Artigo

Recurso Prova ISS-Aracaju – Língua Portuguesa

Olá, futuro AUDITOR!

Para quem não me conhece , meu nome é Patrícia Manzato e sou Professora e Coach aqui no Estratégia Concursos, fazendo parte do Time de Português.

Inicialmente, convido você a me seguir no INSTAGRAM: Instagram da Profª. Patrícia Manzato

O gabarito preliminar da prova do ISS-Aracaju foi divulgado e o Time de Português vê a possibilidade de recurso em uma questão. Por isso, apresentamos aqui o porquê de nossa divergência em relação ao gabarito, que pode ser utilizado como base para seu recurso:

QUESTÃO Nº 10

Em cada uma das opções a seguir é apresentada uma proposta de reescrita para o seguinte trecho do texto CB1A1-II: “A peste, que, pela imparcialidade eficaz com que exercia seu ministério, deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos, tornava, ao contrário, mais acentuado no coração dos homens o sentimento da injustiça”. Assinale a opção que apresenta a proposta que mantém a correção gramatical e a coerência do texto.

A) A peste, que, pela imparcialidade eficaz com que exercia seu cargo, deveria reforçar a igualdade entre nossos concidadãos, pelo jogo normal dos egoísmos tornava, ao contrário, mais preciso no coração dos homens o sentimento da injustiça.

B) Pela imparcialidade eficaz com que exercia sua função, a peste, que deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos, tornava ao contrário mais acentuado no coração dos homens o sentimento de injustiça.

C) A peste que deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmo — pela imparcialidade eficaz com que exercia seu ministério — tornava o sentimento de injustiça no coração dos homens mais acentuado, ao contrário.

D) Ao contrário, o sentimento de injustiça tornava-se mais acentuado com a peste no coração dos homens, a qual deveria, pela imparcialidade com que exercia seu ministério, ter reforçado a igualdade entre os nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos.

E) O sentimento de injustiça no coração dos homens tornava-se mais acentuado com a peste, que deveria, ao contrário — pela imparcialidade eficaz com que exercia seu ministério —, ter reforçado a igualdade entre os nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos.

GABARITO PRELIMINAR: LETRA E
GABARITO PRETENDIDO: ANULAÇÃO

FUNDAMENTAÇÃO:
O enunciado é claro ao determinar a escolha da opção que apresenta a proposta que mantém a correção gramatical e a coerência do texto. Para tanto, foi considerado como gabarito preliminar a Alternativa (E); porém, é necessário olhar também para a alternativa (B).

A alternativa (B), da mesma forma que a Letra (E), mantém a correção e a coerência do texto.

Em relação à correção, a alternativa (B) não apresenta incorreções: “Pela imparcialidade eficaz com que exercia sua função, a peste, que deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos, tornava ao contrário mais acentuado no coração dos homens o sentimento de injustiça”. O trecho deslocado “Pela imparcialidade eficaz com que exercia sua função” está corretamente isolado por vírgulas; a oração subordinada adjetiva explicativa “que deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos” foi mantida; da mesma forma que se encontra corretamente pontuado e disposto o predicado verbal do sujeito “a peste” – “tornava ao contrário mais acentuado no coração dos homens o sentimento de injustiça”. Ressalte-se que “ao contrário” tem valor adverbial, ou seja, é uma locução adverbial de curta extensão (até três palavras). Na definição de BECHARA (“Moderna Gramática Portuguesa”. Lucerna, 2001) e CEGALLA (“Moderna Gramática Portuguesa”. Nacional, 2008), a vírgula isolando adjuntos adverbiais deslocados de curta extensão é facultativa – como ocorre na Alternativa (B).

Dessa forma, não se observa incorreção gramatical no trecho reescrito da alternativa (B).

Quanto à coerência do trecho, o original dispunha que “A peste, que, pela imparcialidade eficaz com que exercia seu ministério, deveria ter reforçado a igualdade entre nossos concidadãos pelo jogo normal dos egoísmos, tornava, ao contrário, mais acentuado no coração dos homens o sentimento da injustiça”. Em primeiro lugar, observe que a troca semântica entre “ministério” e “função” não compromete a coerência do texto. Da mesma forma, o trecho se mostra coerente na Letra (B): foi mantida a ideia principal de que “a peste” deveria ter cumprido um papel de conciliador ou de mostrar as igualdades entre os indivíduos, mas acabou falhando.

Assim, também quanto à coerência, o trecho reescrito cumpre sua função.

Dessa forma, requer a anulação da questão, em razão da presença de duas reescrituras corretas e coerentes com o texto, a citar as alternativas (E) e (B).

É isso, pessoal!


Grande abraço e boa sorte!

Profª. Patrícia Manzato

E-mail: [email protected]

Facebook da Profª Patrícia Manzato

Instagram da Profª Patrícia Manzato

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.