Artigo

Receita Federal: Ainda dá tempo de estudar para esse concurso?

Olá, Pessoal, tudo bem com vocês? No artigo de hoje vamos falar sobre o Concurso da Receita Federal: Ainda dá tempo de estudar para esse concurso?

Receita Federal: Ainda dá tempo de estudar para esse concurso?

Um dos concursos mais esperados dos últimos anos está prestes a sair!

O concurso da Receita Federal, além de ser um dos concursos mais esperados, é o maior concurso da área fiscal. Serão oferecidas neste certame 699 vagas para os cargos de Auditor Fiscal e de Analista Tributário.

Muitas vagas, não? Uma delas tem que ser sua!

Sendo que estes cargos são de nível superior em qualquer área de formação. Além disso, possuem remuneração inicial de R$ 11 mil (ATRFB) e R$ 21 mil (AFRFB).

Boa remuneração para começar, não?

Mas, para garantir a sua aprovação neste certame é necessário começar a estudar desde já. Afinal, um concurso do porte da Receita Federal não dá para iniciar os estudos no pós-edital.

Receita Federal: Estudo para a área fiscal

Atualmente os concursos públicos estão cada vez mais concorridos. Assim, um dos maiores erros que os estudantes para concursos públicos cometem é não manter o foco em uma área específica. A maioria dos estudantes acabam querendo fazer todos os concursos que vão surgindo.

Quando você faz isso de estudar para todos os concursos que vão surgindo, você não consegue estudar de maneira focada para nenhum concurso, o que dificulta bastante a sua aprovação.

Cada área de concursos públicos exige várias matérias e assuntos em seus editais. Assim, para aumentar as suas possibilidades de aprovação no cargo dos seus sonhos, é fundamental que você estude de maneira focada para a área que você definiu.

Ou seja, você deve adquirir a maior quantidade de conhecimento possível dos assuntos exigidos no edital da sua área.

Deste modo, você deve escolher uma área que você se identifique para direcionar os seus estudos para ela. Além disso, você deve verificar se nessa área os cargos aceitam a sua formação acadêmica.

Como sabemos, o concurso da Receita Federal faz parte da área fiscal. Além disso, ele aceita qualquer nível de formação superior. Portanto, quando você decide estudar focado na Receita Federal, na verdade, você está estudando para os concursos da área fiscal.

Matérias Exigidas nos últimos certames dos concursos da Receita Federal

Mas quais são as matérias exigidas para esse concurso da Receita Federal?

As matérias exigidas para esse concurso são as mesmas que outros concursos da área fiscal. O que diferencia a Receita Federal dos outros concursos fiscais é o seu foco nas Legislações Específicas Federais.

Mas como assim o seu foco na Legislação Específica?

No concurso da Receita Federal, na parte de Legislação Tributária, foca nos Tributos Federais. Além disso, esse concurso exige Legislação Aduaneira e Comércio Internacional, diferentemente de outros concursos da área fiscal.

Vamos listar abaixo as matérias exigidas nos últimos concursos da Receita Federal:

Auditor Fiscal (Prova de 2014)Analista Tributário (Prova de 2012)
PortuguêsPortuguês
Espanhol ou InglêsEspanhol ou Inglês
Raciocínio LógicoRaciocínio Lógico
Administração Geral e PúblicaAdministração Geral
Direito ConstitucionalDireito Constitucional
Direito AdministrativoDireito Administrativo
Auditoria
Contabilidade Geral e AvançadaContabilidade Geral
Legislação TributáriaLegislação Tributária
Direito TributárioDireito Tributário
Legislação Aduaneira e Comércio InternacionalLegislação Aduaneira
Matérias exigidas nos últimos certames da Receita Federal

Assim, já respondendo a pergunta: “Ainda dá tempo de estudar para esse concurso?”

Se você já vinha estudando para a área fiscal, dá tempo de sobra para você adaptar os seus estudos para a Receita Federal. Afinal, as únicas matérias que vão ser adicionadas com mais profundidade são:

  • Legislação Tributária Federal; e
  • Legislação Aduaneira e Comércio Internacional (caso você vá prestar o concurso de Auditor).

Receita Federal: Elabore um plano de estudos compatível com a sua realidade

Quando você decide estudar para concursos públicos, você deve elaborar um plano de estudos que seja compatível com a sua realidade e com os objetivos que você quer alcançar.

Mas como você elabora um planejamento compatível com a sua realidade?

Para isso, você deve alocar as disciplinas cobradas no concurso de acordo com o tempo que você tem disponível para estudo.

Assim, o seu planejamento de estudo deve ser flexível e adaptável ao seu dia a dia. Deste modo, você deve primeiro levantar quanto tempo da sua rotina você tem livre para poder se dedicar aos estudos.

Assim, você pode criar um cronograma de estudo (utilizando com base o último edital do concurso que você escolheu) e incluir nesse cronograma as suas obrigações diárias. Depois de elencar suas obrigações, você deve definir a ordem em que vai estudar cada disciplina.

Uma dica para você tornar seu planejamento de estudos mais eficiente é iniciar o dia estudando as disciplinas que você tem mais dificuldade e as com maiores pesos na sua prova da Receita. Assim, você consegue estudar esses assuntos quando estiver mais descansado e focado.

Assim, para dar tempo de estudar bem para esse concurso da Receita é necessário que você crie um planejamento de estudos focado nele desde já!

Receita Federal: Ainda dá tempo de estudar para esse concurso?

A previsão é que o edital da Receita Federal seja publicado até o fim do ano!

Caso a prova deste concurso fosse ocorrer em 1 dezembro e você conseguisse estudar por dia 04 horas líquidas, até lá (considerado que hoje é dia 14/07/2022) você teria 140 dias de estudo.

Por sua vez, 140 dias de estudo, considerando que você tem disponível para estudo 4 horas líquidas por dia, você teria estudado 560 horas até o dia 01/12/2022.

Assim, se você já estava estudando para os concursos da área fiscal, mas ainda não vinha estudando com foco na Receita Federal, você pode utilizar esse tempo de estudo para estudar com mais afinco essas matérias “diferentes” dos demais concursos da área fiscal, colocando-as com uma maior intensidade no seu planejamento de estudo.

Além disso, você tem que ter em mente que tanto para o cargo de Auditor quanto para o cargo de Analista, em todas as provas anteriores tiveram a exigência de, no mínimo, 40% de acerto em cada disciplina.

Então, reforça ainda mais a importância de um bom planejamento de estudos, já que um planejamento ruim pode fazer um candidato que foi muito bem na prova, seja eliminado por causa de apenas uma disciplina.

Portanto, se você quer ser aprovado no concurso da Receita Federal, você não pode desconsiderar nenhuma matéria.

Receita Federal: Estudar para Auditor ou Analista?

Ainda dá tempo se eu for iniciar os estudos agora?

Caso você vá começar agora os seus estudos para Receita Federal, considerando que você não estudava as demais matérias da área fiscal, a saída pode ser estudar para o cargo de Analista.

Deste modo, o concurso de Analista da Receita além de ter menos matérias que o concurso de Auditor, a maioria das matérias em comum são menores para o cargo de Analista.

Por exemplo, no último edital de Analista (2012), além da quantidade de assuntos de Direito Constitucional ter sido bem menor que para o cargo de Auditor, não foram cobradas várias disciplinas, como: Auditoria, Comércio Internacional, Administração Pública e Contabilidade Avançada.

Assim, para conseguir dominar os assuntos do concurso de Analista da Receita, você precisa de uma quantidade menor de horas de estudo para bater o conteúdo programático.

Mas se começar a estudar para Auditor, dá para mudar para Analista?

Se você iniciar os seus estudos para Auditor, mas perceber que ainda falta muito conteúdo, você pode direcionar os seus estudos para o conteúdo exigido para Analista.

Receita Federal: Ainda dá tempo de estudar para esse concurso?

Vamos dizer que no pior dos cenários você começou a estudar agora, mas não conquistou a sua aprovação neste certame. Nesse caso, o que você estudou para esse concurso servirá de base para as próximas provas que você for fazer.

Sendo assim, as seguintes matérias elencadas abaixo servem para inúmeros outros concursos:

  • Raciocínio Lógico;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Tributário;
  • Administrativo;
  • Contabilidade Geral;
  • Administração Geral.

Assim, mesmo que você se esforce, mas não consiga a sua aprovação neste certame, você terá construído uma excelente bagagem de estudo que servirá para inúmeros outros concursos públicos. Afinal, uma grande parte das matérias pode ser utilizada para inúmeros concursos públicos.

Receita Federal: Vou iniciar os estudos agora, por quais matérias começo?

Caso você vá iniciar os estudos agora você pode iniciar os seus estudos pelas matérias do ciclo básico. Afinal, elas vão servir de base para as demais matérias.

São elas:

  • Português;
  • Raciocínio Lógico;
  • Direito Constitucional;
  • Administrativo;
  • Direito Tributário;
  • Contabilidade.

À medida que você for avançando nos estudos, você pode ir adicionando as demais matérias da Receita.

Receita Federal: Ainda dá tempo de estudar para esse concurso?

Em suma, não adianta ficar pensando se vai dá tempo ou não de estudar para um concurso público, apenas comece os estudos. Assim, na pior das hipóteses, caso você não consiga a sua aprovação neste certame, você poderá utilizar o conhecimento adquirido para outras oportunidades.

Afinal, como verificamos neste artigo, a grande maioria das matérias da Receita Federal podem ser aproveitadas para grande parte dos concursos públicos.

Assim, a resposta é: Sim, dá tempo de estudar para este certame, na pior das hipóteses você vai utilizar os conhecimentos adquiridos para outros.

Espero que você tenha gostado do artigo de hoje!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.