Notícia

Provão de Bolsas Escrevente TJ SP acontece neste domingo (28)

O Estratégia Concursos preparou uma programação especial para você que está estudando para o concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo! São uma série de aulas gratuitas focadas no edital de Escrevente Técnico Judiciário do TJ SP. Neste domingo, 28 de março, você vai poder participar do Provão de Bolsas Escrevente TJ SP.

Baixe o caderno de provas do Provão TJ SP

Clique aqui para acessar o caderno!

Baixe o gabarito

Clique aqui para acessar o gabarito!

Regulamento do Provão de Bolsas Escrevente TJ SP

DAS INSCRIÇÕES: 

O Provão de Bolsas Escrevente TJ-SP é aberto para todas as pessoas que desejem participar (alunos e não-alunos do Estratégia Concursos). 

A inscrição é totalmente gratuita e pode ser feita aqui.

Após realizar a inscrição, o candidato deve ficar atento aos e-mails que enviaremos sobre o  Provão de Bolsas (sempre confira a caixa de “spam”, “promoções” e outras). 

DO DIA E HORÁRIO: 

O Provão será aplicado no dia 28/03/2021 (domingo), com início às 8:30h (horário de  Brasília).

O caderno de questões ficará disponível no blog do Estratégia. O candidato será alertado  da disponibilização do caderno tanto por e-mail quanto pelo canal do TJ-SP Erga Omnes no Telegram. 

Novamente, o candidato deve ficar atento à caixa de “spam” e “promoções”, pois o e-mail com o link para o caderno de questões pode estar lá. 

O link para o gabarito eletrônico, onde deverão ser inseridas as respostas definitivas, será liberado juntamente com o caderno de questões. 

O candidato terá até 13:30h (horário de Brasília) para preencher e entregar o gabarito eletrônico através no sistema. Gabaritos enviados após o horário estabelecido não serão  considerados. 

DA PROVA: 

A prova conterá 100 (cem) questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, sendo apenas uma considerada correta. A composição das questões será a seguinte: 

O tempo total para resolução das questões, preenchimento e entrega das respostas será de 5 (cinco) horas

O conteúdo programático que será cobrado está descrito no ANEXO I, apresentado ao final.

O candidato deverá acessar o caderno de questões e entregar o gabarito eletrônico on-line.  Portanto, a prova pode ser feita de qualquer local, desde que disponha de um computador  com conexão à internet

O preenchimento do gabarito eletrônico será de inteira responsabilidade do candidato. Somente uma alternativa por questão poderá ser marcada como resposta. Serão  de inteira responsabilidade do candidato problemas advindos do preenchimento indevido ou entrega, após o prazo permitido, do gabarito eletrônico.

O Estratégia Concursos não disponibilizará meios para a realização do Provão. 

DA COMPOSIÇÃO DA NOTA 

Cada questão respondida corretamente valerá 1 ponto. Questões respondidas incorretamente não terão pontuação. A nota final será a soma dos pontos obtidos.

DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE NA CLASSIFICAÇÃO FINAL 

Em caso de empate na nota final do Provão de Bolsas Escrevente TJ-SP, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

a) obtiver o maior número de acertos na disciplina Português; 

b) obtiver o maior número de acertos na disciplina Informática; 

c) obtiver o maior número de acertos na disciplina Raciocínio Lógico; 

d) obtiver o maior número de acertos na disciplina Matemática; 

e) obtiver o maior número de acertos na disciplina Direito Constitucional;

f) obtiver o maior número de acertos na disciplina Direito Administrativo;

g) obtiver o maior número de acertos na disciplina Atualidades; 

h) obtiver o maior número de acertos na disciplina Direitos das Pessoas com Deficiência;

i) obtiver o maior número de acertos na disciplina Normas da Corregedoria Geral de Justiça; 

j) obtiver o maior número de acertos na disciplina Direito Civil;

k) obtiver o maior número de acertos nas disciplinas Direito Penal 

l) obtiver o maior número de acertos nas disciplinas Direito Processual Penal;

m) tiver maior idade até o dia 21/03/2021. 

Para fins de desempate pelo critério de idade, será solicitada comprovação pelo candidato após a data do Provão, caso seja necessário. 

DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL E DISPONIBILIZAÇÃO DO GABARITO PARA  CORREÇÃO  

A divulgação do resultado final será disponibilizada no blog do Estratégia Concursos. Além disso, entraremos em contato com os 10 (dez) primeiros colocados..

DA PREMIAÇÃO 

Os 10 (dez) primeiros colocados receberão os seguintes prêmios:

  • 1º – 100% de desconto + 1 Notebook;
  • 2º ao 5º – 50% de desconto;
  • 6º ao 10º – 30% de desconto.

O desconto poderá ser utilizado para adquirir Pacotes de Cursos, Assinatura Básica ou Assinatura Premium.

Caso o premiado já seja aluno(a) do Estratégia Concursos, poderá optar por receber, como reembolso, o percentual de desconto a que tem direito em relação ao valor normal da Assinatura Premium, com 10% de desconto à vista. Exemplo: o 8º colocado, se preferir, poderá receber 30% de R$ 2.158,92.

O Estratégia Concursos entrará em contato com os premiados para tratar da entrega da  premiação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Quaisquer assuntos não especificados aqui serão definidos conforme discricionariedade do  Estratégia Concursos. Pode haver alterações quanto à data, horário e outros aspectos do  Provão. 

Bons estudos!

ANEXO I – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BLOCO I:

 Língua Portuguesa (24) questões:

Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais, literários e não literários. 2. Informações literais e inferências possíveis. 3. Ponto de vista do autor. 4. Estruturação do texto: relações entre ideias; recursos de coesão. 5. Significação contextual de palavras e expressões. 6. Sinônimos e antônimos. 7. Sentido próprio e figurado das palavras. 8. Classes de palavras: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção. 9. Concordância verbal e nominal. 10. Regência verbal e nominal. 11. Colocação pronominal. 12. Crase. 13. Pontuação.

BLOCO II:

Conhecimentos em Direito (40) questões:

1. DIREITO PENAL: Código Penal – com as alterações vigentes até a publicação do Edital – artigos 293 a 305; 307; 308; 311-A; 312 a 317; 319 a 333; 335 a 337; 339 a 347; 350; 357 e 359.

2. DIREITO PROCESSUAL PENAL: Código de Processo Penal – com as alterações vigentes até a publicação do Edital – artigos 251 a 258; 261 a 267; 274; 351 a 372; 394 a 497; 531 a 538; 541 a 548; 574 a 667 e Lei nº 9.099 de 26.09.1995 (artigos 60 a 83; 88 e 89).

3. DIREITO PROCESSUAL CIVIL: Código de Processo Civil – com as alterações vigentes até a publicação do Edital – artigos 144 a 155; 188 a 275; 294 a 311 e do 318 a 538; 994 a 1026; Lei nº 9.099 de 26.09.1995 (artigos 3º ao 19) e Lei nº 12.153 de 22.12.2009.

4. DIREITO CONSTITUCIONAL: Constituição Federal – com as alterações vigentes até a publicação do Edital: Título II – Capítulos I, II e III; e Título III – Capítulo VII com Seções I e II; e também o artigo 92.

5. DIREITO ADMINISTRATIVO: Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo (Lei n.º 10.261/68) – artigos 239 a 323; e Lei Federal nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) – com as alterações vigentes até a publicação do Edital. 32 P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

6. NORMAS DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA (disponíveis no portal do Tribunal de Justiça – site: www.tjsp.jus.br, na área Institucional / Corregedoria / Normas Judiciais), com as alterações vigentes até a data da publicação do Edital: Tomo I – Capítulo II: Seção I – subseções I e II; Tomo I – Capítulo III: Seções I, II, V, VI, VII; Tomo I – Capítulo III: Seção VIII – subseções I, II e III; Tomo I – Capitulo III: Seções IX a XV, XVII a XIX; Tomo I – Capítulo XI: Seções I, IV e V; Tomo I – Capitulo XI: Seção VI – subseções I, III, V e XIII.

BLOCO III:

Conhecimentos Gerais

Atualidades (06) questões:

Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 2.° semestre de 2016, divulgados na mídia local e/ou nacional.

Matemática (06) questões:

1 Operações com números reais. 2. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. 3. Razão e proporção. 4. Porcentagem. 5. Regra de três simples e composta. 6. Média aritmética simples e ponderada. 7. Juros simples. 8. Equação do 1.º e 2.º graus. 9. Sistema de equações do 1.º grau. 10. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. 11. Sistemas de medidas usuais. 12. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. 13. Resolução de situações-problema.

Informática (14) questões:

MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2016, MS-Word 2016: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MSExcel 2016: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, 33 P O D E R J U D I C I Á R I O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO obtenção de dados externos, classificação de dados. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

Raciocínio Lógico: (10) questões:

Visa avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica das relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas, eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Visa também avaliar se o candidato identifica as regularidades de uma sequência, numérica ou figural, de modo a indicar qual é o elemento de uma dada posição. As questões desta prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos, sequências.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.