Artigo

Política Nacional de Atenção às Urgências

       

Fonte:http://www.redehumanizasus.net/rede-de-urgencia-e-emergencia

OLÁ PESSOAL !!!

       Quando começamos estudar políticas de saúde temos sempre dificuldade, pois, foge à nossa realidade pratica do dia a dia tornando-se distante e até mesmo inatingível. Mas calma existem várias maneiras para absorvermos esse conteúdo teórico e aqui vou falar sobre algumas delas. Primeiramente, a Política Nacional de Atenção às Urgências foi criada por meio da portaria nº 1.863/GM em 29 de setembro de 2003. Ela estabelece uma rede de assistência  regionalizada  e  hierarquizada,  proporcionando articular os serviços de saúde, definir fluxo e proporcionar referências resolutivas a assistência a saúde. Mas como estuda-la como fixar definições tão amplas e parecidas.

            Minha primeira dica de estudos com relação à Política Nacional de Atenção às Urgências e talvez a mais importante de todas, é começar seus estudos do geral para o particular, como assim?   Pode parecer estranha essa sugestão, mas você precisa entender que uma lei, decreto, portarias e outras normas além de envolver profundas discussões, existem dispositivos que no mundo jurídico é chamado hierarquia das leis, como você vai entender a função de uma portaria se você não sabe o alcance de seu conteúdo? Amigos como é  a natureza jurídica de uma política? Bem é um documento de ato administrativo de uma autoridade pública, que contém instruções acerca da aplicação de leis ou regulamentos, no caso a Política Nacional de Atenção ás Urgências que é o nosso foco de estudos é de origem do executivo e reorganiza os serviços de urgência a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão.

E porque preciso saber disso? Queridos no texto da própria portaria tem os dispositivos nos quais ela vai abranger!!! Por isso a necessidade de estudar o geral, que é as leis que engloba a   Política Nacional de Atenção às Urgências, para o especifico, que são as portarias e decretos (que envolvam o conteúdo da temática em questão). Queridos já expliquei como tem que funcionar esses dispositivos legais agora vamos discutir nosso objeto de estudo que é a Política Nacional de Atenção às Urgências, quando estudamos a Política é necessário um cronograma estruturado e sistematizado com revisões periódicas e realização de exercícios, esse cronograma semanal deve ser condicionado a sua realidade de tempo com descanso e lazer pré definidos, após fechar um conteúdo geral iniciar os específicos, como já falei com vocês, daí é só fechar conteúdo após conteúdo e realizar uma prova com a convicção que você fez o seu melhor.

Só aqui no Estratégia vocês terão um suporte adequado para estudar a Política Nacional de Atenção às Urgências e todo conteúdo relevante dentro de urgência e emergência para concursos.

 

https://www.estrategiaconcursos.com.br/pesquisa?q=emergencia

Concursos Saúde

Facebook: @EstratégianaSaúde

Estude com foco e dedicação.

Até logo.

Profª Regina Barros

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.