Artigo

Estudando interpretação de textos – passo a passo

PROF. ROBERTO WITTE!
Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.
Vejamos algumas dicas e macetes de como estudar interpretação de textos. In addition (além disso), segue uma observação sobre leitura dinâmica. Follow my reasoning (siga meu raciocínio)

COMO ESTUDAR INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

DISCIPLINA. Essa é a palavra-chave para o sucesso. Seja disciplinado ao seguir as diretrizes que seguem. Alimente seu cérebro estudando 1 hora por dia em vez de 4 horas em um dia só. Leciono inglês desde 1983 anos e o erro dos alunos é estudar (quando estudam, é claro?) muitas horas em um único dia e depois ficar 3, 4 ou 5 dias sem contato com o idioma. É mais eficaz estudar de forma diluída para não acumular todo o conteúdo somente em um dia.

As sugestões a seguir devem ser seguidas à risca. Quanto mais você ler textos de provas anteriores, mais se familiarizará com o formato deles, com as “pegadinhas” e com o vocabulário que costuma aparecer. Repito: estude um pouco por dia e não acumule muita matéria para 1 só dia. Siga as dicas abaixo para garantir um estudo disciplinado e organizado:

Assista a algum de nossos cursos: Essa recomendação vale ouro rs rs. Com nossas aulas no computador, você senta confortavelmente na frente do mesmo, segura um café quentinho ou um refresco gelado e me escuta sem fazer muita força. É uma ótima alternativa para consolidar o vocabulário, estratégias de leitura, tradução, enfim você estará em contato com inglês de forma visual e auditiva. E garanto que você não vai dormir nas aulas. Aliás, assistir a um vídeo ou revisar a matéria antes de dormir é uma ótima forma de terminar o dia. Seu cérebro vai processar muita coisa durante as horas de sono. Em outras palavras: você dorme e seu cérebro trabalha.
Copie os textos com atenção: Concentre-se de modo a identificar as estruturas, tempos verbais e vocabulários utilizados;
Grife e ESCREVA os verbos, adjetivos, pronomes e tudo mais que achar necessário: Ao fazer isso, você estará focando sua atenção nos elementos utilizados no texto;
Faça listas de vocabulários específicos: Crie seu dicionário próprio e acostume-se com os temas requeridos nas provas. Ao ler um texto, anote as palavras que você desconhecia, pois são ESSAS palavras que podem causar transtornos a você na prova. ;
Releia os textos e exercícios várias vezes: Ao ler os textos na íntegra, você memorizará o vocabulário mais facilmente, pois as palavras estarão inseridas em um contexto que facilitará sua memorização.
Entre um estudo de direito tributário e matemática: Ou entre o estudo de 2 matéiras quaisquer, leia algum texto (ou algumas frases) em inglês que você já leu para consolidar o vocabulário já estudado.
Carregue este livro debaixo do braço para todos os lugares: Onde quer que você vá e, sempre que possível, dê uma espiada em algum texto ou lista de palavras.

PERIGO IMINENTE

Muitos professores de idiomas recomendam ler o texto de forma rápida para ter a ideia geral do texto para depois ir às perguntas. Leia o trecho abaixo.

“De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.”

Este trecho circulou pela online e, de modo interessante, mostra como nosso cérebro resolve problemas de forma rápida. Trata-se de um pequeno texto, onde as palavras estão com suas letras embaralhadas e somente suas primeiras e últimas letras estão corretas. O cérebro “desembaralha” as letras e começa a ler as palavras corretamente. Interessante, não acha? Eu acho….mas, e sempre tem um “mas”… observe o seguinte equívoco cometido por muitas pessoas.
Em minhas aulas de técnicas de estudos/aprendizagem (sim, além de inglês, ministro aulas de técnicas de estudo/aprendizagem), mostro este trecho e pergunto aos participantes se esta capacidade de rearranjar as letras das palavras é uma característica fantástica do nosso cérebro. Unanimemente a resposta é sim. Aí, eu pergunto se essa ferramenta pode ser útil na hora de fazer prova. Outra vez, as pessoas dizem que sim. Nesse momento eu pergunto: por quê? Nesse momento percebo uma série de respostas, porém, quase nenhuma com muita solidez. Eu acho essa característica do cérebro MUITO PERIGOSA.
Bom, deixe-me explicar o meu ponto de vista. Essa capacidade do cérebro de “entender” palavras escritas dessa forma mostra que temos uma maravilhosa máquina de pensar dentro de nossas cabeças, porém, acho que essa característica (feature) é muito perigosa para quem vai fazer uma prova de concurso, onde o tempo é curto e a pressão é enorme. Tenho observado, depois de 30 anos ministrando aulas, que muitas vezes (mas, muitas vezes mesmo) as pessoas leem o que não está escrito. Isso mesmo: PESSOAS LEEM O QUE NÃO ESTÁ ESCRITO porque tentam deduzir o que está escrito e não o que está realmente escrito. Por isso, muito cuidado. HABITUEM-SE A LER ENUNCIADOS E ALTERNATIVAS COM MUUUUUITA ATENÇÃO. Não errem uma questão por terem lido de forma rápida e sem atenção.
…conte conosco…
…sem nunca perder a noção da realidade.
Prof. Roberto Witte e Profa Ena Smith

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Veja os comentários
  • Bom, EU preciso de um professor assim. Para me ajudar.
    Maria Seiça dos santos em 02/05/20 às 00:43