Artigo

PM-SP: Como conquistar a sua aprovação na VUNESP

Olá, tudo bem com você? No artigo de hoje vamos como conquistar a sua aprovação na VUNESP para a prova da PM-SP.

PM-SP: Como conquistar a sua aprovação na VUNESP

Como você já deve saber, a banca examinadora do último concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo foi a Vunesp!

Sabemos que as bancas possuem um método específico de cobrança e com a VUNESP não é diferente. Não é mesmo?

A VUNESP é famosa por manter o mesmo padrão de prova e repetir muitas questões. O seu nível de exigência não costuma ser tão pesado como Bancas como Cebraspe, FCC e FGV.

Então, se você quer fazer o próximo concurso da PM-SP ou qualquer outro concurso no Estado de São Paulo, vale muito a pena treinar questões da VUNESP.

No artigo de hoje vamos falar a respeito das disciplinas e assuntos mais exigidos para o concurso da Polícia Militar de São Paulo. Bem como iremos explorar o estilo de cobrança dessa banca examinadora que é a queridinha para os concursos no Estado de São Paulo.

Além disso, vamos dar algumas dicas para você conseguir uma boa pontuação na prova da VUNESP e assim conquistar o seu cargo público e garantir a sua estabilidade econômica e financeira.

Afinal, você sabia que tem algumas técnicas para você conquistar uns pontinhos preciosos na sua prova da PM-SP, como: focar nas matérias mais importantes, resolver muitas questões da Banca Examinadora e alternar técnicas de estudo ativo com técnicas de estudo passivo.

Assim, tem alguns métodos que você pode utilizar para conquistar uns pontos extra na sua prova e garantir um estudo mais eficiente, buscando encurtar e facilitar o caminho até a aprovação.

Vamos lá?

Concursos anteriores para soldado da PM-SP

Para ter uma base do que pode ser exigido no novo certame para soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo basta analisar as provas passadas realizadas pela VUNESP para esse cargo.

Sendo assim, comparando as matérias exigidas nos editais passado e o percentual de cobrança delas nas provas passadas, temos:

Prova da PM-SP: Disciplina x Relevância nas provas anteriores

DisciplinaRelevância nas provas anteriores
Português38,46%
Matemática25,75%
História 8,86%
Geografia8,30%
Atualidades5,86%
Noções de Informática5,58%
Legislação Estadual3,10%
Conhecimentos Gerais2,11%
Direito Constitucional 1,27%
Raciocínio Lógico0,47%
Direito Administrativo0,09%
Legislação Federal0,09%
Administração Pública0,05%
Provas anteriores PM-SP

Deste modo, português foi a disciplina mais exigida nos últimos concursos para a Polícia Militar de São Paulo, apenas essa matéria totalizou 38,46% das provas anteriores.

Por sua vez, matemática ficou em segundo lugar de disciplina mais exigida nos concursos anteriores para a PM-SP, essa disciplina representou sozinha 25,75% do conteúdo exigido nos certames anteriores da PM-SP.

Isto é, 2 das 13 disciplinas exigidas pela VUNESP representaram mais de 64% do conteúdo exigido nos certames anteriores para este concurso.

Assim, 15% das disciplinas exigidas representaram quase 65% dos certames anteriores. Isso te lembrou de algo?

Se isso te lembrou a Lei de Pareto, você acertou!

Você lembra o que afirma essa Lei de Pareto?

A Lei de Pareto afirma que para inúmeros fenômenos, 80% das suas consequências advêm de 20% das causas.

Isto posto, português e matemática são disciplinas que você precisa ter muita atenção para a prova. Já que apenas essas 2 disciplinas representam mais da metade do conteúdo exigido nas provas anteriores, considerando que as disciplinas totalizaram 13.

Enquanto isso, mais da metade das disciplinas não chegam a 10% dos conteúdos exigidos. Logo, percebe-se a importância que algumas disciplinas possuem em detrimento de outras. Então, não precisamos nem ressaltar o quanto essas matérias necessitam de uma atenção maior.

PM-SP: Como conquistar a sua aprovação na VUNESP: Curso PM-SP Estratégia

Considerando o nosso curso para a prova de Soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP), comparando as disciplinas exigidas com a quantidade de PDF disponível, temos:

DisciplinaQuantidade de PDF
Português9 PDFs
Matemática16 PDFs
Informática6 PDFs
Lei de Acesso à Informação1 PDF
Direito Constitucional7 PDFs
História8 PDFs
Geografia7 PDFs
Atualidades5 PDFs
Discursiva4 PDFs
Quantidade de PDFs no curso

Assim, dos 63 PDFs que compõem o curso para a Polícia Militar de São Paulo, 9 PDFs são de português. Ou seja, 14% dos PDFs geram quase 38% do conteúdo exigido nas provas.

Isto posto, verificamos o quanto português é importante caso você queira garantir o seu cargo na PM-SP.

E se você está lendo este artigo é porque você quer conquistar a sua vaga e garantir o seu cargo público, não é mesmo?

Como falamos, a banca examinadora do novo certame da PM-SP vai ser a banca VUNESP. Assim, para garantir a sua vaga neste concurso é necessário analisar como essa banca costuma exigir as questões da sua prova.

Afinal, o que você vai fazer no dia da sua prova é justamente resolver questões. Então, vamos falar um pouco a respeito de como potencializar o seu estudo para essa prova?

Vamos ver algumas dicas para você garantir a sua vaga na PM-SP?

1° Dica para a prova da PM-SP: Foque nas matérias mais importantes

Como falamos acima, algumas matérias possuem maior peso do que outras. Sendo assim, nessas matérias você deve dar uma atenção um pouco maior. Afinal, elas vão te render mais pontos na sua prova.

Por exemplo, apenas 1 disciplina (português) representou quase 40% do conteúdo exigido nas provas anteriores.

Além disso, português e matemática juntas totalizaram mais de 64% dos conteúdos exigidos nas provas anteriores para este concurso.

Destarte, você precisa dar um enfoque especial a essas matérias que são mais importantes. Destarte, você vai conseguir potencializar o seu estudo, focando no que realmente é exigido para a sua prova.

2° Dica para a prova da PM-SP: Resolva muitas questões da VUNESP

Não é novidade para ninguém que a banca VUNESP é a banca examinadora queridinha dos concursos para o Estado de São Paulo.

A VUNESP é a banca escolhida para a maioria dos concursos públicos no Estado, inclusive de outras áreas.

Além disso, os últimos concursos tanto para a Polícia Militar de São Paulo quanto para a Polícia Civil de São Paulo foram realizados por essa banca examinadora.

Ademais, a forma de abordagem da VUNESP nas suas provas costuma ser mais previsível do que de outras bancas, como: Cespe, FCC e FGV.

Outrossim, essa banca costuma exigir questões com um nível fácil, além de que ela não tende a inovar. Ou seja, a VUNESP costuma manter o seu estilo de cobrança, além de manter o foco nas questões.

Sendo assim, para você conquistar uma boa pontuação na VUNESP, você deve resolver muitas questões. À medida que você vai resolvendo questões, você compreende a exigência da banca em relação àquele assunto específico.

Além disso, quando você resolve questões anteriores da VUNESP, você entende o estilo de cobrança dessa banca, quais assuntos você vai precisar despender mais atenção.

Assim, quanto mais questões você responder da banca examinadora, mais você irá entender como ela estrutura as questões exigidas e o nível de detalhamento que é necessário em cada assunto.

Isto posto, se você investir mais do seu tempo de estudo nos assuntos mais exigidos nos concursos anteriores, você irá potencializar as suas chances de obter uma boa pontuação na sua prova com um menor esforço.

Além disso, a medida que você for resolvendo questões, você irá identificar os assuntos e disciplinas que você tem mais dificuldade, podendo dar uma atenção extra para elas.

3° Dica para a prova da PM-SP: Alterne técnicas de Estudo Ativo e Passivo – PM-SP: Como conquistar a sua aprovação na VUNESP

Outra dica para conseguir uma boa pontuação na prova da Polícia Militar de São Paulo e conquistar a sua aprovação é alternar técnicas de estudo passivo com técnicas de estudo ativo.

Mas você sabe o que é o estudo passivo?

O chamado estudo passivo é o método de estudo tradicional, ou seja, é quando o aluno assiste às aulas ou lê os PDFs. Assim, nesse método de estudo, o estudante está apenas recebendo as informações. Logo, é um método que o estudante não questiona as informações que está recebendo.

Sendo assim, quando assistimos aulas ou quando lemos um material escrito estamos apenas recebendo as informações. Claro que é um método necessário, pois é através dele que você vai ter o contato com a matéria para ter embasamento para responder às questões da prova.

No entanto, por ser um método no qual o estudante não interage de maneira ativa com o conteúdo estudado, o estudante fica mais predisposto a “viajar” no assunto. Por isso, é importante mesclar o estudo passivo com um estudo mais ativo, como quando responde questões depois da leitura do PDF, por exemplo.

Assim, o método tradicional de estudo, o chamado estudo passivo, além de consumir uma parte considerável do seu tempo disponível para estudo, uma parcela pequena do assunto é assimilada quando ele é realizado de maneira isolada, isto é, sem técnicas de estudo ativo para acompanhar.

Como falamos, para um primeiro contato com a matéria, o estudo passivo é essencial. Mas, posteriormente é necessário mesclar as duas técnicas.

Espero que você tenha gostado do artigo de hoje a respeito da próxima prova da PM-SP!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

https://www.saopaulo.sp.gov.br/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.