Artigo

Informática TJDFT: gabarito preliminar da prova de Técnico [ATUALIZADO]

Olá amigos e amigas!

Venho aqui comentar a prova de Informática TJDFT, para o cargo de Técnico Judiciário: Área Administrativa.  

28.

Deep Web é o conjunto de conteúdos da Internet não acessível diretamente por sítios de busca, o que inclui, por exemplo, documentos hospedados em sítios que exigem login e senha. A origem e a proposta original da Deep Web são legítimas, afinal nem todo material deve ser acessado por qualquer usuário. O problema é que, longe da vigilância pública, essa enorme área secreta foi tomada pelo desregramento, e está repleta de atividades ilegais.

Comentários: Gente, essa definição foi copiada do Mundo Estranho (confira aqui), e está correta. Me senti em uma prova da FCC, rs.

29.

Um email recebido por meio de um computador localizado em um órgão governamental que utiliza o Outlook é considerado seguro, mesmo quando o destinatário é desconhecido e possua arquivos anexos. Isso ocorre porque instituições públicas possuem servidores com antivírus que garantem a segurança total do ambiente computacional.

Comentários: Errado! Emails com REMETENTES desconhecidos (e não destinatários) e com arquivos anexos devem ser analisados sempre com desconfiança, e não existe garantia total de segurança por parte de órgaõs públicos. Sentença sem pé nem cabeça, do início ao fim.

30.

Ao longo do tempo, percebe-se que a área de trabalho do ambiente Windows tem agrupado evidentes melhorias, como organização, barra iniciar rapidamente, Internet Explorer, além da inserção de aprimoramentos visuais e de segurança. No caso do Windows 7, o desktop trabalha com o agrupamento das janelas de um mesmo programa no mesmo botão da barra de tarefas, de forma que, na alternância para a janela desejada, é necessário dar um clique no botão e, a seguir, outro na janela específica.

Comentários: Muito cuidado com essa questão! Ela diz, ao final, que “é necessário dar um clique no botão”, para depois, outro na janela específica. Mas a verdade é que apenas posicionando o mouse sobre o botão já será suficiente para que as várias janelas do aplicativo apareçam na tela. Portanto, vejo a assertiva como errada, mas não será uma surpresa se essa questão virar polêmica.

[ATUALIZAÇÃO] O Gabarito Preliminar aponta a assertiva como correta, portanto, recurso neles!

31.

Uma das vantagens do Google Chrome é permitir a realização de busca a partir da barra de endereço. Para isso, é suficiente clicá-la, digitar o que se deseja pesquisar e, em seguida, pressionar a tecla Enter.

Comentários: Sentença simples e correta.

Sem título

32.

O procedimento de salvar o arquivo no computador e na rede é considerado um becape, pois, caso aconteça algum problema no computador local, é possível recuperar o arquivo em outro local da rede.

Comentários: Entendo que a assertiva é correta. Salvar um arquivo em dois locais diferentes, de modo que não sejam submetidos a um mesmo desastre (falha no disco rígido do computador local, por exemplo), pode ser considerado um procedimento de becape.

33.

O documento está em modo de edição de tópicos ou modo de leitura, com visualização de 100%.

Comentários: Errado! O arquivo está em modo de Layout de Impressão, conforme o botão iluminado na barra de status do Word, ao lado esquerdo do Zoom.

34.

O arquivo correspondente foi salvo no disco C com o nome Documento 3, e está compartilhado em rede.

Comentários: Não é possível saber o disco rígido em que o arquivo foi salvo, pois esta informação não pode ser visualizada nesta tela. Seria necessário acessar a Guia Arquivo para ver tal informação. Além disso, o nome do arquivo é “Documento3”, conforme a imagem, e não “Documento 3”, com espaço, conforme insinua a alternativa. Errada.

35.

O título do documento em edição está alinhado à esquerda, com estilo Normal.

Comentários: Correto. Tais informações estão iluminadas nos grupos de comandos Parágrafo e Estilo, respectivamente.

Comentários finais: Considero que esta prova, em particular, foi uma prova mais “tranquila” vinda do CESPE, se comparada com as provas de informática mais recentes da banca, que vieram “arrepiando”. Espero que não tenhamos polêmicas quando vier o gabarito preliminar.

[ATUALIZAÇÃO] Temos um recurso na questão 31, cujo embasamento se encontra no próprio comentário da questão.

Os demais professores estarão comentando suas partes da prova aqui no site. Não deixe de acompanhar!

Sucesso!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Sem dúvidas ajuda muito a perder a ansiedade, tendo uma noção de acertos e erros, mas só a questão 48 que se o cespe colocar como certa merece recurso, pois desestabilizar a democracia na Siria? um pais que a mais de 40 anos vive sob o regime ditatorial?
    Cléverson José em 22/12/15 às 12:39
  • Olá Filipe! Você mesmo está se contradizendo. "É suficiente" e "É necessário" não são sinônimos. No caso do "É suficiente", basta que a solução apresentada funcione, o que é o caso. Mesmo que o procedimento não seja obrigatório, basta que a rotina apresentada funcione. Quando utiliza-se "É necessário" aí sim temos um caso de procedimentos obrigatórios. Contestar a questão porque o procedimento apresentado na questão não é orbigatório, a meu ver, não procede.
    Victor Dalton em 21/12/15 às 12:02
  • Discordo da questão 31. Ela estaria errada por "é suficiente clicá-la". Quando você abrir o Google Chrome, já pode digitar diretamente. Não é necessário de ficar clicando, por isso é dispensável. Entendo que o termo "suficiente" como "basta" (de acordo com Dicionário Michaelis), se refere ao comando indispensável para executar corretamente.
    Filipe em 21/12/15 às 10:38
  • Se o botão "negrito" estivesse aceso você não poderia argumentar por aí. Você está reconhecendo a fonte Times New Roman "de olho", e creio que se a questão partir por esse viés, ela será inviável. O detalhe é que é possível o cursor estar ao lado de um Texto em negrito sem a configuração estar em negrito. Mas aí seria pegadinha demais da banca. O ideal seria anular a questão, no caso.
    Victor Dalton em 21/12/15 às 10:00
  • Obrigado Edna!
    Victor Dalton em 21/12/15 às 09:38
  • Obrigado Michell!
    Victor Dalton em 21/12/15 às 09:37
  • Obrigado!
    Victor Dalton em 21/12/15 às 09:37
  • Professor, descordo no que se refere à questão 35. O título do texto encontra-se em negrito e em Time New Roman. O Estilo I, encontra-se em outra forma e sem negrito. Se selecionássemos o título e aplicássemos aquele estilo, o resultado seria outro.
    Gabriel Ramos em 21/12/15 às 09:30
  • Obrigada, professor. ;)
    EDNA em 21/12/15 às 09:17
  • Obrigado professor, Sempre consistente nas explicações! Parabéns pelos seus PDFs, são show! Grande abraço.
    Michell em 21/12/15 às 07:27
  • Gostei professor! Prova muito "sussa" do CESPE. Eu disse uma vez a um amigo meu: "Não estranharia se o CESPE cobrasse Deep Web, analisando o perfil atual da banca". Falei brincando, mas não é que isso aconteceu mesmo HAHAHA' Parabéns pelo trabalho!
    Dr. D em 21/12/15 às 01:17