O PODER DOS SÍMBOLOS
Dihego Antônio Santana de Oliveira

O PODER DOS SÍMBOLOS

            Eleja um símbolo que represente o seu objetivo e, se possível, coloque-o sobre a sua mesa de estudos. De preferência, faça isso numa posição em que você veja esse símbolo com um simples levantar de cabeça ou desviar de olhos. 

            Pode parecer bobeira, mas em certas circunstâncias de cansaço e desânimo faz uma diferença absurda. Acreditem, essa técnica de automotivação funcionou inúmeras vezes em minha vida.

            A primeira vez que lancei mão desse método foi há mais de 10 anos. À época, eu era aluno do Curso de Aperfeiçoamento em Aviação para Oficiais da Marinha (CAAVO). Esse curso tem a fama de ser bastante exaustivo e exigente, tanto no aspecto acadêmico, quanto no aspecto psicológico. 

            Eram noites e mais noites em claro estudando. Tudo isso para ter, “na ponta da língua”, um “calhamaço” de conteúdo teórico de procedimentos de emergência, limitações das aeronaves, manuais de aeromecânica, regras de tráfego aéreo etc.

Entretanto, foi um pequeno pedaço de metal dourado, que eu sonhava um dia ostentar no peito, que não me deixou esmorecer, que me fez persistir, e que me ajudou a vencer.

            Anos depois, durante a preparação para a Receita Federal utilizei essa mesma técnica. Dessa vez, o símbolo eleito foi o logo da Receita Federal. Colei uma folha A4 com esse símbolo, meu nome e, logo abaixo, escrevi “Auditor Fiscal”. Isso me fazia antever, permanente, a placa de identificação que hoje ostento em cima de minha mesa de trabalho

            Nos momentos de maior cansaço e desanimo, bastava eu levantar o rosto para me lembrar o motivo pelo qual eu estava ali sentado estudando.

            Na verdade, este é o grande objetivo desses pequenos símbolos: Lembrar-nos, permanentemente, os motivos que nos fizeram iniciar essa jornada no mundo dos concursos. Não importa qual motivo seja, o importante é que você sempre se lembre dele, principalmente, nos momentos mais difíceis.

DISCIPLINA, FOCO E PERSEVERANÇA!

Posts Relacionados

Compartilhe:

Dihego Antônio Santana de Oliveira

Dihego Antônio Santana de Oliveira

Olá, caros amigos e amigas!             Meu nome é Dihego Antônio. Sou natural de Niterói/RJ e atualmente exerço o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB), aprovado no concurso de 2014. Desempenho minhas funções no Serviço de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Alfândega do Porto. Apesar de ser carioca, adotei Manaus/AM como cidade para morar.             Fui Capitão-Tenente (FN) da Marinha do Brasil, à qual tive a grata satisfação de servir por, aproximadamente, 15 anos. Ainda durante a carreira militar, tive a excelente oportunidade de realizar o Curso de Aperfeiçoamento em Aviação para Oficiais(CAAVO), obtendo o brevê de piloto aeronaval.             Minha vida no mundo dos concursos começou aos 15 anos, quando fui aprovado no processo seletivo para admissão ao Colégio Naval. Após ter sido aprovado para o cargo de AFRFB, concluí minha pós-graduação em Direito Tributário e fui aprovado em 2˚ lugar no vestibular na Universidade do Estado da Amazonas (UEA), onde atualmente curso a faculdade de Direito.             Hoje, o que me motiva é a possibilidade de contribuir para que outras pessoas mudem suas vidas por meio dos estudos, assim como eu mudei a minha.               Aprovações: Colégio Naval (1999); Analista técnico Administrativo - Plano Especial de Cargos do Ministério da Fazenda - PECFAZ (2013); Assistente Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda - ATA/MF (2014); Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil (2014);             “Na forja da vida, nada se faz sem trabalho e nada se consegue de bom sem apoio no próprio sacrifício. Se aspiras, desse modo, à realização do teu alto destino, não desdenhes lutar, a fim de obtê-lo.” Livro da Esperança E-mail: [email protected]

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x