Ministro alerta para efetivos reduzidos na PF e PRF!
Lewandowski demonstra que um país continental como o Brasil carece de mais efetivos na PF e PRF!
Em audiência na CPI do crime organizado realizada nesta terça-feira, 09 de dezembro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, alertou os presentes para os efetivos reduzidos da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“Nós temos, efetivamente, falta de efetivos. Nós temos somente 13 mil homens na Polícia Federal. E, aproximadamente, o mesmo número de integrantes na Polícia Rodoviária Federal, para cuidar de um país continental como este”, alertou.
Ao comparar com a situação da fronteira dos Estados Unidos, marcada por problemas como imigração ilegal e tráfico de drogas, o ministro destacou que a extensão da fronteira brasileira com a Bolívia supera a da fronteira norte-americana com o México, o que, para um efetivo pequeno, representa um grande desafio para o país.
“Com essas florestas que recobrem nossas fronteiras e rios caudalosos, nós estamos fazendo o possível“, afirmou.
Dobrar o efetivo das polícias federais
Recentemente, o ministro ressaltou a necessidade de dobrar o número de polícias federais, seja da PF, PRF e PPF, em seus respectivos quadros profissionais.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, também afirmou que o efetivo da PF precisa dobrar para garantir um atendimento mais eficaz à população.
“Nosso efetivo é diminuto, somos menos de 13 mil policiais. Temos cerca de 2 mil servidores administrativos. Estamos fazendo isso que se chama estudo de dimensionamento de trabalho, um estudo técnico, para chegarmos a um número ideal. Hoje, eu estimo que precisaríamos ter o dobro do efetivo para atender com ainda mais eficiência tudo aquilo o que a gente faz“, disse.
Para mais informações dos concursos PF e PRF, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo para você!
Saiba mais: concursos de Polícia