Notícia

Lei sancionada transforma agentes em profissionais de saúde

Foi sancionada, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei nº 1.802 que transforma os cargos de agente comunitário de saúde (ACS) e agente de combate às endemias (ACE) em profissionais de saúde.

A medida, segundo o presidente, ajuda a legislação das carreiras, estabelece direitos e valoriza a atenção básica à saúde.

“Eu quero testemunhar aqui, na frente de todos e todas que são agentes de saúde desse país, aos meus queridos e queridas mata mosquitos […] Parabéns pela conquista de vocês. […] A luta é que faz a lei e sem luta, a gente não conquista nada”, ressaltou Lula.

Agora, esses profissionais conseguirão, por exemplo, acumular cargos públicos, assegurado pelo art. 37 da Constituição Federal.

A assinatura da lei contou com a presença de diversos profissionais e representantes da classe, além da nova ministra da Saúde, Nísia Trindade.

“Neste momento, sentimos a força do SUS e destaco o papel dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, que podem acompanhar mais de perto, das casas, dos territórios, contribuindo para atenção básica de saúde. Lembro o papel deles e a importância dessa sanção da lei. Nesse momento, em que se considera que o trabalho dos agentes se configura como profissão, deixo o compromisso do Ministério da Saúde, com o presidente Lula, de cuidado não somente com a saúde, mas também com os trabalhadores que cuidam da saúde”, disse a ministra Nísia.

Anualmente, milhares de vagas para os cargos são abertas em todo o Brasil. E para mais informações sobre esses concursos para agentes, cuja lei sancionada transforma os cargos em profissionais da saúde, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo para você!

Concursos da área de saúde

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para os concursos de saúde?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.