Artigo

Raciocínio Lógico TRF 2 – prova recentíssima (2017) da CONSULPLAN resolvida!

Veja também como a CONSULPLAN repete modelos de questão!

Desde que foi definida a banca CONSULPLAN para o concurso do TRF 2 eu venho resolvendo um grande volume de questões da banca para disponibilizar nos meus cursos e, claro, para ficar mais por dentro das tendências desta banca em seus últimos concursos. Gostaria de compartilhar com vocês algo que eu tenho me deparado bastante: a repetição de modelos de questão. Vale dizer que isto não é uma exclusividade da CONSULPLAN. Pelo contrário, é praticamente uma regra: as bancas frequentemente repetem modelos de questão já cobrados anteriormente. Se quiser ver um artigo onde eu mostro 5 questões da banca FGV muito similares entre si, clique aqui.

Repare que as duas questões são muito similares. A mudança mais importante é nos números: no primeiro caso a família consome o volume de água em uma semana, no segundo são necessários 15 dias. No primeiro nós queremos saber o consumo em 63 dias, no segundo queremos o consumo em 120 dias. De qualquer forma, a “receita de bolo” para a resolução é idêntica! Ou seja, caso você tivesse resolvido a primeira questão em seu material de preparação, e a segunda aparecesse na sua prova, você teria ENORMES chances de acertá-la com rapidez e segurança.

Vamos praticar um pouco? Veja em detalhes a resolução da primeira:

CONSULPLAN – PREF. LONDRINA – 2011) Uma família de 4 pessoas consome 3 galões de água de 20 litros por semana. Quantos litros de água essa família terá consumido num período de 63 dias?

A) 560

B) 660

C) 520

D) 540

E) 620

RESOLUÇÃO:

Veja que a família consome 3×20 = 60 litros de água em 7 dias (uma semana). Podemos obter o consumo em 63 dias com uma regra de três simples:

60 litros —————- 7 dias

N litros ————- 63 dias

 

Aplicando a “multiplicação cruzada”, isto é, multiplicando a primeira diagonal (60 x 63) e igualando o resultado à multiplicação da outra diagonal (N x 7), obtemos:

60 x 63 = N x 7

 

Dividindo ambos os lados por 7, ficamos com:

60 x 9 = N

540 = N

 

Portanto, a família consome 540 litros de água em 63 dias.

Resposta: D

 

Fácil, não? Aposto que você conseguirá resolver sozinho a segunda questão, e de forma ainda mais rápida. Veja abaixo a resolução sintetizada da questão, do jeito que você fará no dia da prova:

CONSULPLAN – Pref. Juatuba/MG – 2015) Uma família consome três garrafões de 20 litros de água a cada 15 dias. Quantos litros de água são consumidos por essa família no período de 120 dias?     

A) 400.      

B) 420.      

C) 480.      

D) 540.

RESOLUÇÃO:

60 litros ————– 15 dias

N litros —————-120 dias

60 x 120 = 15 x N

 

Dividindo ambos os lados por 15:

4 x 120 = N

480 = N

Resposta: C

 

Talvez você esteja se perguntando: professor, esse assunto cai na prova de Raciocínio Lógico do TRF 2? A minha resposta é: SIM. De fato o edital não cobrou de forma explícita proporções, regras de três simples e compostas etc. Mas o edital cobrou Raciocínio Matemático que, pelo que tenho visto nas provas que exigem este ponto, dá abertura para que a banca cobre questões que exijam manipulações matemáticas simples, como é o caso da regra de três SIMPLES. Acho extremamente improvável que alguma questão cobre regra de três composta (e até acho que, se cobrar, caberia recurso pleiteando a anulação). Mas regra de três simples precisa estar “no sangue”, ok?

A propósito, deixo abaixo um artigo que escrevi um dia após a publicação do edital, explicando melhor o que a CONSULPLAN estava cobrando. Boa leitura!

 

==================

Saiba o que o edital está cobrando

Desde que foi publicado o edital do concurso TRF 2 (RJ e ES), muitos alunos vieram me procurar para entender o que efetivamente eles precisam estudar na disciplina Raciocínio Lógico. A dúvida é bem compreensível, afinal de contas o edital usa termos extremamente vagos, como você pode ver abaixo (deixei em negrito alguns deles):

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO TRF 2 (RJ/ES): Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

Este é um edital extremamente conhecido para quem vem estudando Raciocínio Lógico para a banca FCC. Muito provavelmente foi dos editais de Tribunais da FCC que a banca CONSULPLAN tirou a sua “inspiração”.

Aqui no Estratégia Concursos eu estou disponibilizando um curso completo de Raciocínio Lógico para o TRF 2. Este curso é composto por:

  • aulas em vídeo, onde explico a teoria e resolvo algumas questões com vocês;
  • aulas escritas (em PDF), onde também explico toda a teoria e resolvo centenas de questões, em especial da banca CONSULPLAN;
  • fórum de dúvidas, onde você pode me procurar diretamente para sanar qualquer problema que sentir dificuldade.

Recomendo que você acesse o link a seguir e baixe gratuitamente a aula demonstrativa, onde você já verá várias questões resolvidas:

CURSO DE RACIOCÍNIO LÓGICO TRF 2 (VIDEOS + PDFS + FÓRUM)

Aproveite para conhecer também nossos cursos para todas as disciplinas do TRF2:

PACOTES COMPLETOS PARA O TRF 2

Fico à disposição para auxiliá-lo nesta reta final dos estudos!

Saudações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Prezado professor, quero agradecer as questões comentadas e parabenizá-lo pelo gesto de disponibilizar e compartilhar o seu vasto conhecimento conosco. Agradeço à espiritualidade maior por trazer benfeitores como você para esse mundo de muitas dificuldades
    Maria Rosecler Miranda em 13/06/17 às 20:43
  • Ola professor. Tudo bem? Poderia disponibilizar um link de acesso a prova que não seja através do SlideShare? Atenciosamente Silvana
    silvana em 31/01/17 às 16:23
  • Parabéns! Hoje completa 2 meses que adquiri o curso no Estratégia! Tenho dedicado bastante neste ultimo mês e é com grande satisfação que venho lhe agradecer. Consegui resolver todas as questões apresentadas sem consultar a resolução, coisa que era impossível. Vamos que vamos!
    Gabriel Campolina em 31/01/17 às 13:18
  • Parabéns pelas explicações!
    bruna arcanjo miranda em 12/01/17 às 15:53
  • Professor, vc é o melhor do mundo! <3
    Flávia em 21/12/16 às 08:01
  • Professor Arthur, E com a banca FCC na parte de RLM, ela também usa enunciados similares como estas das Consulplan?
    VINICIUS ARAUJO em 19/12/16 às 12:28