Notícia

Provas da AGU são marcadas por problemas e transtornos em vários estados; candidatos chegaram a ser dispensados

Coordenadora disse que receberia tema da redação por telefone, diz candidato

As provas do concurso da Advocacia-Geral da União, aplicadas na manhã deste domingo, 9 de dezembro, são marcadas por problemas e transtornos em vários estados. Conforme relatos de alguns concurseiros que entraram em contato com a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos, há candidatos que foram dispensados porque os cadernos não chegaram ao locais de provas.

Segundo o Idecan, as provas da tarde estão mantidas!

Pelo menos, em duas localidades, o relato tem sido o mesmo. Já em Florianópolis, os candidatos preencheram apenas os formulários e receberam as folhas de gabarito. Mas, o relato de alguns inscritos é que a prova discursiva sequer chegou ao local, ao ponto de também serem dispensados do exame.

Amós Oliveira Lopes, candidato que prestaria a prova em Florianópolis, informou ao jornalismo do Estratégia que chamou a Polícia Federal, para registrar o caso, as Polícias Civil e Militar chegaram a ser chamadas para cuidar da integridade e a ordem.

“Foi uma confusão. Nós recebemos o cartão de respostas, recebemos a prova, mas não recebemos a outra parte da prova que constavam o rascunho e a prova discursiva. A coordenadora passou de sala em sala falando que receberia o tema redação por telefone. E isso gerou um transtorno muito grande”, disse o candidato que registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Militar de Santa Catarina.

Em São Luís, candidatos aguardaram os cadernos, mas tiveram que ser dispensados pela coordenação do concurso porque a prova não havia chegado ao local de realização dos exames. A candidata Josélia Lopes Moreno, que prestaria a prova para Administrador, relatou o ocorrido na Escola Estadual Presidente Médice.

“Eles entregaram as provas normalmente. Mas só tinha três páginas. Foi quando eles disseram para começar a prova. Foi quando estranhamos porque só havia o rascunho e a prova discursiva. Foi quando o fiscal percebeu que a prova estava incompleta. Foram apurar e descobriram que a prova estava no aeroporto e que o Idecan foi atrás para buscar aprova. Isso durou 1h30”, disse.

Em Cuiabá, o atraso foi de mais de 1h30min. O relato é semelhante aos casos ocorridos em Florianópolis e São Luís. Os cadernos não chegaram às escolas e, por causa do problema, os exames foram cancelados e os candidatos dispensados.

O jornalismo do Estratégia Concursos tentou entrar em contato com a banca organizadora do concurso, o Idecan, mas até o momento da publicação desta reportagem, a instituição não respondeu às nossas ligações.

POSICIONAMENTO DE UMA DAS COORDENADORAS

“Mesmo com todos os mais variados e incansados esforços para tentar não comprometer o horário de início das provas que foram registrados em questão, não foi possível, e chegaram com algum atraso. Mesmo com todos os cuidados empenhados, acontecerem situações na empresa aérea imepediu chegar no horário e cronograma planejado. Reafirmamos que as provas previstas para acontecer na parte da tarde de hoje, segue normal”.

E-MAIL ENVIADO PELO IDECAN A CANDIDATOS QUE FARÃO AS PROVAS NO PERÍODO DA TARDE

Prezado candidato, COMPAREÇA para fazer sua prova da tarde NORMALMENTE. Os portões abrem uma hora antes do início das provas. Leve seu RG e inscrição. Observe as regras do edital. Idecan.

Daiana dos Santos e Fernando Brito
Jornalismo do Estratégia

Fotos – Problemas AGU

Local de prova em São Luís

Local de prova em Santa Catarina

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • É assustador ver um concurso para um órgão tão sério ser executado por uma empresa que num concurso do corpo de bombeiros de Brasília, deu problemas e a comissão contrata a mesma empresa. Aí eu pergunto às autoridades fiscalizadora, qual foi a forna de contratação desse Instituto? Houve licitação onde as grandes empresas , mais capacitadas tivessem a oportunidades de concorrer para realizar o concurso? Ou foi por dispensa de licitação e contratação direta? Alguém tem que investigar. Os candidatos precisam de garantia de uma seleção séria e verdadeira. A CGU DO TEU deveriam recomendar o cancelamento dessas provas e abrir licitação para contratação de empresa especializada e competente. Será que houve outros interesses na contratação dessa empresa que já havia tido problemas no concurso do CBMDF?
    Suely Wanderley em 10/12/18 às 16:07
  • Em Brasília, no período da tarde a prova realizada no UNICEUB 3º ANDAR, BLOCO 3, SALA 3311 o envelope com os cadernos de provas chegou violado, com uma abertura que possibilitava a retirada de cadernos e com as últimas provas do pacote amassadas, apenas foi registrado em ata o ocorrido e todos os concorrentes assinaram, sendo que foi colocado observação de que o coordenador geral do certame, se identificando como major da polícia militar não permitiu que fossem feitos registros fotográficos do pacote, um dos concorrentes se dirigiu a 5ª delegacia de polícia do DF para registro da ocorrência. Estuda se ainda uma denúncia junto ao MP para que seja averiguada a situação.
    Mauricio Pereira Machado em 10/12/18 às 10:17
  • A banca comunicou que anulou a prova da manhã por causa do princípio da Isonomia e estudara uma data para aplicar nova prova, agora fiquei na dúvida: 1º Essa prova vai ser aplicada a todos inscritos ou somente aos que compareceram no dia, pois no local que fiz a prova faltou quase 1/3 dos candidatos; 2º Como eu fiz a prova de Administrador e de Analista e a prova de Adm for anulada me sinto lesado pelo desgaste desnecessário, por que poderia ter ido melhor na prova da tarde se tivesse descansado no período da manhã; 3º Quanto aos custo de deslocação, hospedagem e alimentação de quem se desloca do interior para a capital, se a prova for anulada realmente, será por incompetência da banca e se tiver que fazer a prova de novo isso também fere o princípio da isonomia.
    Alex em 10/12/18 às 10:11
  • No Rio de Janeiro, também não chegaram as provas do cargo de técnico em comunicação social (período da tarde), e os alunos foram dispensados pela coordenação do concurso. Até agora, o site do organizador do concurso só registra os problemas ocorridos nas provas da manhã.
    Artur Martins em 10/12/18 às 08:10
  • isso vai dar um B.O. tão grande, força para os candidatos e que tudo se resolva.
    jonatas vieira dias em 09/12/18 às 19:57
  • Na minha sala houve confusão com a marcação do tempo decorrido. E no final algo ainda mais estranho: alguém ficou passando a redação a limpo após o fim do tempo, por cerca de 5 min. Eu e o outro cara que ficou por ultimo na sala pq percebemos que o ele estava com a folha toda borrada e de qquer forma nao estaria entre os finalistas.
    lucas em 09/12/18 às 18:49
  • E agora, será que vão cancelar a prova de manhã? E pra quem fez normal?
    Helena em 09/12/18 às 16:48
  • Eu acho é pouco. Esses órgão públicos parecem que não aprendem. Querem contratar banca de fundo de esquina para realizar concurso nacional. O resultado é essa bagunça. O barato sai caro.
    Helder em 09/12/18 às 16:17
  • Concurso nacional só com a miséria do Cespe, FCC, FGV ou a finada ESAF, o resto é resto. O barato saiu caro.
    Raimundo em 09/12/18 às 15:42
  • Será que vão cancelar o concurso?
    Carolina em 09/12/18 às 15:09
  • Banca ridícula. Aqui em Brasília os fiscais são altamente incompetentes prezudicando o desempenho dos candidatos. Pior imaginar como um órgão tão importante contrata uma banca fundo de quintal. Sendo que o CESPE e FCC são as bancas mais compentetes para aplicar provas em todo território nacional.
    Zeca G. Pinto em 09/12/18 às 14:54
  • Oi. Recebemos a folha da prova discursiva, gabarito. Não recebemos o caderno de questões. Então fomos dispensados. Att.
    luisa em 09/12/18 às 14:49
  • O barato sempre sai caro no final ... Provas de instituições grandes devem ser feitas por FCC ou CESPE !! Parem de inventar.
    Luiz em 09/12/18 às 14:34
  • Aí o aluno estuda, emprenha-se em aprender os princípios que devem nortear a atuação da administração pública, notadamente o da moderna concepção de "eficiência", chega com toda boa-fé e confiança nas instituições responsáveis pela realização da prova, e... Cadê a recíproca? Importante ressaltar que eventos desta natureza comprometem a imagem da AGU e do IDECAN perante a coletividade dos candidatos. É de se registrar esse lamentável fato administrativo carente de legitimidade estatal.
    César Cristiano Pereira Júnior em 09/12/18 às 13:47
  • Sou candidata da manhã e a banca mando mensagem no meu WhatsApp dizendo para eu ir à tarde fazer a prova que seria pela manhã.
    Nayara em 09/12/18 às 13:30
  • Absurdo! Eu estive na EEB Hilda Teodoro Vieira, em Florianópolis. Aguardamos por 1h20 até sermos dispensados, recebemos apenas o gabarito e folha para transcrever a discursiva. Me pergunto: como chegou apenas parte do material?!
    Nayara em 09/12/18 às 13:29
  • Vergonha, nem fiz essa prova, mas me solidarizo com quem passou por esse constrangimento. O mínimo a ser feito por questão de justiça é a anulação da prova de hoje com a posterior remarcação das provas em outra data.
    Gilson em 09/12/18 às 13:19
  • Isso que dá quando essas bancas bizarras ganham...esse tipo de banca deveria ser restrita a concursos municipais e de nível médio no máximo.
    José em 09/12/18 às 12:41
  • Fiz a prova em Curitiba, transcorreu tudo normal, mais ou menos, a folha de transcrição da redação e o gabarito chegaram 1.3 horas atrasados. Mas como a redação era extensa deu tempo de fazer tudo.
    Alex em 09/12/18 às 12:34
  • Sou de Cuiabá-MT e realmente não tivemos a prova. A fiscal disse que a Coordenadora estava indo ao Aeroporto buscar as provas já na sala de uma amiga a fiscal disse que passaria o tema da redação para irem adiantando. Um absurdo.
    Jessica em 09/12/18 às 11:25
  • Foi exatamente isso, nunca ou falar em algo parecido. Quem mora em outra cidade saiu no prejuízo. Falta de responsabilidade da banca.
    Leonam Ricardo em 09/12/18 às 11:13