Artigo

Recurso – Analista – TJ/AM – Geografia do Amazonas

Olá pessoal,

Conforme informei na correção do gabarito extraoficial de Geografia do Amazonas, da prova de Analista Judiciário, aplicada no último domingo, dia 13/10, cabe recurso na questão a seguir:

Manaus é uma metrópole em plena Amazônia. Centro urbano que tem ganhado projeção nacional nas últimas décadas, a cidade exerce influência direta sobre municípios dentro e fora do estado.

Com relação à rede urbana de Manaus, julgue os itens seguintes.

16 Os municípios sob influência regional direta de Manaus caracterizam-se por densidades demográficas baixas e de grande extensão territorial.

Gabarito preliminar: Certo

ARGUMENTOS PARA O RECURSO:

A questão afirma que os municípios sob influência regional direta de Manaus caracterizam-se por densidades demográficas baixas e de grande extensão territorial.

Quando a questão diz “os municípios” ela está dizendo que são todos os que estão sob influência regional direta de Manaus.

Nem todos os municípios sob influência regional direta de Manaus caracterizam-se por densidades demográficas baixas e de grande extensão territorial. Há municípios de média e pequena extensão territorial e de densidade demográfica média, não pequena. Assim, o gabarito da questão está errado e não certo.

O examinador delimitou a rede urbana de Manaus na questão 17, com gabarito preliminar certo, dizendo que ela influencia cidade nos estados do Amazonas e Roraima.

O estudo Região de Influência das Cidades (REGIC), do IBGE, página 14, informa que a rede urbana de Manaus abrange os estados do Amazonas e de Roraima, estando sob sua influência direta, a capital de Roraima, Boa Vista, que apresenta grande ou média densidade demográfica, de 49,99 hab/km².

Outros municípios do Amazonas apresentam média densidade demográfica, são eles: Iranduba (18,42 hab/km²) e Manacapuru (11,62 hab/km²).

O Amazonas possui vários municípios com pequena área territorial para os padrões do estado e com média área territorial para os padrões do Brasil. Vejamos alguns deles: Iranduba (2.216,817 km²), Anamã (2.446,121 km²), Boa Vista do Ramos (2.589,407 km²) e Careiro da Várzea (2.627,474 km²).

As informações populacionais são do Censo Demográfico do IBGE de 2010 e as informações territoriais são do site do IBGE podendo ser encontradas no seguinte link: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/panorama

Link da publicação Região de Influência das Cidades – IBGE – disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/redes-geograficas/15798-regioes-de-influencia-das-cidades.html?=&t=downloads

Diante do exposto, solicita-se respeitosamente a ALTERAÇÃO DO GABARITO DE CERTO PARA ERRADO conforme os argumentos expostos anteriormente.

Eis os argumentos para o recurso pessoal.

Sucesso no concurso!

Grande Abraço,

Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado pelos recursos, que já foram enviados à Banca Organizadora.
    Ronaldo em 17/10/19 às 09:24