Artigo

Saiu UM edital. E agora?

A cena se repete. Ao acordar, o assunto é um só: um novo edital foi publicado. Os grupos de whatsapp, as redes sociais, os sites de concurso, em todos os lugares está a notícia do novo edital publicado, x vagas, salário x mil reais, prova no dia x.

Imediatamente dá aquele desespero em que está estudando para concurso. Faço o concurso? Não faço o concurso? Mudo o meu planejamento? Vai dar tempo de estudar todo o edital? O que eu faço agora?

Minha dica é: calma.

Para um pouco. Respira. Lê o edital com tranquilidade.

Se você está em um Coaching para concursos, faça contato com o seu coach. Ele vai te ajudar nesse processo.

É importante que sejam observados aspectos como quantidade de vagas, matérias cobradas, formação exigida para o cargo, data da prova, prova de títulos, local em que a prova será realizada, salário e cidade de lotação.

Se você está em uma preparação de longo prazo (e o edital publicado não é o do concurso que você está focado) a mudança de planos deve ser bem avaliada. Se as matérias não forem muito coincidentes e se a banca tem um estilo muito diferente, provavelmente, não valerá a pena mudar o seu direcionamento.

Se a quantidade de matérias em comum for relevante e se você estiver interessado em ganhar experiência de prova ou em testar seus conhecimentos, pode vale a pena.

Mas reforço: calma e pragmatismo são essenciais nessa hora.

Decisão tomada? Siga em frente! E não deixe que o novo edital abale sua concentração e seu ritmo de estudos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • É... mas se vc está desempregado acredito que valido sim vc focar em edital mais iminente do que focar apenas em um que vai daqui a 1 ano ou 2 ano, ainda mais nessa escassez de concurso e emprego. abraço!
    MOISES em 31/08/16 às 11:49