Notícia

Bolsonaro autoriza nomeação de 1.047 policiais federais

Além das 500 vagas, mais 547 foram autorizadas por decreto

O presidente da República Jair Bolsonaro assinou um decreto autorizando a nomeação de mais 547 policiais federais além dos 500 aprovados no último concurso da Polícia Federal. Ao todo, a PF tem um reforço de 1.047 policiais federais. A autorização veio através de um decreto publicado na edição desta sexta-feira, do Diário Oficial da União.

A maior parte das novas nomeações contempla os cargos de agente, delegado e escrivão. As nomeações desses servidores para Polícia Federal, de acordo com o governo, é para reforçar o combate à corrupção no país e ao crime organizado. As datas de matrícula e início do curso de formação, inclusive, já foram divulgadas.

A novidade foi comemorada pelo presidente em seu perfil no Facebook. A autorização de mais 547 nomeações acende uma luz para que um novo concurso Polícia Federal possa acontecer em 2020 ou 2021. Isso porque, caso a lista de aprovados se esgote, há a possibilidade de que as vagas remanescentes fiquem para um novo concurso.

O que diz o decreto?

DECRETO Nº 9.801, DE 23 DE MAIO DE 2019

Autoriza a nomeação de candidatos aprovados no concurso público para os cargos do Quadro de Pessoal da Polícia Federal do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

D E C R E T A :

Art. 1º Fica autorizada a nomeação de mil e quarenta e sete candidatos aprovados no concurso público para provimento de cargos do Quadro de Pessoal da Polícia Federal do Ministério da Justiça e Segurança Pública, autorizado pela Portaria nº 8.380, de 19 de abril de 2018, publicada no Diário Oficial da União de 20 de abril de 2018, do Diretor-Geral da Polícia Federal, sendo:

I – quinhentos aprovados e classificados dentro do quantitativo de vagas originalmente previsto para pronto provimento; e

II – quinhentos e quarenta e sete aprovados e não classificados dentro do quantitativo de vagas originalmente previsto para pronto provimento, conforme especificado no Anexo.

Distribuição das novas vagas

Último Concurso Polícia Federal

O último concurso PF foi lançado em Junho de 2018 para 500 vagas: 180 para agente, 150 para delegado, 80 para escrivão, 60 para perito criminal e 30 para papiloscopista. E hoje o Presidente divulgou o dobro das nomeações. Os salários desses servidores vária de R$ 11.983,26 até R$ 22.672,48 com benefícios.

A maioria desses nomeados são para várias regiões do País. As vagas contemplaram os estados de Tocantins, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Pará.

Curso de Formação

A Polícia Federal, inclusive, já divulgou as datas prováveis de início do curso de formação. Os candidatos ao cargo de Delegado de Polícia Federal devem fazer matrícula entre 8 e 9 de junho de 2019. O início do curso está previsto para acontecer em 10 de junho de 2019.

Os aprovados aos cargos de Perito Criminal Federal devem fazer matrícula entre os dias 15 e 16 de junho de 2019. O início do curso está previsto para o dia 17 de junho de 2019.

Já as matrículas para o Curso de Formação dos cargos de Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal devem acontecer entre os dias 22 e 23 de junho de 2019 e o início do curso em 24 de junho de 2019.

O encerramento (para todos os cargos) está previsto para 8 de novembro de 2019.

MAIS INFORMAÇÕES
Concurso Polícia Federal

Cursos para o Concurso Polícia Federal

A autorização para que a Polícia Federal faça mais 547 nomeações acende uma luz para que um novo concurso. Isso porque, esgotada a lista de aprovados, há a possibilidade de que as vagas remanescentes fiquem para um novo concurso. Por isso, saia na frente dos demais candidatos. O Estratégia Concursos já lançou cursos para os cargos da Polícia Federal. Confira os cursos nos links abaixo:

CURSOS PARA DELEGADO

CURSOS PARA PERITO

CURSOS PARA AGENTE

CURSOS PARA ESCRIVÃO

CURSOS PAPILOSCOPISTA

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Ficha técnica concurso IBGE Temporários

Informações sobre o concurso PF

Data prevista: 2019
Vagas: 1.047 vagas
Cargos: Agente, Perito, Escrivão, Delegado e Papiloscopista
Lotações: Todo País
Escolaridade: Superior
EditalÚltimo Edital Polícia-Federal 2018

Ascom Estratégia
[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Minha dúvida é só tenho o ensino médio completo e tenho 43 anos Eu posso fazer este curso ou não
    Jose Aluisio da silva em 25/05/19 às 07:56
  • O arrependimento de não ter me preparado e feito esse concurso...
    Jairo Costa em 25/05/19 às 06:28
  • Sinceramente? Parabéns aos aprovados da PF, pois,além de ser um órgão com relevante papel institucional, aqueles que fizeram o concurso estão alcançando a tão sonhada nomeação. Mas, vejam os outros colegas que diretamente ou indiretamente dependem de alguma autorização vinda da União...está uma miséria, tribunais não podendo nomear, pois não há orçamento. Infelizmente, a despeito da crise, muita coisa é a boa e velha politicagem. Uns com prestígio infinito, e outros lá em baixo, por exemplo a área trabalhista. O princípio da razoabilidade e proporcionalidade ficam carentes nessas horas pela falta de lembranças constantes do mandatário em questão.
    Felipe em 24/05/19 às 15:13
  • Bolsonaro mandou bem nessa!! Parabéns aos aprovados.
    Marcus Resende em 24/05/19 às 14:17