Pausas e meditações para estudos

O presente artigo visa dar dicas de como utilizar pausas e meditações para estudos com foco em concursos públicos, como os aplicados pela banca CEBRASPE.
Os estudos para concursos envolve aprendizado de diversas disciplinas, muitas vezes de áreas diferentes, e por vezes desconhecidas para o estudante.
Além disso, o tempo entre a publicação de um edital e a prova é curto para a necessidade de estudo para todas as matérias.
As pausas ajudam a organizar o estudo e o tempo despendido nele, e a absorção e cognição do conhecimento, e este artigo pretende desenvolver este raciocínio.
Pausas e meditações para estudos – Mito do foco contínuo
Iniciando o tema pausas e meditações para estudos com foco em concursos públicos, aborda-se o mito do foco contínuo.
Acreditar que o máximo de tempo despendido realizando uma tarefa é positivo é um mito. Em tarefas que duram de 25 a 50 minutos, o cérebro começa a sentir fadiga, e a concentração diminui.
Então, o processamento das informações, e a retenção das mesmas começa a diminuir. E os erros podem aumentar.
Com uma pausa, você organiza e consolida o conteúdo estudado. Conecta os conhecimentos, faz algumas resoluções e reflexões, e continua os estudos mais concentrado.
Assim, a pausa não diminui a eficiência, mas sim descansa o cérebro de maneira necessária. Não é algo negativo, é sim uma manutenção necessária.
Pausa durante os estudos
Continuando com a análise sobre pausas e meditações para estudos, aborda-se a pausa durante os estudos.
Uma boa dica é dividir os estudos em trechos de tempo. Cada trecho pode ter uma duração de 20 a 60 minutos. Neste trecho você estuda uma disciplina (português, direito constitucional, por exemplo), utilizando um método (leitura de PDF, resolução de exercícios, por exemplo), e os métodos podem ser combinados.
Entre os trechos de estudo, é interessante fazer uma pausa de 5 a 10 minutos. A pausa pode ser usada para se levantar, caso estudo sentado, e esticar o corpo. Beber água ou café. Ou até mesmo desopilar e ficar apenas pensando, sem ação.
Já a cada dois ou três trechos estudados, a dica é fazer um intervalo maior, de 15 a 30 minutos. Neste intervalo, pode-se fazer um lanche, tomar um banho ou uma tarefa doméstica rápida.
É importante, nos intervalos, evitar celulares e redes sociais, e qualquer coisa que vá distrair o próximo trecho de estudos.
Além disso, cada concurseiro tem sua realidade de tempo e método de estudo, então a duração dos intervalos podem ser adaptadas a cada caso.
Pausa para descanso
Prosseguindo com a dissertação sobre pausas e meditações para estudos com foco em concursos, aborda-se a pausa para descanso.
As pausas para descanso são as pausas entre um dia de estudo e outro, ou um período de estudo e outro.
A jornada dos estudos para concurso é árdua. Os editais dão pouco tempo até a data da prova. São cobradas muitas disciplinas de área diferente. Assim, o concurseiro tem uma eterna luta contra a falta de tempo e a quantidade de estudo necessária.
É comum a dedicação de muito tempo aos estudos, diminuição da vida social. Porém, o descanso é fundamental para um estudo de qualidade.
O sono é um fator importante para tudo na vida, e para os estudos não é diferente. O concurseiro deve sempre dormir o suficiente.
A atividade física também é altamente recomendada, para nivelar o nível de estresse e melhorar o sono.
E, mesmo parecendo supérfluo, e tendo que sacrificar muito dele, o lazer serve para manter a saúde mental, evitar ansiedade e pessimismo, melhorando o caminho da aprovação.
Pausas no dia da prova
Dando continuidade a analisar as pausas e meditações para estudos, aborda-se as pausas no dia da prova.
No dia da prova, é comum se sentir ansioso, dar algum tipo de branco, ou ficar cansado com alguma disciplina em específico.
Aqui, a permissão para se alimentar e se hidratar na prova, é uma boa maneira de se fazer uma pausa para refletir. Também é permitido ir ao banheiro, e isso serve para alongar o corpo e fazer a pausa.
Caso uma questão da prova trave o raciocínio, e pareça muito difícil, mude de questão, ou mude de disciplina a ser resolvida. Isso pode ajudar a refletir, e mudar de raciocínio.
Pausas e meditações para estudos – Meditação
Finalizando o artigo “Pausas e meditações para estudos”, aborda-se o uso de meditações.
Meditação é uma técnica de relaxamento e limpeza de pensamentos. Existem meditações guiadas na internet, algumas focadas para estudos.
Uma dica de meditação é colocar uma música instrumental suave e respirar pelo nariz e soltar pela boca, prestando atenção na respiração. Fazer uma contagem, regressiva ou progressiva, e ficar de olhos fechados, tentando não pensar em nada específico. Fazer isso por um tempo entre 10 e 20 minutos.
A meditação ajuda na assimilação e organização das informações dos estudos, além do relaxamento físico e mental que traz.
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!