Artigo

Nuvem de palavras dos aprovados: veja o que ela tem a lhe dizer

Confira nesse artigo uma nuvem de palavras gerada a partir dos depoimentos escritos de aprovados em diversos certames pelo Brasil.

A estrada que leva à aprovação em um concurso público pode ser árdua e tortuosa. Haja vista isso, é fundamental utilizarmos a experiência daqueles que já passaram por esse caminho e chegaram ao destino desejado.

Nesse artigo, tendo como base depoimentos de alunos do Estratégia aprovados, buscaremos trazer dicas de estudo, tratando dos seguintes tópicos:

  1. O que é uma nuvem de palavras?
  2. A escolha da melhor carreira para você
  3. Análise do edital e planejamento de estudos
  4. Material de estudo: o que a nuvem tem a dizer?
  5. A importância da disciplina nos estudos
  6. Considerações finais

1. O que é uma nuvem de palavras?

Antes de mais nada, gostaríamos de elucidar o que é uma nuvem de palavras. Essa ferramenta emprega como base as palavras de um arquivo de texto. De acordo com a frequência de ocorrência de uma palavra nesse texto, a nuvem irá representar essa palavra com maior ou menor relevância na imagem gerada.

Nuvem de palavras dos aprovados

Na figura a seguir, temos a nuvem de palavras formada a partir de depoimentos escritos de aprovados do Estratégia Concursos:

Nuvem de palavras gerada por intermédio da compilação de depoimentos de alunos aprovados em concursos públicos.
Nuvem de palavras gerada por intermédio da compilação de depoimentos de alunos do Estratégia aprovados em concursos públicos.

Das mais de 90.000 palavras dos depoimentos, a palavra “concurso” foi citada cerca de 700 vezes nos relatos colhidos dos aprovados. Por outro lado, “dificuldades” foi citada, aproximadamente, 200 vezes. Por isso, a primeira apresenta maior relevância que a segunda na nuvem de palavras.

Assim, a nuvem de palavras fornece uma demonstração visual das palavras mais frequentes de um texto.

2. A escolha da melhor carreira para você

Bem, tendo explicado o que é uma nuvem de palavras, passemos para a discussão dos resultados obtidos.

As palavras “cargo”, “área” e “objetivo” possuem certo destaque na nuvem e, de fato, devem estar na mente de todos os candidatos. É comum ouvir relatos de alunos dizendo que saem “atirando para todo lado”, fazendo todos os concursos que aparecem, independentemente da área da prova.

Contudo, devido às diferentes características de cada área, essa conduta tem-se mostrado ineficiente. Por isso, é fundamental que estipulemos nosso objetivo e sigamos com estratégia para alcançá-lo.

Se você ainda não tem certeza sobre qual carreira seguir, recomendamos a leitura do artigo “Qual concurso escolher? Um pequeno guia para iniciantes” para auxiliar nessa tomada de decisão.

3. Análise do edital e planejamento de estudos

A palavra edital aparece com pequeno destaque logo abaixo de concurso na nuvem. Embora essa palavra apareça de forma discreta na nuvem, a análise do edital é um passo importante na caminhada da aprovação. Só para ilustrar, imaginemos que você está prestes a participar de uma competição esportiva. Por acaso, você entraria nela sem buscar conhecer as regras do jogo? Quais seriam as suas chances de vitória se assim o fizesse?

Nuvem de palavras: imagem de uma partida de vôlei
Imagem representativa de uma partida de vôlei

Analogamente, o concurso público é uma competição cujas regras devemos ter ciência. Com a análise do edital, saberemos quais são os prazos do certame, as etapas da prova, a pontuação de cada umas das etapas, os critérios de avaliação, entre outras coisas.  

Além disso, poderemos identificar as disciplinas com maior peso no certame e, dessa forma, distribuir a carga de estudos de forma mais correta. Por exemplo, de que vale focar 60% do nosso tempo de estudo em uma matéria que tenha 5% de participação no total de pontos da prova? Assim sendo, o planejamento dos estudos com base no edital tem papel crítico no processo de aprovação.

Por fim, deixamos aqui uma análise de edital da PC-PR feita pelo Estratégia Concursos, a fim de mostrar um exemplo de análise completa de um edital.

4. Material de estudo: o que a nuvem tem a dizer?

Outro fator fundamental na aprovação é a escolha do material de estudo. Em primeiro lugar, observemos o destaque que a palavra Estratégia possui na nuvem, demonstrando, assim, a relevância do material de estudo para os candidatos aprovados.

No mais, independentemente do site de concursos, recomendamos que o aluno busque acesso a um material completo. Dessa forma, ele pode concentrar seu tempo apenas no estudo propriamente dito, não perdendo tempo na busca de materiais.

Videoaulas e materiais em PDF (livros digitais)

Quanto às ferramentas de estudo, em geral, o ensino se dá por intermédio de videoaulas e de materiais em PDF (livros digitais). Dessas opções, destacamos que o PDF é uma forma mais eficiente de estudo que, sempre que possível, deve ser priorizada.

Em relação à videoaula, essa ferramenta segue como importante ferramenta de aprendizado, especialmente no que se refere a disciplinas de difícil entendimento por parte do aluno.

Vale destacar que o Estratégia oferece materiais completos em vídeos e em PDF, além de um fórum de dúvidas exclusivo para os alunos.

5. A importância da disciplina nos estudos

Agora, chegamos ao tópico que as palavras mais se destacaram na nuvem de palavras. Entre essas palavras, temos “estudos”, “estudar”, “preparação”, “caminhada” e “disciplina”.

Por vezes, o aluno é levado a acreditar que é necessário ser um gênio para ser aprovado em um concurso público. No entanto, as palavras citadas anteriormente nesse tópico nos mostram que os aprovados tiveram de trilhar um caminho de muito esforço e dedicação para conseguirem alcançar os seus objetivos.

A constância nos estudos é algo que pode ser difícil inicialmente, mas, com perseverança, o candidato vai expandindo a sua capacidade de concentração, conseguindo estudar mais e melhor. Desse modo, o estudo passa a ser integrante da rotina diária do concurseiro de forma natural.

O estudo inteligente

Acerca do estudo, há autores que afirmam que você necessita de cerca de 10.000 horas de dedicação para se tornar um especialista em um assunto. Outros dizem que não existe um número mágico, já que há outras variáveis importantes, como a qualidade dessa hora de estudo/prática.

Voltando aos concursos públicos, podemos extrair informações valiosas desse debate, tais como o tempo de dedicação para se tornar bom em algo e a qualidade desse tempo.

Quanto ao tempo, não conseguimos dizer que você vai ser aprovado se estudar um número X de horas. Mas podemos dizer que aqueles que conseguem a aprovação são pessoas que dedicaram muitas horas para a consecução desse objetivo.

“Isso significa que eu serei aprovado se estudar mais tempo que o meu concorrente?”

Não necessariamente, pois outra variável fundamental é a qualidade do seu tempo de estudo. O que vale mais: meia hora de estudo produtivo ou uma hora de estudo disperso? Desse modo, devemos refletir como tem sido nosso estudo e como podemos melhorá-lo.

Para dicas preciosas de como melhorar a disciplina e o foco nos estudos, acesse o artigo do professor Fábio Dutra.

6. Considerações finais

Nesse artigo, buscamos trazer informações relevantes por intermédio de uma nuvem de palavras, compilada a partir dos depoimentos de alunos do Estratégia aprovados em concursos públicos.

Por meio da nuvem gerada, foi possível refletir acerca da escolha da carreira, da importância da análise do edital e do planejamento de estudos, da escolha de um bom material de estudo e da importância da disciplina.

Retornando à analogia com o esporte, o treinador Bernadinho, multicampeão com a seleção brasileira de vôlei, disse o seguinte: “A vontade de se preparar tem que ser maior que a vontade de vencer. Vencer será a consequência da boa preparação.”

Então, sigamos firmes com o objetivo da aprovação, mas que não deixemos de apreciar o caminho que nos leva até lá. Ao desenvolver o prazer por aprimorar os nossos conhecimentos, o tempo de estudo fluirá melhor e de forma mais produtiva.

Desejo a todos bons estudos e sucesso na jornada da aprovação.

Um grande abraço!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.