Artigo

Área bancária: quais as matérias comuns nos concursos?

Prezado aluno, na postagem de hoje iremos dar algumas dicas de estudo para a área bancária, quais as matérias comuns nos principais concursos da área bancária e como manter um bom ritmo de mesmo sem edital aberto.

O meu nome é Carlos Eduardo, sou Consultor do Tesouro da SEFAZ do Espírito Santo, coach e professor do Estratégia Concursos. Estudar sem um edital previsto pode ser um desafio, mas é importante manter um bom ritmo de estudos para estar preparado quando o edital for lançado. Nesse artigo darei algumas dicas focando na área bancária, principalmente nos concursos da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, e de alguns outros bancos estaduais como, por exemplo, o banco BANESTES.

A área bancária é uma área bem interessante, pois além de permitir alcançar um bom salário inicial, ainda permite uma progressão na carreira, com possibilidade de alcançar novos cargos dentro da instituição (como gerente, por exemplo) que alavancam consideravelmente o salário. Além disso, também existe a possibilidade de receber alguns benefícios bem vantajosos, como a participação de lucros e resultados, o generoso vale alimentação e auxílio saúde.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que as matérias costumam se manter as mesmas de um edital para o outro. Dessa forma, aconselho sempre priorizar as matérias do último edital da prova que você deseja.

área bancária

Matérias mais comuns nos concursos da área bancária

As matérias comuns aos principais concursos da área bancária geralmente incluem:

Língua Portuguesa

  • Compreensão e interpretação de textos;
  • Gramática;
  • Ortografia;
  • Pontuação;
  • Concordância verbal e nominal.

Matemática

  • Operações básicas;
  • Álgebra;
  • Geometria;
  • Estatística;
  • Raciocínio lógico.

Em alguns editais, além de matemática normal, também aparece a matemática financeira, com o estudo de juros simples e compostos, entre outros importantes tópicos.

Conhecimentos bancários

  • Legislação bancária;
  • Estrutura do Sistema Financeiro Nacional;
  • Produtos e serviços bancários;
  • Segurança bancária;
  • Ética;
  • Responsabilidade social.

Normalmente a matéria de responsabilidade social é cobrada na parte específica valendo muitos pontos (por vezes ela tem peso 2), então priorize o estudo dela.

Informática

  • Noções básicas de informática;
  • Sistema operacional;
  • Pacote Office;
  • Internet;
  • Segurança da informação.

Atualidades

  • Questões sobre política;
  • Economia;
  • Cultura;
  • Sociedade;
  • Tecnologia;
  • Meio ambiente.

Ao verificar os últimos editais, pode-se observar que essas disciplinas têm um elevado peso no total da prova. No edital do último concurso do Banco do Brasil, por exemplo, elaborado pela CESGRANRIO (Fonte: https://fcgprdstgcbb01.blob.core.windows.net/bbrasil/bb0122_edital.pdf), as disciplinas tinha a seguinte pontuação e peso na prova:

a) Língua Portuguesa: 10 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 15,0 pontos (15%);
b) Matemática: 5 questões com valor de 1,5 pontos cada, subtotalizando 7,5 pontos (7,5%);
e) Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos (5%).
d) Matemática Financeira: 5 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 7,5 pontos; (7,5%);
e) Conhecimentos Bancários: 10 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 15 pontos (15%)
f) Conhecimentos de Informática: 15 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 22,5 pontos (22,5%).

Ou seja, essas disciplinas em conjunto correspondiam a mais de 70% da prova. Dessa forma, pode-se observar o elevado peso que elas têm para quem almeja ser aprovado nesse tipo de concurso.

Outras disciplinas importantes para a área bancária

Além dessas matérias, dependendo do cargo ou instituição bancária, podem ser cobrados conhecimentos específicos, como contabilidade, direito, administração e economia. Por vezes também é cobrado redação, então é sempre bom praticar algumas redações durante a sua preparação. É importante verificar o edital dos últimos concursos para saber exatamente quais matérias serão cobradas e se preparar adequadamente para cada uma delas. Isso caso o edital ainda não tenha sido publicado. No caso de o edital do seu concurso já ter sido publicado, foque unicamente nele.

Lembre-se de que estudar é um processo contínuo e que requer paciência e dedicação. Mantenha-se motivado e confiante em seus objetivos e continue se preparando para o momento certo. O estudo para concursos públicos é algo gradual, um conhecimento que vai se consolidando aos poucos. O importante é escolher uma área que você se identifica e ter um núcleo de matérias específicas na sua preparação.

Concursos na área bancária são interessantes pela possibilidade de crescimento na carreira e, também, pelos bons benefícios que costumam ser pagos aos servidores, tais como auxílio alimentação e auxílio saúde.

Caso você se interesse por essa área bancária, a minha dica é ver os cursos disponíveis aqui no site do Estratégia Concursos e começar a sua preparação o quanto antes. Concursos nessa área costumam acontecer com uma certa frequência e a concorrência costuma ser acirrada, então a sua preparação será o diferencial.

Dica final sobre os concursos na área bancária

Agora que a gente fez essa breve revisão com algumas dicas para a preparação em concursos na área bancária, aproveite para ler outros artigos do blog e resolver muitas questões de concursos anteriores na sua preparação. A resolução de questões é fundamental na sua preparação na área bancária. Os comentários dos professores nas questões do PDF e do SQ do Estratégia são muito completos (tem algumas questões que eu mesmo comentei como professor), tendo inclusive comentários em vídeo. Se tiver oportunidade aproveite para comentar também adicionando informações relevantes nas questões de interesse. É fundamental que o candidato resolva muitas questões de modo que na hora da prova esteja acostumado com o tipo de cobrança da banca examinadora.

Para quem é assinante, aconselho a leitura atenta, bem como a visualização das videoaulas de cursos da área bancária. Neles, você poderá encontrar diversos exercícios comentados, bem como mapas mentais de tabelas de atalhos que irão ajudar na fixação do tema. O curso é bem completo e eu gosto muito da didática dos professores.

Para conferir outros artigos que eu escrevi para o Estratégia, basta entrar na minha página aqui no site e ver os meus artigos publicados: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/author/carloschagascardosogmail-com/. Tenho dezenas de artigos publicados sobre diversos outros temas que podem ajudar na sua preparação.

Carlos Eduardo Cardoso

Consultor do Tesouro Estadual, Coach do Estudo Acompanhado e Professor do Estratégia questões.

Para mais dicas e materiais sobre concurso, siga-me no Instagram:

@profcarloseduardocardoso

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.