Português CFC Recurso
Décio Terror Filho

Português CFC Recurso

Olá, pessoal!

Sou o professor Décio Terror e venho aqui pedir a vocês que entrem com recurso contra a questão 50, pois há duas alternativas que respondem ao comando da questão.

Veja a questão:

A questão pede a exceção, o erro.

A banca deu como gabarito a alternativa (D), tendo em vista que a locução prepositiva “apesar de” apresenta valor concessivo, e não hipotético.

Porém, a alternativa (C) está gritantemente errada também, haja vista que não se pode trocar a locução prepositiva “apesar de” por “embora” sem um ajuste na oração. Note que a alternativa menciona a troca da locução prepositiva por “embora”. Se ela tivesse mencionado a troca de “apesar” por “embora”, caberia a troca, sem problemas.

O período é o seguinte:

Apesar da amplitude global, os impactos da crise financeira internacional de 2008 não foram sentidos de maneira homogênea entre os países.

Note agora se realmente cabe a troca da locução prepositiva “apesar de” por “embora”:

Embora amplitude global, os impactos da crise financeira internacional de 2008 não foram sentidos de maneira homogênea entre os países.

Se a alternativa mencionasse a inserção da preposição “de” após “embora”, haveria manutenção da correção, sentido e coerência. Mas, sem uma especificação, há erro, de acordo com o comando da questão.

Assim, peça anulação da questão, haja vista que a alternativa induziu o candidato ao erro por falta de especificação da inserção ou da manutenção da preposição “de”.

Grande abraço, moçada!

Décio Terror

Posts Relacionados

Compartilhe:

Décio Terror Filho

Décio Terror Filho

Décio Terror Filho é formado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Professor concursado na área federal, com especialização na didática, no ensino a distância e na produção de texto. Atua no ensino da Língua Portuguesa para concurso público desde 2000. Tem vários artigos publicados em revistas direcionadas para concurso público, portais de ensino, além de seus dois livros: Resoluções de Provas de Português - banca ESAF  e Resoluções de Provas de Português + breve teoria - banca FCC, ambos lançados pela Editora Ímpetus.

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x