Qual a situação do concurso IGP RS Papiloscopista? Confira!
Suspenso desde junho, como está o andamento e qual a situação atual do concurso IGP RS para o cargo de Papiloscopista? Veja detalhes neste artigo!
As atividades do concurso público IGP RS (Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul) seguem suspensas para o cargo de Papiloscopista.
A suspensão se deu por conta de uma denúncia sobre um professor responsável pela área criminalística da banca examinadora, que atuou em curso preparatório para o concurso, e teria abordado, em suas aulas, questões incluídas na prova objetiva, aplicada no dia 15 de junho.
Segundo lei estadual do Estatuto dos Concursos Públicos do RS, só podem fazer parte da banca examinadora profissionais que estão, no mínimo, há três anos sem envolvimento em cursos preparatórios.
No dia 18 de junho, o Instituto AOCP divulgou uma nota de esclarecimento sobre a situação do concurso IGP RS Papiloscopista:
“O Instituto AOCP esclarece que as denúncias relacionadas ao examinador Rodrigo Henrique de Oliveira Montes, da disciplina de Criminalística, não procedem.
Atualmente, o elaborador não faz parte de nenhum curso preparatório. O examinador se desligou dos cursos há mais de dois anos, antes do Concurso Público do IGP-RS (Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul) ocorrer.
Além disso, o mesmo não possui o controle sobre os materiais e aulas produzidas no passado e, assim não teve ciência ou benefício sobre o aproveitamento das aulas.
Ademais, das 16 questões elaboradas para esta prova, a maior parte delas não estão contempladas em suas antigas aulas.
Por fim, reiteramos que as denúncias sobre o examinador são infundadas.”
O que diz o IGP RS?
Em nota publicada em julho, o Instituto esclareceu que “está acompanhando atentamente os desdobramentos do caso e adotando as medidas necessárias e cabíveis para que a situação seja devidamente apurada e tenha o melhor encaminhamento possível, com a devida transparência e respeito aos princípios que regem a administração pública.”
Em contato com a assessoria de imprensa e comunicação do IGP RS para obter atualizações sobre a situação atual, recebemos a informação de que não há novidades sobre o andamento do concurso para Papiloscopista.
Informações do edital Instituto de Perícias RS
São ofertadas 40 vagas imediatas para o cargo de Papiloscopista. As oportunidades se distribuem entre ampla concorrência, candidatos com deficiência, negros, pessoas trans e integrantes de povos indígenas.
A carreira exige escolaridade de nível superior (carga horária mínima de 3.000 horas ou limite mínimo para integralização de 4 anos) e Carteira Nacional de Habilitação. O salário inicial é de R$ 8.930,74, para jornada de 40 horas semanais.
Para saber mais sobre o gabarito e todos os detalhes do concurso IGP RS para Papiloscopista, acesse nosso artigo na íntegra: