Artigo

Questões de Tecnologia da Informação e Informática do ISS Porto Alegre. (temos recurso)

Olá pessoal,

Hoje vamos comentar as questões da prova de TI e Informática do ISS-Porto Alegre de último final de semana. Primeiramente, gostaria de dizer que fiquei extremamente satisfeito com o resultado da nossa revisão de véspera. Várias questões estavam nos slides e foram destacadas ao longo da revisão.

Temos uma questão que cabe recurso: a questão 10.

QUESTÃO 10 – Um cliente, ao realizar uma compra, poderá adquirir vários produtos. Por exemplo, no dia 03/01/2019, às 10h:37min (dez horas e trinta e sete minutos), o cliente João Pedro, adquiriu os seguintes produtos: (1) 10 lápis ao preço de venda de 0,55 cada; e (2) 5 canetas esferográficas, ao preço de venda de 1,50 cada. O valor total dessa compra realizada pelo Joao foi de 13,00, que corresponde a soma das seguintes contabilizações: (10 * 0,55 + 5 * 1,50). Joao Pedro poderá adquirir esses mesmos produtos e outros, quando desejar. As quantidades adquiridas e o preço de venda são registrados na tabela “AQUISICAO”. Pretende-se gerar um relatório que exiba o código e nome de cada cliente, a data de aquisição e o valor total de cada aquisição realizada por esses clientes. O resultado deverá ser ordenado de forma ascendente pela data de aquisição e, a seguir, pelo código do cliente, também de forma ascendente. Nesse caso, é uma consulta que atende corretamente ao enunciado acima:

Para responder a essa questão resolvi fazer o código em SQL usando o MySQL. O código encontra-se no arquivos pdf dos comentários da questão.

Agora vamos executar o código da questão:

<!– SELECT cli_codigo, cli_nome, aquisicao_data_hora, sum(aquisicao_preco_venda*aquisicao_quantidade_venda) soma

FROM cliente, aquisicao

WHERE cli_codigo – cliente_cli_codigo

GROUP BY cli_codigo, cli_nome, aquisicao_data_hora

ORDER BY cli_codigo, aquisicao_data_hora; –>

A primeira coisa que precisamos observar é que o código não compila, seguindo a descrição da figura que orienta a questão, o atributo está descrito com o nome “aquisição_data_hora” não “aquisição_data” como se apresenta nas consultas da questão 10. Outro ponto é, para que o resultado seja ordenado de forma correta, de acordo com o enunciado da questão, precisaríamos trocar a sequência dos atributos no ORDER BY para ORDER BY aquisicao_data_hora, cli_codigo.

Assim, temos que, todas as consultas da questão não funcionam, primeiramente por não compilarem pois o atributo aquisição_data não existe no modelo. Esse é um primeiro ponto pela anulação da questão.

O segundo ponto é: mesmo que os atributos estejam todos corretos na consulta, a ordem do resultado não estaria de acordo com o solicitado. Você pode executar os códigos acima no site sqlfiddle.com e verificar as afirmações acima.

Gabarito: B (Cabe recurso pela anulação.)

As demais questões estão comentadas no arquivo pdf. Acho que facilita a sua leitura e o armazenamento para uma revisão futura.

Qualquer dúvida estou às ordens,

Forte abraço e bons estudos,

Thiago Cavalcanti

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.