Artigo

Prova da Semana – Comentário da prova da ABIN – Área 9 – Banco de dados

Ranking Abin

Abaixo comentamos a prova de Analista de Desenvolvimento da ABIN, área 09, concurso de 2018.

  1. Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Cargo: Área 09 Questão: 144 a 147

SELECT nome

FROM funcionario

WHERE area = ‘INTELIGENCIA’

AND endereco LIKE ‘%BRASILIA,DF%’;

Tendo como referência o código SQL precedente, julgue os itens a seguir.

144 Na cláusula WHERE, a condição de seleção area = ‘INTELIGENCIA’ escolhe a tupla de interesse em particular na tabela funcionario, pois area é um atributo de funcionario.

145 O código em apreço realiza uma consulta que mostra o nome dos funcionários da área de INTELIGENCIA e que têm, como parte do endereço, a cidade de BRASILIA,DF.

146 A palavra INTELIGENCIA está entre aspas simples por pertencer a um atributo, area, o qual tem o tipo de dados definido como caractere.

147 Em LIKE ‘%BRASILIA,DF%’, o recurso LIKE foi definido de forma incorreta, uma vez que a utilização da vírgula (,), sem a inclusão da palavra-chave ESCAPE, impedirá que o código seja executado.

Comentário: Vamos comentar cada uma das alternativas acima.

  1. Vejam que a cláusula WHERE vai restringir as tuplas nas quais o valor do atributo área seja igual a ‘INTELIGENCIA’. Desta forma, a alternativa está correta.
  2. Exatamente, a afirmação está perfeita. As restrições ou predicados do código SQL são exatamente as descritas na afirmação. Desta forma, a alternativa está correta.
  3. Confesso que quando olhei para essa questão pensei que ela estivesse incorreta, mas acho que foi excesso de preciosismo meu. Veja que a palavra INTELIGENCIA é de fato uma constante do tipo caractere que vai servir como referência para a busca na coluna área. Para cada funcionário cujo valor do atributo área seja igual a INTELIGENCIA temos uma tupla no retorno da consulta. Mesmo assim, o CESPE deu o gabarito como correto.
  4. Quando usamos as aspas simples as palavras reservadas ou caracteres especiais que aparecem entre as duas aspas não precisam caracteres ou palavra-chave de ESCAPE. Desta forma a alternativa está incorreta.

Gabarito: C C C E

PS.: 144 – Alguns alunos têm me perguntado sobre o fato da palavra tupla aparecer no singular e se por conta disso não caberia recurso. Acredito que seja possível recorrer mais acho difícil ser aceito. Da mesma forma, acho que cabe recurso na questão 146, mas também, dificilmente será aceito.

  1. Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Cargo: Área 09 Questão: 148 e 150

Julgue os próximos itens, a respeito de conceitos e comandos PostgreSQL e MySQL.

148 Por se tratar de um sistema gerenciador de banco de dados de código aberto, o MySQL não oferece suporte a conexões criptografadas entre clientes e o servidor.

150 No MySQL, a instrução CALL é usada para chamar os procedimentos armazenados.

Comentário: Vamos comentar cada uma das alternativas acima:

  1. O MySQL suporta conexões criptografadas entre clientes e o servidor usando o protocolo TLS (Transport Layer Security). Logo, temos uma alternativa incorreta. Para saber mais sobre conexões criptografadas acesse esse link.
  2. A instrução CALL invoca um procedimento armazenado que foi definido anteriormente com CREATE PROCEDURE. Os procedimentos armazenados que não possuem argumentos podem ser invocados sem parênteses. Ou seja, CALL p () e CALL p são equivalentes.CALL pode devolver ou retornar valores usando parâmetros que são declarados como parâmetros OUT ou INOUT. Quando o procedimento retorna algum valor, o programa cliente também pode obter o número de linhas afetadas pela declaração final executada dentro da rotina: no nível de SQL, chame a função ROW_COUNT(); ou a partir da API C, chame a função mysql_affected_rows(). Desta forma, podemos marcar a alternativa como correta.

Gabarito: 148.E  150.C

  1. Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Cargo: Área 08 Questão: 149

Julgue os próximos itens, a respeito de conceitos e comandos PostgreSQL e MySQL.

149 No programa psql do PostgreSQL, a instrução \h permite mostrar o histórico de comandos SQL na sessão atual.

Comentário: O psql é um cliente no modo terminal do PostgreSQL. Permite digitar comandos interativamente, submetê-los para o PostgreSQL e ver os resultados. Como alternativa, a entrada pode vir de um arquivo. Além disso, disponibiliza vários meta-comandos e diversas funcionalidades semelhantes às do interpretador de comandos (shell) para facilitar a criação de scripts e automatizar um grande número de tarefas.

Ao digitiar, \help (ou \h) [comando], o sistema fornece ajuda de sintaxe para o comando SQL especificado. Senão for especificado o comando, então o psql listará todos os comandos para os quais existe ajuda de sintaxe disponível. Se o comando for um asterisco (“*”), então será mostrada a ajuda de sintaxe para todos os comandos SQL. Desta forma a alternativa está incorreta.

Gabarito: 149.E

Qualquer dúvida estou às ordens,

Forte abraço e bons estudos,

Thiago Cavalcanti

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Show! Qualquer dúvida estou às ordens.
    Thiago Rodrigues Cavalcanti em 17/04/18 às 23:44
  • Bem tranquila a prova. Será que as questões das outras matérias vieram tranquilas também? Vou baixá-las pra dar uma olhada.
    Bruno Lacerda em 14/03/18 às 08:12