Artigo

TCM/GO – Auditoria – Prova Comentada

Olá, Pessoal!

Seguem as 7 questões da prova de auditoria do TCM-GO comentadas.

5 delas estava de forma explícita no nosso material e 1 delas abordou uma norma que não estava prevista no edital, razão pela qual entendo que cabe recurso.

Aproveito para informar que já está na fase de pré-venda, com 20% de desconto, a 2ª edição do meu livro AUDITORIA PRIVADA E GOVERNAMENTAL. Confiram:

http://www.impetus.com.br/catalogo/produto/326/auditoria-privada-e-governamental-

Abs,

Rodrigo Fontenelle

www.facebook.com/profrodrigofontenelle

(FCC/TCM-GO/2015) – Segundo as Normas de Auditoria Governamental − NAG, aplicáveis ao controle externo, a fase do processo de auditoria governamental na qual as evidências são coletadas e examinadas, de modo a fundamentar os comentários e opiniões, e que envolve o exame de registros e documentos, a avaliação de processos e sistemas orçamentários, financeiros, patrimoniais e operacionais, com vistas a informar sobre a confiabilidade do Sistema de Controles Internos − SCI, a legalidade, legitimidade, impessoalidade, moralidade e publicidade dos atos, regularidade das contas, o desempenho da gestão e os resultados das políticas, programas e projetos públicos, corresponde à etapa de:

(A) Estabelecimento do escopo.

(B) Planejamento.

(C) Acompanhamento das recomendações.

(D) Seleção da metodologia.

(E) Execução.

Comentários:

Segundo as NAG, o trabalho de auditoria governamental é realizado em quatro etapas principais – planejamento, execução, relatório e monitoramento.

O item 4400 dessa norma estabelece que a execução é a fase do processo de auditoria governamental na qual as evidências são coletadas e examinadas, de modo a fundamentar os comentários e opiniões.

Isso estava na página 24 da aula 08 do Curso de Auditoria para o TCM-GO do Estratégia.

Gabarito Preliminar: E – Concordo com o gabarito.

(FCC/TCM-GO/2015) – As Entidades Fiscalizadoras Superiores − EFS do setor público, nas quais incluem-se os Tribunais de Contas, devem observar as normas emitidas pela International Organization of Supreme Audit Institutions − INTOSAI, que em sua norma ISSAI 100 aponta três tipos de auditoria. A auditoria que objetiva examinar a economicidade, eficiência, eficácia, efetividade e qualidade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública, segundo o manual de auditoria do TCU adaptado às normas internacionais, é a Auditoria:

(A) dos Sistemas ou TI.

(B) das Demonstrações Contábeis.

(C) operacional.

(D) de Conformidade.

(E) de Qualidade.

Comentários:

Segundo a INTOSAI, a Auditoria Operacional estabelece que sua finalidade é verificar o desempenho, a economia, a eficiência e a eficácia da administração pública, não se restringindo a operações financeiras específicas, abrangendo todas as atividades governamentais, inclusive seus sistemas organizacionais e administrativos.

Isso estava na página 06 da aula 06 do Curso de Auditoria para o TCM-GO do Estratégia.

Gabarito Preliminar: C – Concordo com o gabarito.

(FCC/TCM-GO/2015) – Na condução de auditorias, devem ser observados os princípios éticos estruturais do código de Ética do International Organization of Supreme Audit Institutios − INTOSAI, recomendado às Entidades Fiscalizadoras Superiores − EFS, tais como os princípios de integridade, da independência, do conflito de interesse, da objetividade, da imparcialidade, da aparência, da neutralidade política, da confidencialidade e do profissionalismo. O princípio ético que requer que o auditor observe a forma e a finalidade dos padrões de auditoria e de ética, considere os princípios de independência e objetividade, seja absolutamente honesto na realização de seu trabalho e na utilização dos recursos da EFS, mantenha impecáveis padrões de conduta profissional e tome decisões de acordo com o interesse público, é o princípio:

(A) de integridade.

(B) da neutralidade politica.

(C) da objetividade.

(D) da aparência.

(E) do conflito de interesse.

Comentários:

De acordo com a INTOSAI, mediante a aplicação das exigências éticas descritas nos seguintes conceitos-chave: integridade, independência e objetividade, confidencialidade e competência profissional.

A integridade constitui o valor central do Código de Ética da INTOSAI. Segundo esse princípio, os auditores estão obrigados a cumprir normas elevadas de conduta (honradez e imparcialidade) durante seu trabalho e em suas relações com o pessoal das entidades auditadas.

Pode ser medida em função do que é correto e justo, e exige que os auditores ajustem-se às normas de auditoria e de ética, e aos princípios de objetividade e independência, além de manterem conduta profissional exemplar, tomando decisões de acordo com o interesse público.

Isso estava na página 09 da aula 06 do Curso de Auditoria para o TCM-GO do Estratégia.

Gabarito Preliminar: A – Concordo com o gabarito.

(FCC/TCM-GO/2015)O auditor, quando obtida evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis, deve expressar-se por meio de:

(A) opinião adversa.

(B) opinião sem ressalva.

(C) renúncia do trabalho.

(D) opinião com parágrafo de ênfase.

(E) abstenção de opinião.

Comentários:

Segundo a NBC TA 705, a emissão de uma Opinião Adversa é a opinião apropriada quando o auditor encontra distorções relevantes nas demonstrações contábeis, e essas distorções são consideradas generalizadas.

Isso estava na página 08 da aula 04 do Curso de Auditoria para o TCM-GO do Estratégia.

Gabarito Preliminar: A – Concordo com o gabarito.

(FCC/TCM-GO/2015)As Normas de Auditoria, NAT do TCU apresentam recomendações referentes aos relatórios de auditoria. “Apresentar, entre outras, toda a informação e todos os elementos necessários para satisfazer os objetivos da auditoria, permitir a correta compreensão dos fatos e situações relatadas, prover os usuários do relatório com uma compreensão suficientemente íntegra. As relações entre objetivos, critérios, achados e conclusões precisam ser expressas de forma clara e íntegra, permitindo sua verificação” é a característica de:

(A) tempestividade.

(B) completude.

(C) clareza.

(D) convicção.

(E) objetividade.

Comentários:

Segundo as NAT do TCU, Completude significa apresentar toda a informação e todos os elementos necessários para satisfazer os objetivos da auditoria, permitir a correta compreensão dos fatos e situações relatadas. Prover os usuários do relatório com uma compreensão suficientemente completa significa oferecer uma perspectiva da extensão e significância dos achados relatados, tais como a frequência de ocorrências relativas ao número de casos ou transações examinados.

Entretanto, as NORMAS DE AUDITORIA DO TCU não estavam no edital, razão pela qual não foram estudadas no nosso curso. Dessa forma, entendo que cabe recurso, não em relação à resposta, mas em relação à cobrança fora da ementa da disciplina.

Gabarito Preliminar: B

(FCC/TCM-GO/2015)Segundo os procedimentos em processos de tomadas e prestação de contas do TCM/GO, as contas dos gestores, quando apresentarem omissão no dever de prestação de contas (accountability), prática de ato ilegal, ilegítimo, antieconômico, infração a ato regulamentar, em especial de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, injustificado dano ao erário, serão consideradas:

(A) irregulares.

(B) regulares com ressalva.

(C) regulares sem ressalva com parágrafo de ênfase.

(D) impróprias com rejeição.

(E) irregulares com abstenção de opinião.

Comentários:

Quando as contas dos gestores apresentarem omissão no dever de prestação de contas, prática de ato ilegal, ilegítimo, antieconômico, infração a ato regulamentar, em especial de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, injustificado dano ao erário, o julgamento das contas será pela irregularidade.

Essa foi a única questão que não estava de forma explícita no nosso material, embora fosse possível se inferir, a partir do que foi estudado, a gravidade do assunto abordado no caput da questão e, dessa forma, marcarmos a alternativa correta.

Gabarito Preliminar: A – Concordo com o gabarito.

(FCC/TCM-GO/2015)Os procedimentos de auditoria incluem as seguintes etapas: planejamento, avaliação do sistema de controle interno, elaboração de papéis de trabalho, avaliação dos riscos de auditoria, elaboração dos programas de trabalho, aplicação de testes de controle e procedimentos substantivos, elaboração de relatórios e emissão do relatório ou certificado. Um achado passa de indício à evidência, quando atender aos requisitos de suficiente e completo, pertinente ao tema e diretamente relacionados com o achado, sendo a evidência precedida dos atributos de:

(A) contagem, confirmação, conferência e confronto com registros auxiliares.

(B) condição, caráter, capacidade de colateral.

(C) legalidade, afetividade, legitimidade e afetação.

(D) inspeção, observação, recalculo e reexecução.

(E) condição, critério, causa e consequência.

Comentários:

Segundo as NAG, o achado deve ter os seguintes atributos: Critério, Condição, Causa, Efeito (que a questão chamou de Consequência).

Isso estava na página 30 da aula 08 do Curso de Auditoria para o TCM-GO do Estratégia.

Gabarito Preliminar: E – Concordo com o gabarito.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.