Artigo

O PODER DOS SÍMBOLOS

            Eleja um símbolo que represente o seu objetivo e, se possível, coloque-o sobre a sua mesa de estudos. De preferência, faça isso numa posição em que você veja esse símbolo com um simples levantar de cabeça ou desviar de olhos. 

            Pode parecer bobeira, mas em certas circunstâncias de cansaço e desânimo faz uma diferença absurda. Acreditem, essa técnica de automotivação funcionou inúmeras vezes em minha vida.

            A primeira vez que lancei mão desse método foi há mais de 10 anos. À época, eu era aluno do Curso de Aperfeiçoamento em Aviação para Oficiais da Marinha (CAAVO). Esse curso tem a fama de ser bastante exaustivo e exigente, tanto no aspecto acadêmico, quanto no aspecto psicológico. 

            Eram noites e mais noites em claro estudando. Tudo isso para ter, “na ponta da língua”, um “calhamaço” de conteúdo teórico de procedimentos de emergência, limitações das aeronaves, manuais de aeromecânica, regras de tráfego aéreo etc.

Entretanto, foi um pequeno pedaço de metal dourado, que eu sonhava um dia ostentar no peito, que não me deixou esmorecer, que me fez persistir, e que me ajudou a vencer.

            Anos depois, durante a preparação para a Receita Federal utilizei essa mesma técnica. Dessa vez, o símbolo eleito foi o logo da Receita Federal. Colei uma folha A4 com esse símbolo, meu nome e, logo abaixo, escrevi “Auditor Fiscal”. Isso me fazia antever, permanente, a placa de identificação que hoje ostento em cima de minha mesa de trabalho

            Nos momentos de maior cansaço e desanimo, bastava eu levantar o rosto para me lembrar o motivo pelo qual eu estava ali sentado estudando.

            Na verdade, este é o grande objetivo desses pequenos símbolos: Lembrar-nos, permanentemente, os motivos que nos fizeram iniciar essa jornada no mundo dos concursos. Não importa qual motivo seja, o importante é que você sempre se lembre dele, principalmente, nos momentos mais difíceis.

DISCIPLINA, FOCO E PERSEVERANÇA!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Que texto maravilhoso!! Eu sempre coloquei a foto dos meus filhos como símbolo, pois é por eles que estudo. Mas gostei muito da ideia de colocar a logomarca do local que tanto almejo, já vou providenciar. Obrigada pela dica.
    Maria Souza em 26/08/19 às 07:58
  • Obrigado! Foi simples e inspirador! Muito bom!
    Saulo em 25/08/19 às 21:41
  • Muito bom professor, parabéns... é bom saber que não existe bola mágica no mundo dos concursos...isso nos ajuda a entender que com todos foram assim e será também com aqueles que almejam um dia...
    [email protected] em 25/08/19 às 06:08
  • Fico feliz que tenha gostado!!!
    Dihego Antônio Santana de Oliveira em 24/08/19 às 22:40
  • Texto inspirador, prof! Obrigada por dividir conosco sua história!
    Elizabeth em 24/08/19 às 11:08