansada, o que possibilita você focar melhor nesses casos.

Algumas matérias mais importantes para o Certame do TCU, são:

  • Administração Financeira e Orçamentária;
  • Contabilidade Geral;
  • Contabilidade Pública;
  • Direito Administrativo;
  • Auditoria Governamental;
  • Português;
  • Controle Externo.

Matérias que normalmente os estudantes possuem mais dificuldade que caem no TCU:

  • Contabilidade Geral;
  • Estatística.

4. TCU: Como gerenciar melhor o seu tempo de estudo – Defina um local para estudo

Um bom local para estudo deve ser um que seja limpo, silencioso, arejado e iluminado. 

É importante que seu local de estudo seja o mais silencioso possível, pode ser o seu quarto, uma biblioteca, sala de estudo, entre outros. Mas de preferência um local que você seja incomodado o mínimo possível, até porque sabemos o quanto é difícil sentar e focar nos estudos, com algo ou alguém atrapalhando a todo momento torna essa tarefa quase impossível.

Porém, não é suficiente decidir o local de estudos, é importante também você organizar esse local de modo que te ajude a estudar melhor e perder o mínimo de tempo possível levantando para buscar algo. Precisa estar ao seu alcance todos os materiais necessários para o seu estudo, para evitar isso.

Exemplo de materiais que devem estar ao seu alcance:

  • Canetas;
  • Computador (caso você estude por ele) ou material impresso;
  • Bloco de anotações ou caderno;
  • Água para beber.

5. TCU: Como gerenciar melhor o seu tempo de estudo – Divida seu tempo de estudo entre leitura, vídeos e revisões

Algumas disciplinas só ler o conteúdo pode não ser suficiente para assimilá-las, pode ser necessário ver vídeos dos professores explicando elas mais detalhadamente. Por exemplo, para o concurso do Tribunal de Contas da União muitos estudantes têm dificuldade com Contabilidade Geral, o que faz com que seja necessário ver vídeos dos professores explicando os conteúdos.

Porém, mesmo as matérias que o estudo consegue fluir pelo PDF, é necessário revisar o assunto e fazer exercícios. Quando estamos estudando para concursos, principalmente um concurso desse porte como o Tribunal de Contas da União que cobra o conhecimento de mais de 20 matérias, torna-se essencial realizar revisões, pois as chances de esquecer boa parte do assunto é grande.

Por meio das revisões você fixa melhor o conteúdo estudado, isso acontece já que a repetição ajuda na absorção do conteúdo, o inverso também é verdade, se você não estimular seu cérebro pelas revisões, é normal que o que foi estudado seja esquecido.

A Curva do Esquecimento de Hermann Ebbinghaus fala sobre isso, essa teoria demonstra de que maneira as informações são perdidas quando não tentamos mantê-las. Por exemplo, após estudar licitações e contratos (Direito Administrativo), o conteúdo está 100% na memória. Entretanto, 20 minutos depois você já esqueceu 42% do que foi estudado, uma hora depois você teria perdido 56%, isto é, mais da metade em apenas 1 hora. Depois de 30 dias de estudo do conteúdo, você teria perdido 80% do conteúdo estudado.

6. TCU: Como gerenciar melhor seu tempo de Estudo – Faça questões da Banca Examinadora

A banca do último concurso do TCU foi a Cebraspe, como é a banca queridinha para os concursos da área de controle (que é o caso do TCU), ela é um bom parâmetro para a realização das questões.

A última prova para Auditor de Controle Externo do TCU foi no formato certo ou errado. Essas questões da Cebraspe são analisadas individualmente e cada questão errada anula uma questão correta. Isso faz com que essa prova seja ainda mais difícil, pois não adianta chutar as respostas, já que cada questão que você errar vai baixar ainda mais o seu resultado final.

Ou seja, para cada questão em que a resposta do candidato corresponda com o gabarito oficial, o candidato ganha +1 ponto, já se estiver em desacordo com o gabarito oficial o candidato perde 1 ponto (isto é, -1 ponto no somatório).

Além disso, para passar em um concurso organizado por essa banca, não é suficiente você decorar as disciplinas, você precisa realmente aprender os conteúdos. Geralmente, a banca coloca apenas uma palavra que torna a alternativa errada. Ademais, a Cebraspe costuma cobrar questões com raciocínio analítico, exigindo que o candidato interprete gráficos e dados e exigindo conhecimentos interdisciplinares de várias das matérias elencadas no edital.

7. TCU: Como gerenciar melhor o seu tempo de estudo – Faça Simulados das provas passadas da Cebraspe

Pegue as últimas provas realizadas pela Cebraspe para esse concurso, por exemplo, o último concurso TCU de 2015 ofertou 66 vagas para Auditor, você pode pegar essa prova e treinar em casa com as mesmas condições do dia da prova.

Ao fazer simulados você acaba testando o tempo que você leva para fazer as questões, até porque você não pode deixar de responder questões por falta de tempo, não é?

Não tem como perder pontos preciosos em questões que você saberia a resposta, mas não conseguiu responder por não ter administrado bem o seu tempo de prova.

Quando você simula as condições do dia da prova, você aprende a organizar melhor seu tempo, você acaba tendo uma boa noção do tempo que gasta para resolver cada matéria, além de criar uma estratégia de prova. Por exemplo, eu não gostava de começar a prova por Português (geralmente ela é a 1° na ordem da prova entregue pela banca), eu julgava que ela tomava muito o meu tempo disponível, então optava por fazer primeiro as de direito, auditoria, até as de contabilidade, por exigirem respostas mais “diretas” e deixava português e as de exatas por último, nessa ordem.


Potencializar o tempo é o principal

Muitas vezes você pode nem ter tempo de responder algumas de exatas, mas vai ter potencializado seu tempo disponível, já que o tempo que você leva para responder uma questão complicada de estatística, você consegue responder umas 3 questões ou mais de alguma das disciplinas de direito.

Isso muitos candidatos acabam aprendendo na “marra” no dia da prova, por não ter conseguido acabar a prova devido à falta de tempo, quando você já vai para prova com esse pensamento: “quais vou começar”, “quais vou deixar para o final”, você acaba potencializando seus pontos, até porque o estudo do conteúdo é muito importante, mas ele não é a única coisa importante para conseguir a aprovação, principalmente em um concurso tão concorrido como do Tribunal de Contas da União.

7. TCU: Como gerenciar melhor seu tempo de estudo – Decida antes do dia da Prova como vai responder as questões de certo ou errado

Você vai optar por chutar as questões que tiver em dúvida ou que não sabe?

Tudo isso você tem que decidir antes do dia da prova, como falamos, cada questão que estiver em desacordo com o gabarito oficial vai ser menos 1 ponto na sua prova.

A intenção da Cebraspe nessas provas é diminuir o percentual de chutes, assim os candidatos bem preparados teriam vantagem sobre os demais. Normalmente, essa banca tende a balancear a quantidade de questões certas e erradas, se uma prova tem 100 questões, geralmente 50 delas estão erradas e 50 corretas, claro que isso não é regra, ok?

Uma coisa é fato, é mais fácil identificar as questões erradas do que as corretas, visto que quando você identifica o erro em uma questão, ela está errada e ponto (claro que depende da loucura da Cebraspe), mas já uma questão que você julgou está correta, muitas vezes você não identificou alguma casca de banana colocada pela banca. Logo, as questões que você identificar os erros podem colocar um OK ao lado e ir para a próxima.

Se você identifica 50 questões erradas e na prova possui 100 questões e as demais você julgou sendo corretas, você pode considerar dessa forma, seria um chute consciente, mas claro, isso não se aplica se você está em dúvida quase na prova toda.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *