Inglês - Escola de Aprendizes de Marinheiro
Roberto Witte

Inglês – Escola de Aprendizes de Marinheiro

Olá pessoal,

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada….Bom, aproxima-se a prova da EAM – Escola de Aprendizes Marinheiros. Essa é a segunda vez que haverá prova de Língua Inglesa para esse certame. Portanto, não temos como fazer uma análise mais profunda do que mais cairá na prova. Nossa sugestão é que vocês estudem todos os tópicos do edital, os quais estão no curso de Inglês para a EAM. Segue abaixo a primeira prova comentada da EAM bem como algumas questões de concursos militares.

Abraços e bons estudos,

EsPCEx – 2018

Leia o texto a seguir e responda às questões 45, 46 e 47.

Learn to code, it’s more important than English as a second language

Apple CEO Tim Cook says coding is the best foreign language that a student in any country can learn. The tech executive made the remarks to French outlet Konbini while in the country for a meeting with French President Emmanuel Macron. The tech leader gave some brief thoughts on education:

“If I were a French student and I were 10 years old, I think it would be more important for me to learn coding than English. I’m not telling people not to learn English in some form – but I think you understand what I am saying is that this is a language that you can use to express yourself to 7 billion people in the world. I think that coding should be required in every public school in the world.”

Of course, it’s in Cook’s best interest to have the world learning how to code. He runs a tech company that depends on access to a constantly growing pipeline of talent. But it could be in your interest too: studying coding could increase your chances of pulling in a big salary. A computer-science education, at least in countries like the US, is one of the most viable and lucrative career paths open to young people today.

But, Cook says, the benefits go beyond that. “It’s the language that everyone needs, and not just for the computer scientists. It’s for all of us”. He added that programming encourages

students of all disciplines to be inventive and experimental: “Creativity is the goal. Coding is just to allow that. Creativity is in the front seat; technology is in the backseat. With the combination of both of these you can do such powerful things now.”
Adapted from https://www.cnbc.com/2017/10/12/apple-ceo-tim-cook-learning-to-code-is-so-important.html

Comentários:
45. The sentence “The tech leader gave some brief thoughts on education” (paragraph 1) can be correctly paraphrased in the following terms:

[A] The tech leader created regulations on education.
[B] The tech leader underestimated education.
[C] The tech leader was concerned about private education.
[D] The tech leader has been studying coding.
[E] The tech leader stated his opinion about education.

45. The sentence “The tech leader gave some brief thoughts on education” (paragraph 1) can be correctly paraphrased in the following terms:
45. A frase “O líder técnico deu algumas breves reflexões sobre educação” (parágrafo 1) pode ser corretamente parafraseada nos seguintes termos:

[A] The tech leader created regulations on education. – O líder tecnológico criou regulamentos sobre educação.

Criar algo é diferente de apenas emitir uma opinião sobre o assunto. Errada.

[B] The tech leader underestimated education. – O líder de tecnologia subestimou a educação.

A frase não quer dizer que ele menosprezou a educação. Errada.

[C] The tech leader was concerned about private education. – O líder da tecnologia estava preocupado com a educação particular.

A frase não restringe a educação particular, se fala da educação em geral. Errada.

[D] The tech leader has been studying coding. – O líder técnico estuda codificação.

Essa frase não parafraseia o que é ditto na frase do texto. Errada.

[E] The tech leader stated his opinion about education. – O líder técnico declarou sua opinião sobre educação.

“The tech leader gave some brief thoughts on education”
“O líder técnico deu algumas breves reflexões sobre educação”

give – dar, apresentar, contribuir = state – declarar, estabelecer
thought – pensamento, opinião = opinion

Observe que a frase parafraseia corretamente o que diz o texto usando sinônimos de palavras. Correta.

GABARITO: E

46. Which one from the underlined verbs in the text conveys a verb tense that is different from the others?

[A] says (paragraph 1)
[B] made (paragraph 1)
[C] think (paragraph 2)
[D] runs (paragraph 3)
[E] needs (paragraph 4)

46. Which one from the underlined verbs in the text conveys a verb tense that is different from the others?
46. Quais dos verbos sublinhados no texto convém o tempo verbal que é diferente de outros?

[A] says (paragraph 1) – diz (parágrafo 1)
[B] made (paragraph 1) – fez (parágrafo 1)
[C] think (paragraph 2) – acho (parágrafo 2)
[D] runs (paragraph 3) – administra (parágrafo 3)
[E] needs (paragraph 4) – precisa (parágrafo 4)

Quase todos os verbos sublinhados no texto says, think, runs e needs estão no tempo verbal Presente Simples. O único diferente dos outros é o made que está no Passado Simples. Ele faz o passado irregular do verbo make (fazer).

GABARITO: B

47. According to the text, choose the correct statement.

[A] Creativity is not a big issue for Tim Cook.
[B] Coding is going to be required in every public school.
[C] Cook went to France to learn how to code.
[D] Cook and people in general can benefit from coding.
[E] Coding and creativity don’t make a good combination.

47. According to the text, choose the correct statement.
47. De acordo com o texto, escolha a declaração correta.

[A] Creativity is not a big issue for Tim Cook. – Criatividade não é uma questão importante para Tim Cook.

Tim Cook declarou: “A criatividade é o objetivo. A codificação é apenas para permitir isso. Criatividade está no banco da frente; a tecnologia está no banco de trás. Com a combinação de ambos, você pode fazer coisas grandiosas hoje em dia.” Portanto, está claro que a criatividade é sim uma questão importante para ele. Errada.

[B] Coding is going to be required in every public school. – A codificação será necessária em todas as escolas públicas.

O que o texto diz é que na opinião de Tim Cook, a codificação deveria ser exigida em todas as escolas públicas do mundo. Errada.

[C] Cook went to France to learn how to code.- Cook foi para a França para aprender a codificar.

Segundo o texto, ele foi para a França para uma reunião com o presidente francês Emmanuel Macron. Errada.

[D] Cook and people in general can benefit from coding. – Cook e as pessoas em geral podem se beneficiar da codificação.

Of course, it’s in Cook’s best interest to have the world learning how to code. He runs a tech company that depends on access to a constantly growing pipeline of talent. But it could be in your interest too: studying coding could increase your chances of pulling in a big salary
É claro que é do interesse de Cook que o mundo aprenda a codificar. Ele administra uma empresa de tecnologia que depende do acesso a um fluxo constante de talentos. Mas também pode ser do seu interesse: estudar codificação pode aumentar suas chances de obter um grande salário.

O segmento do texto acima deixa bem claro que tanto Cook como as pessoas em geral podem se beneficiar da codificação. Correta.

[E] Coding and creativity don’t make a good combination. – A codificação e a criatividade não combinam bem.

Pelo contrário, o texto diz que com a combinação de ambos, você pode fazer coisas grandiosas hoje em dia. Errada.

GABARITO: D

Leia o texto a seguir e responda às questões 48, 49 e 50.

(Título omitido propositadamente)

German explosives experts defused a massive Second World War bomb in the financial capital of Frankfurt on Sunday after tens of thousands of people evacuated their homes.
About 60,000 people were ordered to leave in what was Germany’s biggest evacuation since the war, with more than 1,000 emergency service workers helping to clear the area around the bomb, which was discovered on a building site last week. Police set up cordons around the evacuation area, which covered a radius of just under a mile (1.5km), as residents dragged suitcases with them and many families left by bicycle.
The fire service said the evacuation of two hospitals, including premature babies and patients in intensive care, had been completed and they were helping about 500 elderly people to leave residences and care homes.
More than 2,000 tonnes of live bombs and munitions are found each year in Germany, even under buildings. In July, a kindergarten was evacuated after teachers discovered an unexploded Second World War bomb on a shelf among some toys. British and American warplanes pummelled Germany with 1.5 million tonnes of bombs that killed 600,000 people. Officials estimate that 15% of the bombs failed to explode.
Frankfurt police said they rang every doorbell and used helicopters with heat-sensing cameras to make sure nobody was left behind before they began defusing the bomb on Sunday.
Adapted from https://www.theguardian.com/world/

Comentários:
48. Choose the most appropriate title for the text.

[A] Discovery of Germany’s biggest evacuation since the war forces bombs to explode.
[B] Kindergarten was evacuated after a World War II bomb exploded among the toys.
[C] Discovery of unexploded bomb in German financial capital forces evacuation.
[D] 15% of World War II bombs were discovered on a building site.
[E] Emergency service workers exploded American warplanes and killed 600,000 people in Germany.

48. Choose the most appropriate title for the text.
48. Escolha o título mais apropriado para o texto.

[A] Discovery of Germany’s biggest evacuation since the war forces bombs to explode. – Descoberta da maior evacuação da Alemanha desde que a guerra obriga as bombas a explodir.

O que foi descoberto foi uma bomba e não uma evacuação. Observe que a banca troca as palavras e ideias para testar se o candidato está compreendendo o texto. Errada.

[B] Kindergarten was evacuated after a World War II bomb exploded among the toys. – O jardim de infância foi evacuado depois que uma bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu entre os brinquedos.

O texto diz que um jardim de infância foi evacuado depois que os professores descobriram uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial em uma prateleira entre alguns brinquedos. A bomba encontrada lá não explodiu. Além disso, esse não seria um título adequado pois ele não resume o assunto principal do texto. Ele apenas menciona, e ainda de maneira equivocada, algo que foi citado no final do texto. Errada.

[C] Discovery of unexploded bomb in German financial capital forces evacuation. – Descoberta de bomba não detonada na capital financeira alemã força evacuação.

German explosives experts defused a massive Second World War bomb in the financial capital of Frankfurt on Sunday after tens of thousands of people evacuated their homes.
Especialistas em explosivos alemães desativaram uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial na capital financeira de Frankfurt, no domingo, após dezenas de milhares de pessoas terem evacuado suas casas.

German financial capital – capital financeira alemã = financial capital of Frankfurt – capital financeira de Frankfurt

evacuation – evacuação = people evacuated their homes – pessoas terem evacuado suas casas

O título de um texto resume a sua mensagem ou assunto principal. É como uma manchete de jornal. Dica: numa questão como essa procure aquela opção com mais palavras iguais ou sinônimas, como as expressões que destaquei acima. Correta.

[D] 15% of World War II bombs were discovered on a building site. – 15% das bombas da Segunda Guerra Mundial foram descobertas em um canteiro de obras.

O que o texto diz é que as autoridades estimam que 15% das bombas, largadas sobre a Alemanha durante a segunda Guerra mundial, não explodiram. Errada.

[E] Emergency service workers exploded American warplanes and killed 600,000 people in Germany. – Equipes de socorristas explodiram aviões americanos e mataram 600.000 pessoas na Alemanha.

Os funcionários socorristas ajudam os feridos, não são eles que explodem aviões e matam pessoas. Errada.

GABARITO: C

49. Choose the alternative with the correct reference for the underlined words from the text.

[A] their (paragraph 1) = experts.
[B] which (paragraph 2) = the area.
[C] them (paragraph 2) = suitcases.
[D] they (paragraph 3) = the fire service.
[E] that (paragraph 4) = warplanes.

49. Choose the alternative with the correct reference for the underlined words from the text.
49. Escolha a alternativa com a referência correta para as palavras sublinhadas do texto.

[A] their (paragraph 1) = experts. – suas (parágrafo 1) = experts.

German explosives experts defused a massive Second World War bomb in the financial capital of Frankfurt on Sunday after tens of thousands of people evacuated their homes.
Especialistas em explosivos alemães desativaram uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial na capital financeira de Frankfurt, no domingo, após dezenas de milhares de pessoas terem evacuado suas casas.

Essa é uma questão que aborda pronomes e é essencial que se analise o contexto. Dica: Faça a pergunta ao verbo, assim: terem evacuado as casas de quem? Delas (das pessoas). Portanto, o pronome their (suas) não se refere a experts e sim a people (pessoas). Errada.

[B] which (paragraph 2) = the area. – que (parágrafo 2) = a área

Police set up cordons around the evacuation area, which covered a radius of just under a mile (1.5km), as residents dragged suitcases with them and many families left by bicycle.
A polícia instalou cordões de isolamento ao redor da área de evacuação, que cobriram um raio de pouco menos de 1,5 quilômetro, enquanto os moradores arrastavam as malas com eles e muitas famílias partiam de bicicleta.

O que cobriu um raio de pouco menos de 1,5 quilômetro? Os cordões de isolamento. Portanto, o pronome relative which não se refere a the area (a área) e sim a cordons (cordões de isolamento). Errada.

[C] them (paragraph 2) = suitcases. – eles (parágrafo 2) = malas

Police set up cordons around the evacuation area, which covered a radius of just under a mile (1.5km), as residents dragged suitcases with them and many families left by bicycle.
A polícia instalou cordões de isolamento ao redor da área de evacuação, que cobriram um raio de pouco menos de 1,5 quilômetro, enquanto os moradores arrastavam as malas com eles e muitas famílias partiam de bicicleta.

Os moradores arrastavam as malas com quem? Com eles mesmos. Portanto, o pronome them não se refere a suitcases (malas) e sim a residents (moradores). Errada.

[D] they (paragraph 3) = the fire service. – eles (parágrafo 3) = o corpo de bombeiros

The fire service said the evacuation of two hospitals, including premature babies and patients in intensive care, had been completed and they were helping about 500 elderly people to leave residences and care homes.
O corpo de bombeiros disse que a evacuação de dois hospitais, incluindo bebês prematuros e pacientes em tratamento intensivo, foi concluída e eles ajudaram cerca de 500 idosos a deixar residências e casas de repouso.

Quem ajudou cerca de 500 idosos a deixar residências e casas de repouso? Os bombeiros. Portanto o pronome pessoal they (eles) refere-se a the fire service (o corpo de bombeiors). O pronome they (eles) retoma ou refere-se ao sujeito citado no início da frase. Esse é o papel do pronome pessoal: substituir a pessoa citada anteriormente para não ter que repeti-la. Correta.

[E] that (paragraph 4) = warplanes. – que (parágrafo 4) = aviões de guerra

British and American warplanes pummelled Germany with 1.5 million tonnes of bombs that killed 600,000 people.
Aviões de guerra britânicos e americanos atacaram a Alemanha com 1,5 milhão de toneladas de bombas que mataram 600 mil pessoas.

O que matou 600 mil pessoas? As bombas. Portanto, o pronome that (que) refere-se a bombs (bombas) e não a warplanes (aviões de guerra). Errada.

GABARITO: D

50. According to the text, choose the alternative that correctly substitutes “was left behind” in the sentence “ …to make sure nobody was left behind before they began…” (paragraph 5).

[A] remained in the evacuation area.
[B] exploded in the evacuation area.
[C] destroyed buildings in the evacuation area.
[D] discovered bombs in the evacuation area.
[E] entered kindergarten in the evacuation area.

50. According to the text, choose the alternative that correctly substitutes “was left behind” in the sentence “ …to make sure nobody was left behind before they began…” (paragraph 5).
50. De acordo com o texto, escolha a alternativa que substitui corretamente “foi deixado para trás” na frase “… para ter certeza de que ninguém foi deixado para trás antes de começar …” (parágrafo 5).

[A] remained in the evacuation area. – permaneceu na área de evacuação.

Frankfurt police said they rang every doorbell and used helicopters with heat-sensing cameras to make sure nobody was left behind before they began defusing the bomb on Sunday.
A polícia de Frankfurt disse que tocou todas as campainhas e usou helicópteros com câmeras sensíveis ao calor para garantir que ninguém fosse deixado para trás antes de começar a desarmar a bomba no domingo.

Leave behind – deixar para trás = remain in the area – permanecer na área

A alternativa substitui corretamente a frase destacada no enunciado. Correta.

[B] exploded in the evacuation area. – explodiu na área de evacuação.

O verbo exploded (exploded) não é sinônimo do leave behind (deixado para trás) no texto. Errada.

[C] destroyed buildings in the evacuation area. – destruiu prédios na área de evacuação.

O verbo destroyed (destruiu) não é sinônimo do leave behind (deixado para trás) no texto. Se o substituísse deixaria o texto incoerente. Errada.

[D] discovered bombs in the evacuation area. – descobriu bombas na área de evacuação.

Não tem sentido dizer “para garantir que ninguém descobriu bombas na área de evacuação” antes de começar a desarmar a bomba no domingo. Errada.

[E] entered kindergarten in the evacuation area. – entrou no jardim de infância na área de evacuação.

Ser deixado para trás não é o mesmo que entrar no jardim de infância na área de evacuação. Errada.

GABARITO: A

Escola de Aprendizes Marinheiros – 2018

QUESTÃO 16
Read the dialogue and mark the right option to fill in the gaps respectively.

A: Good morning, Pedro!
B: Hi, Anne! How are you?
A: I’m great. And you?
B: I’m OK.

A : __________you at Tom’s party last night?
B: Yes, I _________.
A: Who_________ you go with?
B: I __________ with my friends from work. And you? Were you there?
A: No, I __________ . I __________ home.

(A) Did/ did/ went/ was/ weren’t/ was
(B) Were /was /were /go / didn’t /went
(C) Was /was /did /was / weren’t /was
(D) Were / was / did / went / wasn’t / stayed
(E) Did / did / did / went / didn’t / went

QUESTÃO 16
Read the dialogue and mark the right option to fill in the gaps respectively.
Leia o diálogo e marque a opção correta para preencher os espaços respectivamente.

A: Good morning, Pedro! – Bom dia, Pedro!
B: Hi, Anne! How are you? – Oi, Anne! Como você está?

A: I’m great. And you? – Estou ótima. E você?
B: I’m OK. – Estou bem.

A : __Were________you at Tom’s party last night? – Você estava na festa do Tom ontem à noite?
B: Yes, I ___was______. – Sim, Eu estava.
A: Who___did______ you go with? – Quem foi com você?
B: I ____went______ with my friends from work. And you? Were you there? – Eu fui com meus amigos do trabalho. E voce? Você estava lá?
A: No, I __________ . I __________ home. – Não, eu não estava. Eu fiquei em casa.

(A) Did /did / went /was /weren’t /was e (E) Did / did / did / went / didn’t / went

A : __Were________you at Tom’s party last night? – Você estava na festa do Tom ontem à noite?

Dica: Esse tipo de questão se resolve por eliminação a fim de ganhar tempo na hora da prova. No primeiro espaço não pode ser colocado o DID pois esse auxiliar só é usado com verbos no passado que não sejam o verbo to be (ser, estar). A pergunta é feita no passado mais é o verbo estar, e esse verbo não precisa do auxiliar DID. Para fazer interrogativas com o verbo to be é só inverter a posição do verbo que está depois do sujeito na frase afirmativa e põe no início da frase antes do sujeito. Então voce já elimina as opções A e E. Erradas.

(B) Were / was / were / go /didn’t /went

A : __Were________you at Tom’s party last night? – Você estava na festa do Tom ontem à noite?
B: Yes, I ___was______. – Sim, eu estava.
A: Who___did______ you go with? – Quem foi com você?

O primeiro espaço está preenchido corretamente. O verbo to be (ser, estar) está no passado pois no final da frase vemos a expressão last night (ontem à noite), o que indica que a ação ocorreu no passado. O sujeito é a 2a pessoa you (voce) cujo verbo é were (estava) e a posição do verbo está correta: no início da frase pois é uma frase interrogativa. A frase B também está correta. O sujeito é a 1a pessoa do singular I (eu) cujo verbo correspondente é was (estava). A terceira frase está errada pois não pode se usar were visto que não se trata do verbo to be. Portanto, errada.

(C) Was / was /did /was /weren’t /was

O primeiro espaço está errado pois a flexão verbal para o sujeito da 2a pessoa do singular you se faz com were e não com was. Errada.

(D) Were / was / did / went / wasn’t / stayed – Estava – estava – foi – fui – não estava – fiquei

A : __Were________you at Tom’s party last night? – Você estava na festa do Tom ontem à noite?
B: Yes, I ___was______. – Sim, Eu estava.
A: Who___did______ you go with? – Quem foi com você?
B: I ____went______ with my friends from work. And you? Were you there? – Eu fui com meus amigos do trabalho. E voce? Você estava lá?
A: No, I ____wasn’t______ . I ____stayed______ home. – Não, eu não estava. Eu fiquei em casa.

Correta. O primeiro espaço está preenchido corretamente. O verbo to be (ser, estar) está no passado pois no final da frase vemos a expressão last night (ontem à noite), o que indica que a ação ocorreu no passado. O sujeito é a 2a pessoa you (voce) cujo verbo é were (estava) e a posição do verbo está correta: no início da frase pois é uma frase interrogativa. A frase B também está correta. O sujeito é a 1a pessoa do singular I (eu) cujo verbo correspondente é was (estava). A terceira frase está correta pois não pode se usar were visto que não se trata do verbo to be. O auxiliar usado é o DID pois a frase está no passado. O penúltimo espaço está corretamente preenchido com o went (passado do verbo go). A última frase está corretamente preenchida com wasn’t (não estava) pois a pessoa é a 1a pess. Do singular e a frase está na negativa. O verbo stay faz o passado stayed com o acrescimo do ED visto que é um verbo regular.

GABARITO: D

QUESTÃO 17
Read the sentences and mark the correct option to fill in the blanks respectively.

Sarah is ____________friend.____________ lives next to my house. We love riding our bikes.___________ bike is red. ____________ is green. We love spending time together!

(A) my / She / My / Hers
(B) your / I / My / Her
(C) her / He / Her / Mine
(D) my / Her /My /She
(E) his / He / My / His

QUESTÃO 17
Read the sentences and mark the correct option to fill in the blanks respectively.
Leia as frases e marque a opção correta para preencher os espaços em branco respectivamente.

Sarah is ____my________friend._____She_______ lives next to my house. We love riding our bikes.______My_____ bike is red. ______Hers______ is green. We love spending time together!
Sarah é ____ minha ________ amiga. _____ Ela _______ mora ao lado da minha casa. Nós amamos andar de bicicleta. ______ Minha bicicleta ____ é vermelha. ______A dela______ é verde. Nós amamos passar tempo juntos.

(A) my / She / My / Hers – minha – Ela – Minha – Dela

Correta. Nesse tipo de questão analise o contexto. A narração é feita na primeira pessoa do singular e se usa a terceira pessoa do singular para se referir a uma amiga. No primeiro espaço o pronome possessivo correto é o my (minha). No segundo espaço o correto é o

pronome pessoal she (ela) pois está se refindo a Sara que é 3a pess. do singular feminino. O terceiro espaço é corretamente preenchido com o pronome possessivo na 1a pessoa do singular My (Minha) com letra maiúscula pois se trata de um início de frase. No último espaço o correto é o pronome possessivo na 3a pess. do singular feminino hers (dela) para não ter que repetir a palavra bike (bicicleta).

(B) your / I / My / Her – seu / Eu / Meu / Dela

O narrador está falando da amiga dele. Portanto, ele tem que dizer my (minha), não cabe o your (seu) pois o texto ficaria sem nexo. No segundo espaço o sujeito precisa ser 3a pessoa do singular para concordar com o verbo lives (mora). No último espaço só poderia ser her se tivesse o nome bike, então ficaria her bike (a bicicleta dela). Errada.

(C) her / He / Her/ Mine – dela / Ele / Dela / Meu

O narrador está falando da amiga dele. Portanto, ele tem que dizer my (minha), não cabe o her (dela) pois o texto ficaria sem nexo. No segundo espaço o sujeito precisa ser 3a pessoa do singular no feminino para concordar com a pessoa a que o pronome se refere que é Sara. Errada.

(D) my / Her / My / She – meu / Dela / Meu / Ela

No segundo espaço não cabe um pronome possessivo. Observe que depois do espaço há o verbo lives. Portanto se exige um pronome pessoal. Errada.

(E) his / He / My / His – dele / Ele / Meu / Dele

O narrador está falando da amiga dele. Portanto, ele tem que dizer my (minha), não cabe o his (dele) pois o texto ficaria sem nexo. Errada.

GABARITO: A
QUESTÃO 18
Read the text below.

In the cartoon, the future tense is used to express

(A) a plan.
(B) an order.
(C) a possibility.
(D) a prediction.
(E) an offer.

QUESTÃO 18
Read the text below.
Leia o texto abaixo.

In the cartoon, the future tense is used to express
No cartum o tempo verbal futuro é usado para expressar

(A) a plan. – um plano.

O auxiliar will pode ser usado para decisões instantâneas ou feitas no momento da fala ou planos para o futuro. Mas não é assim que ele está sendo usado no cartum. Errada.

(B) an order. – uma ordem.

As vezes o auxiliar will é usado para dar uma ordem ou fazer um pedido. Ex: Will you please be quiet? (Faça silêncio por favor). No entanto, não é dessa forma que ele é usado no cartum. Errada.

(C) a possibility. – uma possibilidade.

Geralmente o auxiliar would que é o passado de will é usado para expressar uma possibilidade. Errada.

(D) a prediction. – uma predição.

This will never end.
Isso nunca vai acabar.

O auxiliar will na frase é usado para fazer uma predição. Correta.

(E) an offer. – uma oferta.

Em alguns contextos o auxiliar will pode ser usado para fazer uma oferta. Ex: I will talk to them. (Deixa que eu falo com eles). Mas esse não é o seu uso no cartum. Errada.

GABARITO: D

Translation

The end is near.
O fim está próximo.

This will never end.
Isso nunca vai acabar.

Your optimism disgusts me.
Seu otimismo me enoja.

QUESTÃO 19

Use the verbs in parentheses to complete the following statements.

I- I usually ___________ (listen) to music in the evenings, but at the moment I___________(watch) my favorite program on TV.

II- Janeth ___________ (love) films. Sometimes, she ___________ (prefer) to go to the theater with her friends.
III- Mr. Steven ___________ (live) in Rio de Janeiro, Brazil. During the week, his parents ___________ (work) as lawyers for a big company downtown.

Now mark the option which completes them respectively.

(A) am listening / am watching / is loving / prefers / lives / working
(B) am listening / watch / loves / is prefering / is living / works
(C) am listening / watch / love / is prefering / is living /works
(D) listen / watch / is loving / prefer / live / is working
(E) listen / am watching / loves / prefers / lives / work

QUESTÃO 19
Use the verbs in parentheses to complete the following statements.
Use os verbos em parentêses para completar as declarações seguintes.

I- I usually ______listen_____ (listen) to music in the evenings, but at the moment I____am watching_______(watch) my favorite program on TV.
Eu geralmente ____ escuto _____ (escutar) música à noite, mas no momento eu estou assistindo _______ (assistir) meu programa favorito na TV.

II- Janeth _____loves______ (love) films. Sometimes, she ____prefers_______ (prefer) to go to the theater with her friends.
I- A Janete _____ama______ (amor) filmes. Às vezes, ela ____prefere_______ (preferir) ir ao teatro com seus amigos.

III- Mr. Steven ____lives_______ (live) in Rio de Janeiro, Brazil. During the week, his parents ____work_______ (work) as lawyers for a big company downtown.
III – O Sr. Steven ____mora_______ (morar) no Rio de Janeiro, Brasil. Durante a semana, seus pais ____ trabalham (trabalhar) como advogados de uma grande empresa no centro da cidade.

Now mark the option which completes them respectively.
Agora marque a opção que os completa respectivamente.

(A) am listening / am watching / is loving / prefers / lives / working. – estou escutando – estou assistindo – está amando – prefere – mora – trabalhando.
(B) am listening / watch / loves / is prefering / is living / works. – estou escutando –assisto – ama – está preferindo – está morando – trabalha.
(C) am listening / watch / love / is prefering / is living /works. – estou escutando –assisto – amo – está preferindo – está morando – trabalha.

Nas três opções acima temos os verbos do primeiro espaço no Presente Contínuo. Esse tempo verbal é usado para expressar uma ação que acontece no momento e não esporaticamente. Visto que a frase usa o advérbio usually (geralmente), não é correto que se use esse tempo verbal pois a frase ficaria incoerente. Erradas.

(D) listen / watch / is loving / prefer / live / is working. – escuto – assisto – está amando – prefere – mora – está trabalhando.

II- Janeth _____loves______ (love) films. Sometimes, she ____prefers_______ (prefer) to go to the theater with her friends.
I- A Janete _____ama______ (amor) filmes. Às vezes, ela ____prefere_______ (preferir) ir ao teatro com seus amigos.

Dica: Para resolver esse tipo de questão mais rápido, observe o verbo que corresponde à terceira pessoa do singular. Veja que na opção o verbo prefer está sem o “s” no final. Esse “s” é colocado no final dos verbos no presente simples nas 3a pessoas do singular (he/ele, she/ela e it/ele, ela). Errada.

(E) listen / am watching / loves / prefers / lives / work. – escuto – estou assistindo – ama – prefere – mora – trabalha.

Correta. A alternativa preenche corretamente todos os espaços sem alterar a interpretação e sem deixar o texto incoerente.

GABARITO: E

QUESTÃO 20
Look at the picture below.

What are they doing in the picture?

(A) The children play basketball every day.
(B) They are playing basketball now.
(C) The boys didn’t play basketball yesterday.
(D) They never play basketball together.
(E) The boy and the girl won’t play basketball.

QUESTÃO 20
Look at the picture below.
Analise a gravura abaixo.

What are they doing in the picture?
O que eles estão fazendo na gravura?

(A) The children play basketball every day. – As crianças jogam basquetebol todo dia.

Pela gravura não tem como saber se as crianças jogam diariamente. Errada.

(B) They are playing basketball now. – Eles estão jogando basquete agora.

Correta. A pessoa é they (eles) que é a 3a pess. do plural pois há mais de uma criança na gravura. O verbo está no Presente Contínuo pois a ação ocorre no momento. Observe a palavra now (agora) no final da frase. E o jogo é basquetebol.

(C) The boys didn’t play basketball yesterday. – Os meninos não jogaram basquete ontem.

Há uma menina na gravura. Portanto, o sujeito não pode ser the boys (os meninos). A frase está na negativa e no passado, deveria está na afirmativa e no presente. Errada.

(D) They never play basketball together. – Eles nunca jogam basquete juntos.

A frase está na negativa, deveria está na afirmativa. Errada.

(E) The boy and the girl won’t play basketball. – O menino e a menina não vão jogar basquete.

A frase está na negativa e no futuro, deveria está na afirmativa e no presente. Errada.

GABARITO: B

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Roberto Witte

Roberto Witte

Roberto Witte: formado em ciências econômicas pela FEA-USP, instrutor de língua inglesa desde 1983, instrutor e palestrante na área de concursos públicos desde 1994 e de Técnicas de Estudos. Tem aprimorado técnicas de ensino e desenvolvido métodos para alunos de diferentes áreas, cursos preparatórios para concursos públicos, aulas para executivos, cursos “in-company”, traduções técnicas e versões para o inglês. Já lecionou por mais de 40.000 horas para mais de 50.000 alunos. Instrutor do Conselho Regional de Contabilidade - SP (inglês). Possui método próprio de conversação para brasileiros. Sócio-proprietário da InHouse Idiomas – Treinamento e Consultoria. Central de Concursos (SP). Presencial (1994 – 2017) Eu Vou Passar (PE) – (2012 – presente) Canal dos Concursos (RJ). Aulas online (2008-2010) Curso Aprovação (Curitiba). Satélite – (2004 – 2006) Grupo A - (2017 – presente) Getussp - (2012 – presente) Federal Concursos (SP). Online (2010) Ordem dos Economistas do Brasil – Desenvolveu e coordenou cursos voltados à preparação de candidatos à prova de BACEN pela Ordem dos Economistas do Brasil. (Presencial 2005 – 2006) Focus Concursos - (2017 -  presente) Autor das seguintes obras “Business English – a practical approach”, Ed. Saraiva (SP), 2003 “Presentations and Meetings in English -  a practical approach”, Ed. Saraiva(SP) , 2005 “Inglês para Concursos Públicos”, editora Impetus (RJ), 2010 “Inglês para Concursos – textos Avançados”, editora Impetus 2012 “Inglês para a Carreira Diplomática”, editora Impetus, 2013 “Lighthouse Business Dictionary, editora Pezco, 2014    

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