Artigo

Resumo de Geografia para a prova da SEFAZ MT

Olá, tudo bem com você? Você está estudando para a prova da SEFAZ MT? No artigo de hoje vamos trazer um Resumo de Geografia para a prova da SEFAZ MT!

Resumo de Geografia para a prova da SEFAZ MT

Você está estudando para a prova da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso?

Se sim, já deve ter visto que Geografia é uma das disciplinas exigidas no seu edital.

E, claro, você quer garantir a sua aprovação nessa prova e passar a ganhar um salário inicial de R$ 30.063,76, além de R$ 9.000,00 de verba indenizatória.

Pensando em ajudar você, hoje vamos trazer um Resumo dos principais pontos de Geografia que você deve levar para a sua prova.

Vamos lá?

Localização e limites do Mato Grosso

Antes de iniciarmos nosso Resumo de Geografia, você sabe onde se localiza o Mato Grosso?

O Estado do Mato Grosso está localizado na parte central do continente sul americano. Assim, ele faz limite ao norte com os estados do Pará e Amazonas, ao sul com Mato Grosso do Sul, a leste com Tocatins e, por fim, a oeste com Rondônia e a Bolívia.

Por sua vez, a sua área territorial do Mato Grosso é de 903.366 km2, com população de 3.567.234 habitantes em 2021 segundo o IBGE. Ademais, a densidade demográfica é de 3,6 hab./km2 e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) – é de 0,725.

Além disso, o Mato Grosso tem 141 municípios, que estão agrupados em 22 microrregiões político-administrativas, que participam das cinco mesorregiões elencadas pelo IBGE.

Resumo de Geografia para a prova da SEFAZ MT

Como falamos, o Mato Grosso faz parte da região Centro-Oeste, assim como os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. No entanto, o Mato Grosso é o maior Estado dessa região, além de ser o segundo mais populoso e o terceiro com maior PIB per capita.

Além do mais, é o terceiro maior estado do Brasil em área territorial, ocupando cerca de 12% do território nacional.

Cuiabá é a capital deste estado. Outrossim, esse estado é o segundo maior produtor agrícola do Brasil, com uma grande variedade de culturas. Entre elas, destacam-se os grãos, destacam-se os grãos, como soja, milho, arroz e algodão, além de fruticultura, como laranjas, bananas e mamão. Além disso, esse estado tem o maior rebanho bovino, além da maior lavoura de soja do país.

O Mato Grosso também é um importante produtor de minérios, com destaque para o ferro, o manganês, o ouro, a mica, a bauxita e a turmalina. Inclusive, o turismo é outro setor importante para a economia do estado, uma vez que a região tem uma grande variedade de atrações naturais, como a Chapada dos Guimarães, o Parque Nacional do Araguaia, as Cataratas de Fumaça e a Gruta do Lago Azul.

Além de todas atrações turísticas que citamos, a região também abriga algumas fazendas históricas que atraem turistas interessados em conhecer a cultura local.

Relevo e Clima do Mato Grosso

Clima – Resumo de Geografia

O clima do Mato Grosso é tropical, apresentando duas estações distintas, a chuvosa e a seca. Assim, a época das chuvas, normalmente, se estende entre o mês de outubro e maio, por sua vez, a época seca, entre junho e setembro.

Desse modo, durante a estação chuvosa, as temperaturas são mais elevadas, com médias superiores a 30°C. Todavia, durante a estação seca, as temperaturas médias normalmente ficam entre 20°C e 25°C.

Além disso, no Mato Grosso, as temperaturas mais altas são registradas entre os meses de outubro e abril, enquanto as temperaturas mais baixas são registradas entre os meses de maio e setembro.

Relevo – Resumo de Geografia

Quanto ao relevo, o Mato Grosso é caracterizado por planaltos e planícies, com algumas áreas de depressão. Inclusive, o planalto de Mato Grosso localiza-se na região central do estado, onde a altitude média é de 500 a 600 metros.

A região engloba as chapadas do Imbé, do Juruena, do Roncador, do Caiapó e do Paraguai. Há também o Planalto de São Luís, que se estende desde o Mato Grosso do Sul até o Distrito Federal.

Já as planícies abrangem grande parte do estado, incluindo a Planície do Pantanal, localizada no sul do estado. A Planície do Pantanal é um dos maiores planaltos pantaneiros do mundo e tem altitudes variando entre 100 e 200 metros.

Outras áreas de planície do estado incluem a Planície do Alto Paraguai, que abrange as áreas do norte do estado, e a Planície de Cuiabá, localizada na região centro-oeste.

Por fim, algumas áreas do Mato Grosso possuem depressões, como a Depressão de Coxipó, localizada na região centro-sul do estado, e a Depressão de Cáceres, situada na região oeste. Sendo que estas depressões são formadas pelo desgaste dos rios que passam por elas e são caracterizadas por altitudes inferiores a 200 metros.

Espero que você tenha gostado do nosso Resumo de Geografia!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@prof.elizabethmenezes

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.