SEFAZ-BA – RAIO-X DISCIPLINAS DE EXATAS

Bom dia, pessoal! Edital da SEFAZ-BA na praça, poucos dias para a prova e muita coisa pra estudar, é o resumo da ópera. Nesse momento, no pós-edital, é preciso traçar a melhor estratégia para a prova, priorizando aquilo que representa mais pontos no certame.

Trago para vocês informações relacionadas às disciplinas de exatas (Estatística, Raciocínio Lógico e Matemática Financeira), que vieram com força nesse edital para o fisco baiano.

Para facilitar a análise, vamos apresentar cada disciplina separadamente, sempre apontando o “top 3” de assuntos dentro de cada uma.

Matemática Financeira: Administração, Finanças e Controle Interno

Essa disciplina veio com um conteúdo programático bem completo, mas não deve dar muito trabalho. Três assuntos se destacam como os mais cobrados:

1) Juros Compostos (16,35%)

2) Equivalência de Capitais (12,98%)

3) Juros Simples (8,17%)

Para se ter uma ideia da importância desses três assuntos, juntos, eles representaram 37,50% das assertivas das provas de Matemática Financeira da FCC, para a amostra considerada.

O que podemos esperar de Matemática Financeira na prova da SEFAZ-BA? Conteúdo completo, mas com nível de dificuldade de entendimento baixo. Como teremos 5 questões com peso 3 (15 pontos no total), essa disciplina representa um ótimo custo-benefício (baixa complexidade com muito peso) para quem vai fazer a prova para a área de Administração, Finanças e Controle Interno.

Estatística: Todos os cargos

Queridinha da FCC nesse concurso, a disciplina de Estatística está sendo cobrada em todos os cargos, com um “plus” para quem vai fazer a prova para a Área Tributária, que terá ainda a parte de “Estatística Aplicada”, com peso 3. Três assuntos se destacam como os mais cobrados:

1) Probabilidade (11,01%)

2) Teste de hipóteses (10,09 %)

3) Medidas de posição (9,63%)

Para se ter uma ideia da importância desses três assuntos, juntos, eles representaram 30,73% das assertivas das provas de Estatística da FCC.

O que podemos esperar de Estatística na prova da SEFAZ-BA? Disciplina complexa, com muitos detalhes a serem fixados, o que requer um estudo com mais atenção. Na parte geral, para todos os cargos, teremos 7 questões com peso 2, correspondendo a 4,4% dos pontos da prova.

Estatística Aplicada – Administração Tributária

Para essa “disciplina”, teremos a mesma expectativa em relação ao grau de incidência em provas (Três assuntos se destacam como os mais cobrados: 1) Probabilidade – 11,01%; 2) Teste de hipóteses – 10,09 %; 3) Medidas de posição – 9,63%), os mesmos percentuais observados na Estatística Geral.

No entanto, essa representa uma oportunidade para aqueles que vão fazer a prova e tem uma boa base em estatística ou que estiverem dispostos a investir mais tempo nesta disciplina (eu faria isso), pois estamos falando de 29 pontos na nossa prova (14 na P1 e 15 na P2)

O que podemos esperar de Estatística Aplicada na prova da SEFAZ-BA? Para a Administração Tributária, teremos 5 questões com peso 3, totalizando 15 pontos.

Matemática e Raciocínio Lógico – Administração Tributária

Mostrando a força das disciplinas de exatas na prova da SEFAZ-BA, temos ainda, para aqueles que vão fazer a prova para a Administração Tributária, mais 30 pontos a serem conquistados em Matemática e Raciocínio Lógico.

Para facilitar a análise, acompanhando a disposição do edital sobre essas disciplinas, que acabou considerando a pontuação das duas em conjunto, vamos analisar o grau de incidência também conjuntamente.

Matemática e Raciocínio Lógico (juntos):

Assunto % de cobrança
Porcentagem 9,11%
Equações de primeiro grau 6,78%
Regra de três 6,15%
Sequências de números, figuras, letras e palavras 6,14%
Proporções. Grandezas proporcionais… 5,08%
Frações e dízimas periódicas 4,66%
Argumentos – métodos decorrentes da tabela verdade 4,03%
Associação de informações 3,81%
Divisibilidade, números primos, fatores primos, divisor e múltiplo comum 3,60%

Podemos observar que, conjuntamente, o grau de incidência dos assuntos de Matemática acaba se sobrepondo ao de Raciocínio Lógico. Contudo, levando em consideração a complexidade das provas da área fiscal, consideramos mais prudente investir mais tempo nesta última.

De forma separada, temos a seguinte disposição dos assuntos de cada uma:

RLM:

  1. Sequências de números, figuras, letras e palavras (19,33%)
  2. Argumentos – métodos decorrentes da tabela verdade (12,67%)
  3. Associação de informações (12%)

Matemática:

  1. Porcentagem (13,35%)
  2. Equações de primeiro grau (9,94 %)
  3. Regra de três (9,01%)

O que podemos esperar de Matemática e Raciocínio Lógico na prova da SEFAZ-BA? Serão 10 questões com peso 3, representando 30 pontos para Administração Tributária. Para essa área, somando com os 29 pontos de estatística, temos 59 pontos em jogo. É muita coisa!

Como podemos observar, as disciplinas de exatas representam muitos pontos no concurso da SEFAZ-BA, não podendo, em hipótese alguma, serem deixadas de lado. Mas lembrem-se de dar atenção especial a Raciocínio Lógico.

Os dados dessa análise podem ser confirmados nas estatísticas que apresentamos nas aulas do Passo Estratégico, importante ferramenta de revisão e aprofundamento das disciplinas que serão cobradas de vocês, que contará com cursos para a prova da SEFAZ-BA.

Os cursos do Passo Estratégico constam no link a seguir: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/pacote-passo-estrategico-p-sefaz-ba-auditor-fiscal-2019/

Para adquirir os cursos com desconto, clique no link da promoção: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/promocao-pacotes-para-sefaz-ba/

O Estratégia Concursos já está com os Cursos Regulares disponíveis para este certame, confira no link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/icms-ba/?gclid=Cj0KCQiAh9njBRCYARIsALJhQkGyvhDGvws3By5kgu9nV3Zjfi58JVviuSaOIauAsb8_G8_tjsZSzLUaAttXEALw_wcB

Se você quiser saber mais sobre a representatividade das outras disciplinas, confira o artigo publicado pelo Professor Alberto Kovarik, confira link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/sefaz-bahia-saiu-o-edital-analise-da-representatividade-das-disciplinas/

Espero que os dados aqui passados iluminem a preparação de vocês. Bons estudos e boa prova!

Rafael Barbosa – Coach e Professor de Contabilidade e Raciocínio Lógico no Passo Estratégico

Luis Eduardo

Ver comentários

  • Professor, uma dúvida cruel:
    Pra um Auditor Fiscal atuar no interior do Estado, em qual dos cargos ele teria melhor chance, dentre estas duas: Administração, Finanças e Controle Interno ou Administração Tributária?

Posts recentes

Concursos 2024: as seleções previstas para este ano!

2024 chegou! Como quem se antecipa larga na frente, que tal colocar em prática aqueles…

20 horas atrás

Lei 123/2006 – Simples Nacional

Lei 123/2006 - Simples Nacional

17 horas atrás

Concurso ISS Macaé RJ: FGV é a banca do novo certame!

Iniciais de R$ 7 mil! Ao que tudo indica, o concurso ISS Macaé pode ter…

20 horas atrás

Concurso Macaé RJ: FGV é a banca para 647 vagas!

A banca do novo concurso público da prefeitura de Macaé, Rio de Janeiro, foi oficialmente…

20 horas atrás

Concursos Bahia: vagas e editais para 2024!

Esse artigo foi feito especialmente para você que pretende prestar concurso na Bahia. Sabendo quais…

20 horas atrás

Concurso Politec PE terá prova discursiva? Veja os detalhes!

Se você já se inscreveu ou pretende participar do concurso público Politec PE (Polícia Técnica do…

20 horas atrás