Artigo

Recursos ANAC – Adm. Estratégia e GP

Oi pessoal!

Gostei muito da prova da ANAC – Analista Administrativo. Na maior parte das questões o assunto foi abordado exatamente como vimos na aula. Das 25 questões apenas duas trouxeram detalhes teóricos que não tínhamos visto no curso (e isso é raro numa disciplina tão ampla e subjetiva como administração).

Contei apenas 4 questões que julguei difíceis, 7 de nível moderado e as demais estavam fáceis ou merecem recursos. Não estou com tempo para escrever comentários sobre todas as questões, por isso vou focar sobre aquelas que acredito que você deve recorrer:

Q11) O capital intelectual é o conjunto de ativos intangíveis da organização, incluindo o capital humano e o capital estrutural. O capital estrutural, por sua vez, pode ser dividido em capital de inovação, capital de processos, e capital de relações (JOIA, 2001). Chiavenato (Gestão de Pessoas, 3a Ed., 2010, p.56) divide o capital estrutural em interno e externo.

Percebe-se, na verdade, que há várias compreensões possíveis sobre o assunto. Não havendo uniformidade doutrinária que permita uma resposta apropriada das alternativas apresentadas, solicita-se anulação da questão.

JOIA, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v41n2/v41n2a06.pdf

Q20) Ao contrário do apresentado pela alternativa B da questão, a escola empreendedora não é um processo mental baseado em conceitos, mapas, esquemas e estruturas, sendo que a escola caracterizada por isso é a Escola Congnitiva. Assim, esta alternativa não deveria ser considerada correta.

A questão apresenta alternativa correta viável: a letra C, que apresenta corretamente conceitos associados à Escola do Aprendizado.

Fonte: Safari de Estratégia. Mintzberg, Henry, 2a Ed.

Q26) A questão pede uma exceção em relação às práticas que devem ser adotadas na gestão de pessoas. A alternativa apontada como correta fala em adequação das práticas de capacitação com as competências de cada indivíduo. Como a capacitação deve ser voltada para o desenvolvimento de competências, entendo que esta alternativa está correta – não sendo uma exceção. As competências a serem desenvolvidas poderão ser individuais (como apontado na questão) ou outras.

Assim, por não haver alternativa que seja uma exceção às práticas a serem adotadas, solicito anulação da questão.

Abraço!

Prof. Carlos Xavier

www.facebook.com/professorcarlosxavier

Periscope: @ProfCarlosXavier

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito obrigado professor! Ajudou bastante. Parabéns pelo seu trabalho!
    Alex Rezende em 23/03/16 às 19:15
  • Maria, Não está correto não. Entre na 5ª edição do PMBOK e leia sobre "projetos iterativos". Com isso você pode fazer seu recurso. Abraços!
    Luiza em 23/03/16 às 16:04
  • e a questão 25? questão ipsis litteris de um material da enap, contudo esqueceram de trocar alguma palavra que invalidaria alguma alternativa e assim teria a exceção que o comando da questão pedia. http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/handle/1/1114/GestaoDeProjetos_modulo_2_final_.pdf?sequence=1
    Guga em 23/03/16 às 15:35
  • e a questão 26? questão ipsis litteris de um material da enap, contudo esqueceram de trocar alguma palavra que invalidaria alguma alternativa e assim teria a exceção que o comando da questão pedia. http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/handle/1/1114/GestaoDeProjetos_modulo_2_final_.pdf?sequence=1
    Guga em 23/03/16 às 15:18
  • A 24 tá muito errada, copiaram daqui http://www.senac.br/informativo/bts/242/boltec242a.htm
    pedro em 23/03/16 às 15:04
  • Muito obrigada pelos comentários, Professor! Essas foram exatamente as três questões que errei na prova! E a respeito da questão 14 que fala que A elaboração do Ciclo de Vida do Projeto é toda desenvolvida na fase I ─ Conceitual. É nessa fase que, procurando entender melhor o que se quer fazer, são definidos os grandes passos e o volume de recursos necessários. Está correto esse entendimento? A elaboração do Ciclo de Vida não seria um processo continuo?
    Maria em 23/03/16 às 14:34